Quem diria que a Israel-Premier Tech venceria duas etapas neste Tour de France? Ainda mais que os dois vencedores de etapa seriam Simon ClarkeHugo Houle. Mas no primeiro dia na região dos Pirineus, vimos uma bela batalha na fuga pela vitória e disputa tão tática quanto física entre a Jumbo-Visma de Jonas Vingegaard contra Tadej Pogacar da UAE. O Dinamarquês e sua equipe resistiram às investidas e saíram fortalecidos do confronto direto, que apesar de não ser em uma chegada ao alto, causou diferenças no Top 10 da corrida. O Tour chega aos dias finais e é tudo ou nada!

Uma fuga imensa com cerca de trinta atletas formou-se nos quilômetros iniciais da corrida e as equipes dos líderes, Jumbo-Visma, Ineos Grenadiers e UAE posicionaram atletas para possivelmente trabalhar no fim do dia se necessários. A Jumbo-Visma colocou Van Aert e Van Hooydonck, a UAE, McNulty e a Ineos Grenadiers, Martinez. A equipe Britânica era a mais completa e em dado momento, Jumbo e UAE pareceram até expostas, com poucos atletas para defender os dois líderes ou para atacar se necessário. A vantagem da fuga para o pelotão chegou a 7 minutos e mesmo com gregários à frente, poderia acontecer uma situação de necessidade e até que líder e gregário se juntassem, o caos poderia ser instaurado. E esteve perto de acontecer.

A fuga do dia contou com quase 30 ciclistas

Marc Soler (UAE) começou a sofrer cedo e sobrou no pelotão. A UAE que estava reduzida a 5 atletas no grupo, passou a ter apenas 3 gregários junto a Pogacar. A Jumbo-Visma controlava a corrida mas ficava sem atletas também para trabalhar, já que Van Aert Hooydonck estavam à frente. Em determinado momento, Benoot chegou a discutir com outros rivais para ajudarem a controlar o ritmo, mas não adiantava. O peso de carregar a Camisa Amarela é comandar a velocidade da corrida.

Já na penúltima subida, Pogacar percebeu a possibilidade e atacou, prontamente respondido por Jonas Vingegaard. O Esloveno da UAE ainda tentou mais duas vezes largar o rival, sem sucesso e tentou novamente no começo da descida.Van Hooydonck tinha ficado para trás na fuga e ajudou o pelotão na descida após reagruparem.

O calor mais uma vez marcou também a etapa

Na fuga, a Israel-PremierTech tinha dois atletas: Michael WoodsHugo Houle. E usaram a força nos números à perfeição para vencer.  Houle atacou no Mur de Peguere para não ser mais alcançado e Woods marcou Matteo Jorgenson (Movistar) que caçava a vitória na etapa. Jorgenson ainda levou um tombo na descida final, mas sem grandes consequências, além de dar tchau para as chances de vitória no dia. Houle venceu e dedicou, emocionado, a vitória para o irmão que morreu assassinado por um motorista anos atrás. Tornou-se também o segundo Canadense na história a vencer uma etapa do Tour.

McNultyVan Aert esperaram o pelotão para trabalhar e ajudaram os líderes na subida final, que foi controlada por Majka (que teve um problema mecânico e perdeu contato com o grupo) e Sepp Kuss (Jumbo-Visma) que colocou um ritmo infernal e largou alguns favoritos para trás como Bardet (DSM), Adam Yates (Ineos Grenadiers) e David Gaudu (Groupama-FDJ). No fim, a Jumbo-Visma resistiu às investidas de Pogacar e chegaram são e salvos a Foix. A UAE perdeu Marc Soler, que chegou fora do tempo limite, mas o ímpeto do bicampeão do Tour parece que seguirá sendo favorável aos ataques.

É tudo ou nada e só restam mais algumas (gigantes) etapas. A batalha final já está em curso. Faltam 5 dias para Paris!

Jonas Vingegaard segue de Amarelo

Hastags da prova:#TDF2022#BikeBlz
Fotos: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélian Viallate


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 20.07.2022

ETAPA 17

SAINT-GAUDENS>PEYRAGUDE
129,7 km / Alta montanha (3364 m)

O cenário é tão suntuoso para os espectadores quanto exigente para os ciclistas, que terão que defender suas posições. Depois de cruzar o Col d’Aspin e o Hourquette d’Ancizan, os ataques podem ocorrer já na subida ao Col d’Azet. E no final, até os melhores escaladores podem tropeçar ao enfrentar os gradientes íngremes em direção ao altiporto de Peyragudes… a terceira rota de sucesso no Tour 2022!

→ Confira todas as etapas do Tour de France 2022

 


Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram