A crescente lenda da Liège-Bastogne-Liège Femmes já coroou Rainhas excepcionais, e em particular Anna van der Breggen, que venceu a primeira edição em 2017 e assim conquistou uma tripla histórica com a Amstel Gold Race e La Flèche Wallonne Femmes. Seis anos depois, sua herdeira Demi Vollering (SD Worx) está marchando em Ardent City como uma grande favorita, pronta para obter a mesma série de sucessos de sua antecessora, que agora é sua treinadora e diretora esportiva na poderosa SD Worx.
Em 2021, as duas mulheres já se uniram na estrada e Van der Breggen levou Vollering ao seu primeiro triunfo em Liège. A estrela de 26 anos, que faz uma extraordinária campanha nas Clássicas, pode sempre contar com um forte elenco de apoio, nomeadamente encarnada por Marlen Reusser (SD Worx), cuja força bruta foi essencial para controlar a La Flèche na quarta-feira.
Suas rivais atacaram repetidas vezes nas subidas das Ardenas que levavam a Huy. E o mesmo acontecerá em Liège, onde Annemiek van Vleuten (Movistar) retorna a um terreno que já sobrevoou duas vezes, em 2019 e 2022. Líder icônica da Movistar, a estrela Holandesa, vestindo a Camisa Arco-íris, faz parceria com a campeã Alemã Liane Lippert, 2ª no Mur de Huy. As estradas tortuosas de Liège-Bastogne-Liège Femmes podem oferecer a elas ainda mais oportunidades táticas.
O mesmo vale para a Trek-Segafredo, sob a orientação de outra ex-vencedora em Liège, Lizzie Deignan (em 2020), que voltou às competições na quarta-feira após dar à luz a seu segundo filho. Sua jovem parceira italiana Gaia Realini terminou em 3º no Mur de Huy, depois de Elisa Longo Borghini, Shirin van Anrooij e Amanda Spratt liderarem vários ataques.
Canyon//Sram, com Kasia Niewiadoma, Ricarda Bauernfeind e Élise Chabbey, Ashleigh Moolman-Pasio e Justine Ghekiere’s (AG Insurance-Soudal Quick-Step), ou a UAE Team ADQ de Silvia Persico e Erica Magnaldi também mostraram suas ambições de agitar a corrida .
Depois dos infortúnios de Cecilie Uttrup Ludwig e da forte atuação de Évita Muzic (5ª em Huy), a FDJ-Suez também vai querer se destacar em Liège, com o retorno de Grace Brown (2ª em suas 2 participações, em 2020 e 2022). Mais campeões como Mavi Garcia (Liv Racing Teqfind) ou Juliette Labous (Team DSM) também podem sonhar com a glória das Ardennes. Cabe a elas acender fogos de artifício na Cidade Ardente no domingo.
Onde assistir
A corrida acontece neste Domingo, 23 abril 2023.
ESPN 2/ESPN Watch, GCN+ ou Tiz Cycling.
Domingo (23) a partir das 6:15h – 8h (Brasília)
Start list
Os principais nomes do pelotão feminino participarão da corrida.
Confira a lista completa das atletas da prova →
Velogames
A prova é parte do Velogames Women’s Classic e você tem até este domingo (6) às 8h para montar o seu time e participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. Não perca!
O código da nossa liga é #372551612.