Inspirado pelo fim da seca de 15 anos para Cofidis e o fim da seca de 5 anos para a Espanha em termos de vitórias de etapas no Tour de France, Ion Izagirre (Cofidis), 34 anos, conquistou sua segunda vitória em Belleville-en-Beaujolais , sete anos depois da primeira em Morzine, ao imitar o companheiro de equipa Victor Lafay (Cofidis) e o compatriota Pello Bilbao (Bahrain Victorious), um ciclista basco como ele, que começou com uma motivação excepcional em Bilbao. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) manteve a Camisa Amarela numa etapa repleta de ação.
Especialistas clássicos em movimento
A largada propriamente dita da etapa 12 foi dada em 13h27 para 168 ciclista, com o abandono de Fabio Jakobsen (Soudal-Quick Step). Mads Pedersen (Lidl-Trek) foi o primeiro no ataque, mas ninguém queria ir com ele, pois seria difícil de bater em um grupo separatista. Ele foi trazido de volta pelo grupo compacto após 3km e isso levou a ataques sucessivos e infrutíferos por mais de uma hora. Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step), Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e Wout van Aert (Jumbo-Visma) estavam entre os especialistas das grandes clássicas ansiosos para romper. David De La Cruz (Astana) caiu em uma descida para St-Vincent-de-Reins (km 28). No km 45, Van Aert conseguiu se livrar, mas foi trazido de volta após 8 km sozinho na liderança.
→ Onde assistir ao Tour de France?
Mads tentou a fuga
15 na frente
Um forte grupo líder acabou sendo formado na metade da etapa 12 por 13 ciclistas em várias ondas: Tiesj Benoot (Jumbo-Visma), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Andrey Amador (EF Education-EasyPost), Mads Pedersen (Lidl- Trek), Van der Poel (Alpecin-Deceuninck), Guillaume Martin, Ion Izagirre (Cofidis), Ruben Guerreiro, Matteo Jorgenson (Movistar), Dylan Teuns (Israel-PremierTech), Victor Campenaerts (Lotto-Dstny), Tobias Halland Johanessen ( Uno-X) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies). Alaphilippe (Soudal-Quick Step) e Jasper Stuyven (Lidl-Trek) cruzaram a linha do sprint intermediário em Régnié-Durette, onde Pedersen marcou 20 pontos na primeira posição. O pelotão foi dividido em três grupos com nomes como Sepp Kuss, Mikel Landa, Emanuel Buchmann e Louis Meintjes entre os retardatários, que inclinaram AG2R-Citroën a acompanhar o grupo do Camisa Amarela para fazer Felix Gall subir no GC. Van der Poel e Amador afastaram-se do grupo da frente a 55 km do fim. O Holandês acelerou e continuou sozinho no côte de Montmain.
Ruas cheias pra ver o Tour passar
Izagirre sozinho nos últimos 31 km
32 km antes do final, Pinot e Jorgenson alcançaram Van der Poel. Tornando-se um grupo de 8 homens com o reforço de Martin, Ion Izagirre, Benoot, Guerreiro e Burgaudeau. Izagirre rodou sozinho 31 km antes da chegada. Depois que o grupo Kuss alcançou o grupo do Camisa Amarela, a Ineos Grenadiers ditou o ritmo daquele pelotão principal enquanto Pinot ameaçava o quarto lugar geral de Carlos Rodriguez. Izagirre alcançou uma vantagem de 50’’ a 15 km do fim. Ele continuou porque a cooperação no grupo de perseguição não era boa. Jorgenson e Burgaudeau atacaram com 3 km para fechar o pódio da etapa. O pelotão do Camisa Amarela cruzou a linha 4’14’’ depois do vencedor espanhol.
Bela vitória do ciclista basco
→ Tudo sobre o Tour de France
#Top10 Etapa 12 #TDF2023 #ciclismonaespn pic.twitter.com/KTVD5f565n
— BikeBlz (@BikeBlz) July 13, 2023
Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez
PRÓXIMA ETAPA
ETAPA 13
HÂTILLON-SUR-CHALARONNE > GRAND COLOMBIER
137,8 km / Alta Montanha (2424 m)
O formato dinâmico desta etapa, que decorre inteiramente no Ain, deixará poucas dúvidas. As pernas dos ciclistas terão certamente de ser afiadas na subida ao planalto de Hauteville-Lompnes, porque um grande desafio aguarda os favoritos do Tour que saem de Culoz: terão de colocar todas as cartas na mesa para a subida do “ Pirâmide de Bugey”, que se estende por 17,4km com uma inclinação média de 7,1%.
Hastags da prova: #TDF2023, #BikeBlz
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.