Há uma certa beleza no Aertismo. Talvez você não me entenda de primeira se não for um dos que engrossam esse movimento global. Mas ser fã de Wout Van Aert (Jumbo-Visma) significa viver em constante suspense. Sim, suspense e muitas vezes, frustração. Por que ser fã de alguém que está em disputa nos mais variados terrenos, significa chegar perto da vitória muito mais vezes do que de fato alcançá-la.

Como diria Armando Nogueira: “Heróis são reféns da glória, vivem sufocados pela tirania do alto desempenho”. E Wout sofre. Prata em Olimpíadas e Mundiais, Monumentos e, agora, durante 3 etapas consecutivas no Tour de France. Na etapa 03 atingiu a marca de cem vezes ter sido 2º colocado na carreira, entre cyclocross e corridas de estrada. Tão perto e tão longe. Mas hoje, a Jumbo tinha uma missão: fazer a sorte sorrir de volta para seu líder.

De volta ao lar

O Tour deu adeus às estradas e público Dinamarqueses e retornou à terra natal. Uma etapa entre Dunquerque e Calais com um percurso acidentado e cheio de subidas curtas e intensas em estradas sinuosas. Um terreno que marcou uma fuga reduzida, composta de dois ciclistas: Magnus Cort Nielsen (EF-Easypost) e Anthony Perez (Cofidis). Magnus, o herói do Grand Depart, queria continuar somando pontos de montanha e assim o fez, passando em primeiro no topo das colinas junto a Anthony Perez. O pelotão que chegou a dar 7 minutos de vantagem aos escapados, começou a buscar ao entrar já nos últimos 60 quilômetros.

Pelotão de volta ao lar

45 quilômetros antes do fim, Perez atacou e seguiu solitário para tentar ser o mais combativo do dia, o pelotão capturou Cort Nielsen e o Francês da Cofidis teve liberdade para seguir à frente do pelotão pelos últimos quilômetros do dia.

Cort e Perez fizeram a fuga do dia

O ciclista da Cofidis, que acabou sendo o mais combativo, segurou o pelotão até a subida final, a 12 quilômetros do fim, o Côte du Cap Blanc-Nez (uma colina de 1 km à 7.2% de inclinação). Ali as equipes vieram acelerando, a Trek antes e então a Jumbo-Visma, a fim de largar os sprinters para trás. A Jumbo aproveitou de sua força e botou um bloco na frente com Kruisjwick e Benoot acelerando para quebrar tudo. Van Baarle e Adam Yates (Ineos Grenadiers) foram os únicos que conseguiram seguir, com apenas Yates e Vingegaard (Jumbo-Visma) seguindo Van Aert até perto do topo, mas o Britânico da Ineos não conseguiu seguir o Camisa Amarela, que desceu para a chegada escapado.

Groenewegen (BikeExchange) e Jakobsen (Quick Step Alpha Vynil) ficaram para trás e entre os favoritos pela Classificação Geral, Yates e Vingegaard alguns segundos à frente do pelotão com Pogacar (UAE), Roglic (Jumbo-Visma) e outros rivais. A descida até Calais foi alucinante e Van Aert voava, a 60 km/h rumo a linha de meta. Os grupos se juntaram atrás, mas mesmo com a Quick Step perseguindo, a vantagem permanecia estável.

Nos últimos dois quilômetros, a diferença para o pelotão perseguidor era de 26″. O líder das Camisas Amarela e Verde do Tour sabia: ele finalmente venceria neste Tour e melhor: vestido como líder. A última vez que um ciclista venceu uma etapa plana com a Camisa Amarela tinha sido Fabian Cancellara, em 2007. Mais um feito para este gigante Van Aert.

Com o pelotão ao fundo, ele pôde celebrar. Ergueu os braços e os bateu, como se fossem asas, como uma ave de rapina, que cercou a presa e finalmente deu um bote fatal. Vencer para ele, neste Tour de France, não era uma questão de “se”, mas “quando”. Parafraseando novamente Armando Nogueira, para o Belga da Jumbo-Visma, a vitória aqui não era “uma escolha, era predestinação celestial”. O Ciclismo agradece. Os Aertistas de todo mundo, também. Que venha mais espetáculo!

A torcida Francesa também fez bonito

Hastags da prova: #TDF2022#BikeBlz
Foto: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélien Vialatte


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 06.07.2022

ETAPA 5

LILLE MÉTROPOLE>ARENBERG PORTE DU HAINAUT
157 km / Plano

Em 2018, a última etapa do Tour sobre os paralelepípedos, terminou com John Degenkolb vencendo em Roubaix. Esta etapa contará com uma quantidade equivalente de ação trepidante no que é o desafio mais duro da semana de abertura. Boa preparação e concentração total serão as melhores armas dos favoritos do Tour para lidar com a apreensão nesta prova.


 

Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram