Outro show individual de escalada de Jonas Vinegaard (Jumbo-Visma) viu o bicampeão do Tour de France vencer a etapa 16 da La Vuelta 23 no topo da subida sem precedentes até Bejes. O Dinamarquês atacou a 4 quilômetros do fim e abriu vantagem de mais de um minuto para os rivais na Classificação Geral. Na véspera do Alto de l’Angliru, Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve La Roja, mas Vingegaard aproximou-se muito mais. Ele agora perde por 29” no GC. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) é agora 3º, com uma vantagem de 1’33’’, enquanto Juan Ayuso (UAE Team Emirates) perde por 2’33’’.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023

Depois de um merecido dia de descanso, o pelotão da La Vuelta 23 regressou à ação com a terceira semana levando os pilotos a Madrid sobre cumes icónicos como o Angliru. A etapa 16 é curta (119,1) e explosiva, com chegada inédita em Bejes, numa subida curta e íngreme (4,8km a 8,8%, com desnível máximo de 15%).

Uma batalha muito intensa pela fuga

Esse terreno inspirou muitos atacantes. Um grupo de 10 partiu rapidamente, mas a Ineos Grenadiers conduziu uma forte perseguição para atraí-los após 41 km. A batalha continuou em um ritmo muito forte, com 48,2 km percorridos na primeira hora.

Depois de mais tentativas, seis atacantes finalmente conseguiram romper no meio da etapa: Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Ste), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), Julius van den Berg (EF Edcuation-EasyPost), Nicolas Prodhomme (AG2R Citroën), Max Poole (DSM-Firmenich) e Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA).

Jonas era imparável. Sim, o plano mudou um pouco. Pouco antes da parte final da subida, Jonas [Vingegaard] perguntou no rádio se ele poderia atacar e foi um ótimo momento para partir. Todos estavam se olhando por trás e ele também fez uma subida super rápida, então ele estava imparável. É mais um super dia para a equipe. Me senti muito bem. Eu sabia que esse tipo de finalização seria difícil para mim, é realmente explosivo. Estou feliz com a forma como andei, aguentando firme. Amanhã é uma história totalmente diferente. As pernas ainda estão boas e estou ansioso por isso.” – Sepp Kuss

Vingegaard parte

A fuga continuva, mas Jumbo-Visma controlava a diferença abaixo de 1’20’’. Groves aproveitou ao máximo o sprint intermediário (Unquera, km 92,3) e depois esperou pelo grupo. Cattaneo também ficou para trás, já que a diferença caia para 30”, faltando 21 km para o final. Van den Berg, Prodhomme, Poole e Nicolau foram eventualmente apanhados a 10 km da linha.

A Jumbo-Visma conduzia o pelotão para a subida final e Jonas Vingegaard atacou a 4 km do fim. Os Dinamarqueses aumentaram a diferença até que seu companheiro de equipe Primoz Roglic reagiu a pouco mais de um quilômetro do fim. Enquanto Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) chega em 2º (+43”), Vingegaard ganhou mais de um minuto sobre os seus adversários na GC e passou para a 2ª posição geral, 29” atrás de Sepp Kuss (Jumbo-Visma).

A etapa foi marcada pela polêmica na tática da Jumbo-Visma e ‘falta de companheirismo’ de Jonas e Roglic, que atacaram o Camisa Vermelha e companheiro de equipe, Sepp Kuss. O Angliru é que vai resolver essa encrenca.

Queria ganhar para o meu melhor amigo. Estou muito feliz por vencer hoje. Recebemos notícias terríveis esta manhã [Nathan van Hooydonck se envolveu em um acidente grave] e eu queria vencer para meu melhor amigo hoje. Felizmente agora há boas notícias. É um grande alívio para mim, para a equipe, e espero que ele se recupere logo. Não sei se assumirei a liderança geral amanhã. Só quero aproveitar esse momento.” – Jonas Vingegaard

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

 

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 13.09.2023

ETAPA 17

Ribadesella / Ribeseya > Altu de L’Angliru

124,5 km / Alta montanha (3263 m)

Esta etapa será decisiva para o resultado final da corrida. Os pilotos enfrentarão duas subidas de 1ª categoria, o Cordal e o Colladiella, antes de chegarem às temidas encostas de Angliru. Hoje possivelmente proporcionará outra oportunidade de fuga. Os homens da classificação geral vão esperar até as rampas finais para realmente irem para a batalha. Aquele que emergir como líder aqui estará um passo mais próximo da vitória final.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram