No dia seguinte ao desgosto de Julie Van de Velde (Fenix–Deceuninck) em Montignac-Lascaux, as atacantes dominaram a etapa mais longa do Tour de France Femmes avec Zwift 2023. Uma fuga impressionante surgiu na frente no início do dia, abriu uma lacuna de mais de 10 minutos e eventualmente lutou não apenas pela vitória da etapa, mas também pelo Maillot Jaune. Yara Kastelijn (Fenix–Deceuninck), companheira de equipe de Van de Velde nas fileiras da Fenix-Deceuninck, domou as subidas finais do dia para impulsionar sua primeira vitória profissional na estrada (ela também é Campeã Europeia de Cyclocross). Após um final explosivo, Demi Vollering (SD Worx) subiu para a 2ª posição, à frente de outra atacante precoce, Anouska Koster (Uno X). Foi preciso um esforço impressionante de Lotte Kopecky (SD Worx) para manter a liderança geral, 43’’ à frente de Vollering, enquanto Kastelijn sobe na classificação (7º, +1’).

→ Tudo sobre o Tour de France Femmes

Depois que Julie Van de Velde (Fenix-Deceuninck) chegou agonizantemente perto da vitória no dia 3, as atacantes estavam inspiradas pela duração e pelos desafios difíceis da Etapa 4. Henrietta Christie (Human Powered Health) liderava o caminho no início da etapa, mas ela foi pega na primeira subida, de cat-4 no Col de Crayssac (cume no km 16,5).

Anouska Koster (Uno-X) levou os 2 pontos QOM no cume e seguiu-se uma enxurrada de ataques, com 14 ciclistas abrindo rapidamente uma lacuna: Sheyla Gutierrez (Movistar), Christine Majerus (SD Worx), Coryn Labecki (Jumbo-Visma), Lucinda Brand (Lidl-Trek), Kathrin Hammes (EF Education-Tibco-SVB), Thalita De Jong e Jeanne Korevaar (Liv Racing Teqfind), Yara Kastelijn e Marthe Truyen (Fenix-Deceuninck), Anouska Koster (Uno-X) , Célia Le Mouel (St-Michel-Mavic-Auber93), Romy Kasper (AG Insurance-Soudal Quick-Step), Alice Arzuffi (Ceratizit-WNT) e Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health).

A fuga do dia

Mais ciclistas tentaram se juntar a esse forte grupo, sem sucesso. Na etapa mais longa da jovem história do Tour de France Femmes avec Zwift, a diferença atingiu alturas nunca antes vistas no Tour de France Femmes avec Zwift: até 10’35” no km 100 (a maior lacuna que um grupo de atacantes conseguiram abrir até agora foi de 3’45” no dia 5 da edição de 2022, uma etapa de 175,6km).

Kastelijn e Kopecky soltam o martelo

SD Worx, Canyon // Sram e UAE Team ADQ eventualmente reagiram. E a diferença caiu para 7 minutos na parte inferior da terceira subida do dia, de cat-3 no Côte de Colombiès, alcançada com 34,4 km para chegar a Rodez. Lotte Kopecky (SD Worx) atacou na subida. Lidl-Trek e depois FDJ-Suez restauraram a ordem no grupo. A diferença caiu para 4 ‘no cume. Annemiek van Vleuten (Movistar) também tentou fugir em estradas complicadas, preparando o terreno para um final intenso.

Esta foi a etapa mais longa do Tour de France Femmes

Na principal subida do dia, de cat-2 no Côte de Moyrazès (4,6 km a 5,5%), Yara Kastelijn deixou suas companheiras de fuga nos últimos 20 quilômetros. Kopecky desfrutou da mesma ascensão para poder ficar longe do grupo da GC. No cume, os perseguidores de Kastelijn perderam por 42’’, Kopecky por 3’03’’ e o pelotão por 3’25’’.

Vollering surge atrás de Kastelijn

Kastelijn dominou a subida final do dia e voou para a vitória da etapa. Ela também poderia levar o Maillot Jaune? Ela estava perdendo por 2’41” no GC na largada e levou 4 segundos de bônus na etapa, com mais 10 segundos em disputa. Atrás dela, Annemiek van Vleuten e Demi Vollering atacarem e um grupo de líderes se reuniu com Kopecky.

Kastelijn manteve um ritmo forte na corrida para Rodez, onde a estrada voltou a subir nos últimos 600 metros. No ápice, ela conquistou sua primeira vitória profissional fora de casa, 1m11s à frente de Demi Vollering. A atacante Anouska Koster fechou o Top 3 da etapa. Kopecky terminou com uma diferença de 1’27” e salvou sua Maillot Jaune.

Yara Kastelijn ficou bastante emocionada com a sua vitória

Começamos a corrida com o objetivo de somar pontos para a Camisa de Bolinhas, mas não sou tão explosiva, então Anouska [Koster] e [Kathrin Hammes] conquistaram os pontos. Fiquei muito feliz por ter Marthe [Truyen] com para que eu pudesse ficar relaxado e tivemos uma fuga de 10 minutos. Eu não esperava isso no começo. Quando fui sozinha na penúltima subida, era apenas manter o foco e pedalar para a linha o mais forte possível. Os metros finais foram incríveis. Ontem estávamos muito orgulhosos de Julie [Van de Velde]. É incrível estar aqui. Levamos duas Camisas. E hoje temos uma vitória. É simplesmente incrível. Acho que esta noite merecemos champanhe. Minha mãe e meu pai também estavam no final e meu irmão se juntará a nós. Minha família é tudo para mim, então estou muito feliz e orgulhosa de comemorar com eles. Neste inverno, conversei com meu treinador para mudar um pouco as coisas, fazer menos cyclocross e focar na estrada. Nas clássicos da primavera, fiquei um pouco chateada, estava sempre lá em cima, mas não conseguia terminar. Conseguir uma vitória aqui é uma loucura e incrível.” – Yara Kastelijn

→ Onde assistir ao Tour de France Femmes 2023?

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023#BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Quinta, 27.07.2023

ETAPA 5

ONET-LE-CHÂTEAU > ALBI
126,1 km / Plana


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

 Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram