A primeira Maglia Rosa do Giro Donne 2022 será usada por Kristen Faulkner (BikeExchange), após um contrarrelógio empolgante onde ela percorreu pouco menos de 5km em 5’45”, com uma velocidade média superior a 49 km/h. O seu time BikeExchange fez primeiro e segundo lugar, seguindo o pódio no contra-relógio do Tour de Suisse, com a sua colega de equipe, Georgia Baker, apenas três segundos atrás. A Campeã Mundial e recém-coroada Campeã Nacional Italiana, Elisa Balsamo (Trek Segafredo), completou o pódio, cinco segundos abaixo.

O prólogo

Foi uma prova curta, mas intensa. Com um contrarrelógio individual de 4,75 km, em Cagliari, na Sardenha, subindo e descendo ao longo da costa. As estradas longas e retas, sem muita dificuldade técnica, foram feitas rapidamente, com quatorze ciclistas fazendo o percurso em menos de seis minutos. Embora as estradas fossem relativamente protegidas por edifícios, o vento foi um fator importante e a mais para o desafio das atletas e que ficou visivelmente batendo em algumas delas.

Kristen Faulkner, como muitos daqueles que tinham como alvo o contrarrelógio, partiu cedo. Ela ficou na berlinda por um longo tempo, esperando para ver se alguém poderia igualar seu tempo, mas ninguém conseguiu. Quando a último ciclista chegou, a Americana bateu palmas de alegria. É a sua segunda vitória do ano, depois da sua vitória no contrarrelógio do Tour de Suisse – onde perdeu o GC para Lucinda Brand (Trek Segafredo) com uma queda agonizante de última hora, depois de se recuperar na subida final.

Kristen Faulkner fez o melhor tempo (5’45”) com uma velocidade média de 49 km/h

Nenhum dos favoritos da GC teve um déficit significativo. Annemiek van Vleuten (Movistar), que voltou de lesão, e que tem como objetivo vencer o Giro Donne, o Tour de France Femmes, e completar com o Ceratizit Challenge de La Vuelta, ficou em sexto, dez segundos atrás de Faulkner. Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo), recente vencedora do Women’s Tour, foi uma fração mais rápida que van Vleuten, chegando em quinto. Marta Cavalli (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope), notavelmente, depois de perder muito tempo no contrarrelógio da equipe de abertura no ano passado, conseguiu ficar a uma curta distância hoje, assim como Juliette Labous (Team DSM).

Resultados

Os dez primeiros lugares foram dominados pelas grandes equipes. Embora os dois primeiros tenham sido ocupados pela Team BikeExchange, a Trek-Segafredo conseguiu colocar quatro ciclistas entre as dez primeiras: além de Balsamo em terceiro e Longo Borghini em quinto, tiveram Lucinda Brand em sétimo e a Americana Leah Thomas em nono. A Jumbo-Visma teve duas entre as dez primeiras, com Riejanne Markus, recente Campeã Holandesa de Estrada, em oitavo e Anouska Koster, Campeã Holandesa de Estrada de 2016, em décimo. A única representante da SD Worx entre as dez primeiras foi Lotte Kopecky em quarto; a equipe disse que está se concentrando nas vitórias em etapas, não na Classificação Geral.


PRÓXIMA ETAPA

Etapa 2 – Plano

Villasimius > Tortoli (106,5 km)

Na segunda etapa, o pelotão ruma ao norte da Sardenha. A etapa será bastante rolada, com perfil de clássicas. Seria o cenário ideal para atletas fora do radar e menos marcadas a buscarem uma fuga, porém resta saber se o pelotão vai dar muita liberdade, considerando que a Classificação Geral provavelmente ainda estará indefinida. Além disso, temos neste Giro muitas sprinters que conseguem sobreviver a percursos acidentados, tais como Elisa Balsamo (Trek-Segafredo), Marianne Vos (Jumbo-Visma) e Lotte Kopecky (SD Worx).


Onde assistir o Giro Donne 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no YoutubeTwitter, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro Donne em programas especias com participação da equipe do site.

 

DSports/Sky Brasil

A transmissão oficial do Giro Donne para o Brasil será feita pela primeira vez esse ano pelo novo canal de assinatura streaming DSports, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start list

Confira a lista completa das ciclistas aqui →


Velogames

O Giro Donne tem também o seu Velogames, e você poder participar da nossa Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #GiroDonne22#BikeBlz


Acompanhe o nosso #RACEDAY e siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram