Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou uma vitória dominante na primeira etapa de montanha do Tour de France Femmes e preparando-se para completar a dobradinha do Giro-Tour. Depois de atacar desde a base da primeira subida do dia, o Petit Ballon, ela foi seguida por Demi Vollering (SD Worx) até perto do pico da segunda subida do dia, o Col du Platzerwasel, onde deixou Vollering para trás. Ela continuou solo pelos próximos 60 km, terminando três minutos à frente de Vollering e cinco minutos à frente de qualquer outra pessoa que pudesse ter esperanças na GC. Ela estava sorrindo no quilômetro final – enquanto todas as outras, reduzidas a lutar pelo pódio, pareciam totalmente destruídas.

A primeira etapa de montanha da corrida foi um dia brutal de escalada, com o Petit Ballon, o Col du Platzerwasel e o Grand Ballon vindo em rápida sucessão. A corrida perdeu Marlen Reusser (SD Worx) durante a noite, depois que ela foi diagnosticada com concussão após um acidente em uma descida. Lorena Wiebes (Team DSM) começou a etapa, depois de ser apanhada no mesmo acidente, mas abandonou logo no início; ela não tinha muito a ganhar, com duas etapas montanhosas e a Camisa Verde agora fora de seu alcance. Uma grande fuga de 35 ciclistas, entrou na corrida para a primeira subida, mas elas foram pegas a apenas 40 km, conduzindo o ritmo. Van Vleuten defendeu com um ataque, a 80 km do final, que só Vollering conseguiu acompanhar. Ninguém, exceto Vollering, veria van Vleuten novamente, pelo resto da etapa.

Fuga do dia

Elisa Longo Borghini partiu em perseguição, embora estivesse a mais de um minuto no topo do Petit Ballon. Atrás dela, um grupo que lutava por lugares no pódio estava se formando: Cecilie Uttrup Ludwig, Grace Brown e Evita Muzic (todas FDJ-Suez-Futuroscope), Silvia Persico (Valcar Travel & Service), Juliette Labous (Team DSM) e Kasia Niewiadoma (Canyon //SRAM). Persico e Niewiadoma foram as melhores colocadas no GC do grupo, ambas começando o dia apenas 30 segundos atrás de Vos. Yara Kastelijn (Plantur-Pura) e Urska Zigart (Bike-Exchange) atravessaram o grupo, embora Kastelijn tenha caído no topo da subida.

Foi um dia de desgaste, pois as ciclistas começaram a recuar lentamente – além, é claro, de van Vleuten. Embora Vollering tenha ficado com van Vleuten por todo o caminho até o Col du Platzerwasel, van Vleuten fez uma aceleração há um quilômetro do topo que Vollering não conseguiu igualar. Tendo aberto um intervalo de trinta segundos, van Vleuten aproveitou sua vantagem na longa descida até o pé do Grand Ballon. Quando van Vleuten começou a subida final, ela tinha dois minutos sobre Vollering e seis minutos em todas as outras competidoras.

O pelotão escalou o Petit Ballon, o Col du Platzerwasel e o Grand Ballon

No Grand Ballon, apesar de ter mantido uma diferença de um minuto sobre o grupo atrás durante quase toda a corrida, Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) finalmente rachou e foi pega. Nesse grupo, Kasia Niewiadoma estava marcando o ritmo; embora seu trabalho talvez tenha significado a perda do sprint para o terceiro, mas solidificou seu lugar no pódio. Evita Muzic foi a primeira a perder o ritmo, seguida por Silvia Persico, que fez uma tentativa agonizante de recuperar. Ela tinha acabado de chegar à parte de trás do grupo antes de Niewiadoma fazer outra aceleração, e o grupo sumiu de vista. Elisa Longo Borghini e Urska Zigart foram as próximas a cair, deixando apenas o trio de Kasia Niewiadoma, Cecilie Uttrup Ludwig e Juliette Labous.

Demi Vollering com muito sofrimento foi a única a seguir Annemiek

Van Vleuten entrou no quilômetro final sorrindo, tendo uma alegria clara com a vitória e a Camisa Amarela. Vollering veio 3’26” atrás, fazendo uma careta e agarrando sua perna em agonia. O trio atrás veio com 5 minutos de diferença, com Uttrup Ludwig mostrando a mesma explosão de velocidade que ganhou na etapa quatro para ficar em terceiro lugar.

Resultados

Os intervalos de tempo na etapa de hoje são impressionantes: o décimo lugar veio em dez minutos. Marianne Vos, a Camisa Amarela desde a segunda etapa, chegou com quase 25 minutos. A brutalidade da etapa refletiu-se no número de ciclistas que não cumpriram o limite de tempo: quatro não terminaram a etapa, enquanto seis estavam fora do limite, incluindo Franziska Koch (DSM), que foi uma valiosa domestique para Lorena Wiebes.

Annemiek van Vleuten parece segura com a Camisa Amarela, com 3’14” sobre Demi Vollering em segundo e 4’33” sobre Kasia Niewiadoma em terceiro. Embora Marianne Vos tenha perdido a Camisa Amarela, ela segura a Verde – e ainda mais segura depois que sua rival mais próxima, Lorena Wiebes (Team DSM), abandonou a corrida hoje cedo. Apesar de ser incapaz de segurar a roda de van Vleuten hoje, Vollering levou a Camisa de Bolinhas, embora ela tenha uma pequena vantagem de um ponto sobre van Vleuten. Shirin van Anrooij (Trek-Segafredo) muda para a Camisa Branca de melhor jovem ciclista, cinco minutos à frente de Mischa Bredewold (Parkhotel Valkenburg) em segundo lugar. Canyon//SRAM volta à liderança da Classificação por Equipes.

Annemiek van Vleuten vestiu a Amarela nessa etapa

Fonte: WoxWomen
Fotos: A.S.O / Fabien Boukla, Thomas Maheux 


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 31.07.2022

ETAPA 8

LURE > LA SUPER PLANCHE DES BELLES FILLES
123 km / Alta montanha (2464 m)

O Tour de France Femmes termina em grande estilo, com a única final em topo de montanha de toda competição na famosa Super Planche des Belles Filles. No entanto, antes de chegar a grande finale, o pelotão vai precisar encarar o Côte d’Esmoulières (2,3 km, @8,5%) e o Ballon d’Alsace (9 km, @6,9%). Com cerca de 7 km e inclinação média de 8,7%, a Super Plance des Belles Filles pode não parecer grande coisa aos desavisados, porém com trechos em que inclinação supera 20%, especialmente no setor final não-asfaltado, a chegada no topo da Super Planche dês Belles Filles tem tudo para ser o ser o palco de uma disputa lendária para coroar a Maillot Laune do primeiro Tour de France Feminino.


Onde assistir ao Tour de France Feminino 2022?

Nas redes sociais do BikeBlz: Youtube, Twitter, TwitchInstagram, Facebook e no #TacoPapo e Spaces BikeBlz

O BikeBlz fará uma cobertura super especial da prova, diretamente da França com o apoio da Clínica MOVE que permitirá que possamos estar lá ‘in loco’ para trazer para você ainda mais informação da corrida. Junimba e Adriana Nogueira serão os nossos correspondentes locais e por isso fiquem ainda mais ligados no BikeBlz para não perder nenhum detalhe deste evento que já é histórico.

Com o #TacoPapo, transmitimos AO VIVO todo Domingo às 18hs, mas também em episódios especiais, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, trazendo tudo sobre o Tour de France Femmes, além da nossa sala de aúdio no Twitter Spaces. Fique ligado na nossa programação divulgada primordialmente no Twitter.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France Femmes também tem o seu Velogames e você já pode montar agora o seu time, então venha se divertir com a gente e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos. E faremos uma cobertura especial e in loco da prova, direto da França com o apoio da Clínica MOVE.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram