Quem diria que a Israel-Premier Tech venceria duas etapas neste Tour de France? Ainda mais que os dois vencedores de etapa seriam Simon Clarke e Hugo Houle. Mas no primeiro dia na região dos Pirineus, vimos uma bela batalha na fuga pela vitória e disputa tão tática quanto física entre a Jumbo-Visma de Jonas Vingegaard contra Tadej Pogacar da UAE. O Dinamarquês e sua equipe resistiram às investidas e saíram fortalecidos do confronto direto, que apesar de não ser em uma chegada ao alto, causou diferenças no Top 10 da corrida. O Tour chega aos dias finais e é tudo ou nada!
Uma fuga imensa com cerca de trinta atletas formou-se nos quilômetros iniciais da corrida e as equipes dos líderes, Jumbo-Visma, Ineos Grenadiers e UAE posicionaram atletas para possivelmente trabalhar no fim do dia se necessários. A Jumbo-Visma colocou Van Aert e Van Hooydonck, a UAE, McNulty e a Ineos Grenadiers, Martinez. A equipe Britânica era a mais completa e em dado momento, Jumbo e UAE pareceram até expostas, com poucos atletas para defender os dois líderes ou para atacar se necessário. A vantagem da fuga para o pelotão chegou a 7 minutos e mesmo com gregários à frente, poderia acontecer uma situação de necessidade e até que líder e gregário se juntassem, o caos poderia ser instaurado. E esteve perto de acontecer.
A fuga do dia contou com quase 30 ciclistas
Marc Soler (UAE) começou a sofrer cedo e sobrou no pelotão. A UAE que estava reduzida a 5 atletas no grupo, passou a ter apenas 3 gregários junto a Pogacar. A Jumbo-Visma controlava a corrida mas ficava sem atletas também para trabalhar, já que Van Aert e Hooydonck estavam à frente. Em determinado momento, Benoot chegou a discutir com outros rivais para ajudarem a controlar o ritmo, mas não adiantava. O peso de carregar a Camisa Amarela é comandar a velocidade da corrida.
Já na penúltima subida, Pogacar percebeu a possibilidade e atacou, prontamente respondido por Jonas Vingegaard. O Esloveno da UAE ainda tentou mais duas vezes largar o rival, sem sucesso e tentou novamente no começo da descida.Van Hooydonck tinha ficado para trás na fuga e ajudou o pelotão na descida após reagruparem.
O calor mais uma vez marcou também a etapa
Na fuga, a Israel-PremierTech tinha dois atletas: Michael Woods e Hugo Houle. E usaram a força nos números à perfeição para vencer. Houle atacou no Mur de Peguere para não ser mais alcançado e Woods marcou Matteo Jorgenson (Movistar) que caçava a vitória na etapa. Jorgenson ainda levou um tombo na descida final, mas sem grandes consequências, além de dar tchau para as chances de vitória no dia. Houle venceu e dedicou, emocionado, a vitória para o irmão que morreu assassinado por um motorista anos atrás. Tornou-se também o segundo Canadense na história a vencer uma etapa do Tour.
McNulty e Van Aert esperaram o pelotão para trabalhar e ajudaram os líderes na subida final, que foi controlada por Majka (que teve um problema mecânico e perdeu contato com o grupo) e Sepp Kuss (Jumbo-Visma) que colocou um ritmo infernal e largou alguns favoritos para trás como Bardet (DSM), Adam Yates (Ineos Grenadiers) e David Gaudu (Groupama-FDJ). No fim, a Jumbo-Visma resistiu às investidas de Pogacar e chegaram são e salvos a Foix. A UAE perdeu Marc Soler, que chegou fora do tempo limite, mas o ímpeto do bicampeão do Tour parece que seguirá sendo favorável aos ataques.
É tudo ou nada e só restam mais algumas (gigantes) etapas. A batalha final já está em curso. Faltam 5 dias para Paris!
Jonas Vingegaard segue de Amarelo
Hastags da prova:#TDF2022, #BikeBlz
Fotos: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélian Viallate
#Top10 Etapa 16 #TDF2022 pic.twitter.com/yXSCxYL0bT
— BikeBlz (@BikeBlz) July 19, 2022
#GC após 16 etapas #TDF2022 pic.twitter.com/S32PLmVncs
— BikeBlz (@BikeBlz) July 19, 2022
PRÓXIMA ETAPA
Quarta, 20.07.2022
ETAPA 17
SAINT-GAUDENS >PEYRAGUDE
129,7 km / Alta montanha (3364 m)
O cenário é tão suntuoso para os espectadores quanto exigente para os ciclistas, que terão que defender suas posições. Depois de cruzar o Col d’Aspin e o Hourquette d’Ancizan, os ataques podem ocorrer já na subida ao Col d’Azet. E no final, até os melhores escaladores podem tropeçar ao enfrentar os gradientes íngremes em direção ao altiporto de Peyragudes… a terceira rota de sucesso no Tour 2022!
→ Confira todas as etapas do Tour de France 2022
Onde assistir ao Tour de France 2022?
#TacoPapo BikeBlz
Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.
ESPN 3/Star +
ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.
GCN+
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
Start List
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]