Será que conseguimos ser agentes do esporte? Patrociná-lo? Promovê-lo? Espalhando boas ideias? Quem não gosta de vento na cara? De superar desafios? De descobrir a natureza? Já tentou ir pro trabalho de bike? Why not? Em prol de uma consciência social de respeito? De lutar por uma cidade melhor? Seja ela de que tamanho tiver. Espaço pra mim e para você. Mais pra mim que para o seu SUV. Espaço para todos se moverem…melhor. Este é um dos maiores bens sociais que uma cidade deve oferecer aos seus cidadãos. Uma cidade é melhor quando todos transitam. Para todos os lados.

O ciclismo é muito mais que um esporte ou uma simples bicicleta. É aprender a respeitar o outro. Qualquer descuido, seu ou meu, eu caio. Todos caímos, mas só eu morro. E é uma perda muito grande, quando alguém morre. Seja de bike, seja do coração. Inesperadamente. Deixa sempre saudades. Se for de Covid-19 capaz de dar raiva. Pedalar é uma das coisas mais prazeirosas do mundo. Mas todo cuidado é pouco. Por isso é preciso aprender, começar devagar, sentir. Ganhar coragem. Eu costumo chamar de ‘a Fantástica Fábrica de Sorrisos’. Não tem jeito. É mais forte do que você. Prepare-se para sorrir e se divertir demais. E conhecer outros ângulos da sua cidade, mesmo morando aí há anos. Preciso dizer que você vai cair também. Mas faz parte da vida. “Levanta, sacode a poeira e dá a volta pro cima”, já cantava a Madrinha.

A pandemia trouxe calma pro mundo? Sim. Não! Será que foi só pra mim? Espero que não. As pessoas clamam por calma, por menos, por mais, por menos, por bikes! Centros vazios. Mendigos. Nos acostumamos. Até quando? ‘A VW entregou os escritórios regionais’. Parece que muita gente voltou a pedalar. Voltamos sempre um pouco. Pedalar é uma dádiva. Dádiva é saber amar – o próximo. Tá só? Estamos todos. Na bike é só você. Busque as áreas verdes, descubra pirambeiras, matos-sem-cachorros, montanhas altas. Saia por aí. Procure uma caverna. Seja mais feliz. Todo mundo quer. Todo mundo merece. Faça mais o que você gosta. Menos muros, menos mortes, mais bikes. Mais armas? Até quando?

Como sorrir assim nesse mundo? Pedale. Pedale mais. Se divirta mais. Exija mais. Brigue mais. Faça mais. Temos um problema de fundação. Tudo foi feito à Bangu. Matando gente. Nos acostumamos com isso. Nos acostumamos com tudo, mas não dá pra se acostumar com isso.

Meu querido clube de ciclismo Ride Club, Rio de Janeiro

Estamos perdendo tempo. Não temos tempo. O ciclismo não leva a lugar nenhum. Quem assiste corrida de bicicleta? Pela-amôôôr?! Você não gosta de futebol? Gosto do Flamengo, da Paris-Roubaix, de cyclocross. Gosto também de Tênis. Nike. Sem cadarço. Já fui repórter de um Giro d’Italia. Aquele que o Carapaz ganhou. Filmei tudo. O primeiro latino-americano. Isso, na Arena de Verona. Chorei e tudo. Tive até um viral! Não desse dia, mas quase um milhão de pessoas viram. Fiz tudo pegando carona. Na rua? Não, na corrida. Tá brincando? É sério.

A ‘Fantástica Fábrica de Sorrisos’ é um verdadeiro curador de tristezas.


BikeBlz irá cobrir as corridas da temporada do Ciclismo Profissional 2021 e conta com sua colaboração para manter as matérias e conteúdos do site.

BikeBlz é um projeto de jornalismo criativo do designer Junior Simões e tem por objetivo levar a paixão pelo ciclismo para mais pessoas. Torne-se um patrocinador do projeto via plataforma Patreon. Contribuições mensais com recompensas a cada 3 meses. Escolha um dos planos e apoie a mídia independente. Vuelta, Giro e Tour. Vamos pro Triple? Calma! Vamos começar pequeno. Clássicas de Flandres. Você conhece essas corridas? Acompanhe tudo sobre as corridas de Flandres no BikeBlz.

Já andou de bike no gelo? Nem eu.

Por que o PATREON?

Queremos compartilhar histórias emocionantes, que envolvem a bike do início ao fim. Pretendemos criar mais conteúdo, cobrir mais corridas e eventos e buscar parcerias com patrocinadores que sejam benéficos para o nosso público. No momento não temos qualquer patrocinador, mas esperamos conseguí-lo em algum momento no futuro.

Até lá estamos em uma situação negativa por um tempo – então, seu apoio no Patreon tem um impacto fundamental em nosso trabalho. Tornar-se um patrocinador do BikeBlz significa ajudar a divulgar a mensagem do canal e nos manter independentes. Sem o seu apoio, o BikeBlz não funcionaria. Obrigado.

Bolhas de entretenimento

Em tempos de Covid-19 a pandemia criou bolhas de entretenimento. A cobertura das corridas, se tornou restrita e sem a presença de muitos reporters além da mídia especializada.

Existe ciclismo no Brasil?

Com o mercado cada vez mais segmentando, o ciclismo vem se consolidando como um esporte em destaque. Cobrir os eventos para o Brasil, junta paixões que eu nem mesmo sei explicar.

Apoie o ciclismo e as coberturas do Junimba →


Junimba e BikeBlz na mídia:

 

Podcast Classicômano com Leandro Bittar, Fev 2020


Junimba, um brasileiro acompanhando o Ciclismo Profissional na Europa

Pelote, Jan 2020


Sobre Junimba e o BikeBlz

BikeBlz, Setembro 2019


InCycle, Junho 2019


Foto capa: Ride Club, foto Junior Simões

Instagram