Aos 23 anos, Ricarda Bauernfeind (Canyon // Sram) teve uma performance impressionante para conquistar a vitória solo em Albi no dia 5 do Tour de France Femmes avec Zwift. Depois de uma batalha furiosa nas primeiras subidas do dia, a jovem Campeã Alemão atacou a 36 quilômetros do fim. E ninguém foi capaz de voltar para ela enquanto ela abria caminho para a maior vitória de sua jovem carreira. Marlen Reusser (SD Worx) e Liane Lippert (Movistar) completam o top 3 da etapa depois de escaparem do pelotão nos quilômetros finais. E Lotte Kopecky (SD Worx) foi a mais rápida do grupo ao manter a Maillot Jaune em um dia também marcado pela desistência de sua companheira de equipe Lorena Wiebes. A Etapa 6 oferecerá uma nova batalha entre velocistas e atacantes antes dos fogos de artifício final para a Classificação Geral neste fim de semana.

→ Tudo sobre Tour de France Femmes

Um pelotão de 140 mulheres partiu de Onet-le-Château sem Lorena Wiebes (SD Worx), vencedora de três etapas do Tour de France Femmes avec Zwift, cuja equipe relata que ela sofreu de problemas estomacais. Mie Bjorndal Ottestad (Uno X) e Jenny Rissveds (Coop-Hitec Products) também não iniciaram. E o ritmo implacável desde a largada levou rapidamente a três abandonos de ciclistas fragilizadas por diversos problemas físicos: Kaja Rysz (Lifeplus Wahoo), Gabrielle Pilote Fortin (Cofidis) e Évita Muzic (FDJ-Suez), que terminou em 8º na edição do ano passado.

A fuga do dia

Uma batalha total durante todo o dia

Onze ciclistas tentaram fugir: Paula Patiño (Movistar), Mischa Bredewold (SD Worx), Amber Kraak (Jumbo-Visma), Olivia Baril (UAE Team ADQ), Loes Adegeest (FDJ-Suez), Justine Ghekiere (AG Insurance- Soudal Quick-Step), Claire Steels (Israel Premier Tech Roland), Hannah Ludwig (Uno X), Clara Koppenburg (Cofidis), Ella Wyllie (Lifeplus Wahoo) e Clara Emond (Arkea).

Mas o pelotão não as deixou ir e travou-se uma grande batalha num terreno ondulado, muito mais exigente do que as velocidades sugerem. As atacantes percorreram 42,4 quilómetros na primeira hora, mas a vantagem nunca ultrapassou os 50”. Elas acabaram sendo pegas nas encostas da primeira subida categorizada, de cat-3 no Côte de Najac (cume no km 74,9). Cerca de 40 ciclistas permaneceram na frente devido ao ritmo implacável.

Esta foi uma etapa de transição no Tour de France Femmes

Solo de Baunerfeind

Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck) perseguiu os pontos QOM em Najac e na próxima subida também, de cat-3 no Côte de Laguépie (km 85,2). Em seguida, Ricarda Bauernfeind (Canyon//Sram) atacou no km 90. Claire Steels (Israel Premier Tech Roland) tentou seguir e chegou em 2º no bonus point, com Ashleigh Moolman Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step) correndo para a 3ª posição. Bauernfeind aumentou sua vantagem, até 1’30”, ao chegar ao topo da cat-4 do Côte de Monestiés nos últimos 25 km. Ela então tentou resistir ao pelotão. A vantagem dela caiu para 38” faltando 10 km…mas ela manteve uma diferença de 37” faltando 5 km. Marlen Reusser (SD Worx) e Liane Lippert (Movistar) escaparam do pelotão na final, mas foi tarde demais para voltar a Bauernfeind, que manteve uma diferença de 22” na linha. Lotte Kopecky (SD Worx) dominou o sprint no grupo e mantém o Maillot Jaune.

Ricarda Bauernfeind é a mais jovem ciclista a ganhar uma etapa do Tour

Para ser sincera, não acredito, é simplesmente incrível. Tive o apoio das minhas companheiras de equipe, do carro atrás, de todos os parceiros… Todos me ajudaram e nos apoiaram. Foi uma corrida de equipe incrível. Primeiro tivemos que perseguir a fuga porque não tínhamos ninguém lá. Minhas companheiras fizeram um trabalho fantástico. Então, coube a mim, tentar atacar e deu certo. É fantástico. Como equipe, esperávamos por uma vitória dessas o ano todo, e agora conseguimos. Há alguns anos, tomei a decisão de focar nos meus estudos. Eu queria ser professora. Depois veio a pandemia, fiz muito Zwift para me manter em forma. Quando parei, foi porque perdeu um pouco da graça, sempre me pressionando. Então tive a oportunidade de ingressar na Canyon // Sram Generation. Eles se concentram em desenvolver os ciclistas sem pressão. Foi o melhor passo para mim. E agora estou aqui com a Canyon Sram.” – Ricarda Bauernfeind 

→ Onde assistir ao Tour de France Femmes 2023?

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023#BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 28.07.2023

ETAPA 6

ALBI > BLAGNAC
122,1 km / Plano


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

 Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram