Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) proporcionaram outra performance de escalada impressionante nas encostas do Collau Fancuaya, uma subida cansativa com declives de até 19% no final da Etapa 8 da Vuelta 22. A estrela em ascensão Australiana abandonou todos os seus companheiros de fuga, incluindo Marc Soler (UAE Team Emirates) e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), para conquistar sua segunda vitória em três dias de corrida. Através do nevoeiro, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) estabeleceu um ritmo brutal que apenas Enric Mas (Movistar) e Primoz Roglic (Jumbo-Visma) puderam seguir. O Belga mantém a La Roja na véspera de mais um confronto nas montanhas das Astúrias.

O primeiro fim de semana montanhoso da Vuelta 22 estava à frente dos ciclistas hoje, começando com um cume sem precedentes até o Collau Fancuaya. Com seis subidas categorizadas em 153,4km, eles tiveram que superar mais de 3.500m de altitude. 171 ciclistas largaram após os abandonos de Nikias Arndt, Mark Donovan (Team DSM), Jake Stewart (Groupama-FDJ) e Anthony Delaplace (Arkéa-Samsic).

Na primeira subida, eu não tinha certeza se conseguiríamos ficar longe, eles pareciam estar perseguindo muito atentamente. Eu decidi mirar nos primeiros dois KOMs. Então, no vale, tínhamos um grupo muito bom. Eram três da FDJ e a Quick-Step estava controlando, então achei que era bom ganhar os pontos KOM sem muita luta, mas a etapa ainda era o objetivo principal. Lutsenko fez um movimento inicial e eu estava meio que nessa roda, então depois que ele saiu, foram uns 25 minutos de esforço a partir daí, parecido com o que fiz dois dias atrás. Decidi manter a pressão. Depois de um minuto e meio, continuei indo para a próxima curva, olhei para trás e não havia ninguém. É incrível [ganhar duas etapas]. Acho que ganhei muito mais confiança depois da primeira. Tirei aquele macaco das costas. Aproveitei hoje. Foi um dia muito divertido!” – Jay Vine

Landa, Vine, Soler, Pinot…uma fuga impressionante

Alexey Lutsenko (Astana-Qazaqstan) foi o primeiro atacante do dia. Seu movimento desencadeou uma enxurrada de ataques à medida que os ciclistas atingiram rapidamente as primeiras encostas de Cat-2 no Alto de La Colladona (cume no km 9,8). Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) e Alejandro Valverde (Movistar) estavam entre os muitos ciclistas no início das movimentações, já forçando a Quick-Step Alpha Vinyl de Remco Evenepoel a correr atrás.

Vitória da fuga na etapa de hoje

No cume, Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) levou os 5 pontos para liderar a Classificação KOM. Marc Soler (UAE Team Emirates) seguia-o de perto. Os vencedores das etapas 5 e 6 trabalharam juntos no vale e foram acompanhados no km 23 por mais seis fugados: Alexey Lutsenko (Astana-Qazaqstan), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Rein Taaramäe (Intermarché -Wanty-Gobert), Lucas Hamilton (BikeExchange-Jayco) e Mads Pedersen (Trek-Segafredo).

Bruno Armirail, em seguida, desceu para ajudar Thibaut Pinot e Sébastien Reichenbach (Groupama-FDJ) a fazer uma fuga muito forte após 40 km de batalhas. A Quick-Step Alpha Vinyl ainda conduzia o grupo em um ritmo mais fácil.

As bolinhas para Vine e a camisa verde para Pedersen

Jay Vine continuava acumulando pontos KOM no Cat-2 do Alto de La Mozqueta (km 48,8), na Cat-3 Alto de Santo Emiliano (km 66,5) e na Cat-3 do Puerto de Tenebreo (km 98,1). A diferença era estável em torno de 4 minutos. Victor Langellotti (Burgos-BH), que iniciou a etapa com a Camisa de Bolinhas, abandonou a corrida após uma queda.

Na penúltima subida do dia, no Peralvia (cat-3, km 113,8), Vine praticamente garantiu as Bolinhas. Pedersen aproveitou o sprint intermediário (km 127,4) para conquistar a Camisa Verde com um total de 147 pontos, 5 a mais do que Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) tinha no início da etapa.

Vine e Evenepoel são fios desencadeados

Pedersen e Armirail foram largados da fuga antes da subida final do Collau Fancuaya (10 km a 8,5%, inclinação máxima: 19%). Movistar e Ineos Grenadiers passavam para a frente do grupo e a diferença era de 3’15” na parte inferior.

Remco mantém a Roja

Jay Vine foi sozinho com 6 km pro final. Marc Soler, Rein Taaramäe e Thibaut Pinot foram seus perseguidores mais ferozes, mas todos ficaram aquém, enquanto Remco Evenepoel partiu nos últimos 3 km da subida. Enric Mas (Movistar) conseguiu segui-lo, como fez com Pico Jano.

Desta vez, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) também estava lá em cima, mas o resto dos candidatos da GC receberam um novo golpe da jovem estrela Belga que cruzou a linha 1’20” depois de Vine. Ele reforça sua posição no topo da Classificação Geral antes de mais um confronto contra o Les Praeres, na próxima etapa.

Jay Vine não acredita que venceu a sua segunda etapa na Vuelta

→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha

Fonte: La Vuelta
Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli


→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?

Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 28.08.2022

ETAPA 9

Villaviciosa > Les Praeres. Nava

171,4 km / Alta montanha (3671 m)

Etapa extremamente difícil para concluir a primeira semana de corridas. Os ciclistas escalarão quatro passagens de montanha antes de chegar a Les Praeres, sendo o Mirador del Fito um deles. O final acontecerá no cume do Nava, que descobrimos na Vuelta 2018. Uma parede autêntica – curta e muito explosiva – composta por quatro quilômetros que medirão as verdadeiras habilidades dos ciclistas mais fortes.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossas redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte mais bonito do mundo.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram