A corrida mais esperada do ano, enfim está há poucos dias de nós. No próximo sábado, dia 1º de Julho, começa o Tour de France. A corrida mais importante, mais aguardada, mais famosa e mais eletrizante do calendário do ciclismo profissional. E você confere aqui no BikeBlz, tudo o que precisa saber para acompanhar esta corrida centenária, cheia de histórias épicas e momentos inesquecíveis.

Serão 21 dias de corridas com apenas 2 dias de descanso. É dura. Muito dura! E levará ao extremo os maiores e melhores ciclistas do mundo. O sonho de todo ciclista de ponta. Pela 110ª vez, os melhores ciclistas do mundo vão duelar na França: o Tour de France deste ano começa em Bilbao, na Espanha, e tradicionalmente termina três semanas depois em Paris. A corrida cobre todas as principais montanhas da França e o Esloveno Tadej Pogačar volta a ser o favorito. Um total de 176 atletas de 22 equipes participam do Tour. Segura! Vai ser demais. Fique ligado no BikeBlz para ficar por dentro de tudo o que vai rolar na corrida, começando aqui com os detalhes do percurso e informações de onde assistir e acompanhar o Tour de France deste ano.

→ Onde assistir ao Tour de France 2023?


Percurso 2023

O ‘Grand Départ’ no País Basco

O Grand Départ será o segundo a acontecer na região autônoma do País Basco depois de Saint-Sébastien em 1992 e o 25º a ser realizado no exterior. Depois de três etapas no lado oeste dos Pirinéus, o restante do Tour será realizado na França. Ele visitará 6 regiões e 23 departamentos.

21 Etapas

8 etapas planas
4 etapas montanhosas
8 etapas de montanha com:
4 chegadas ao cume (Cauterets-Cambasque, Puy de Dôme, Grand Colombier e Saint-Gervais Mont-Blanc)
1 contra-relógio individual
2 dias de descanso
Total de 3405,6 Km

Montanhas

A corrida visitará todos os cinco maciços montanhosos da França. São eles, pela ordem em que ocorrem: os Pirenéus, o Maciço Central, o Jura, os Alpes e os Vosges.
São três novas subidas: a Côte de Vivero (País Basco), o Col de la Croix Rosier (Maciço Central) e o Col du Feu (Alpes).
O Puy de Dôme, que não aparece na rota do Tour desde 1988, fará um retorno ansiosamente esperado após sua ausência de 35 anos.
O Col de la Loze (2.304m) será o “teto” do Tour de France 2023.

Contrarrelógio

Haverá apenas uma única prova individual no programa da 110ª edição. Será disputada nos Alpes, em altitude e em terreno íngreme, na 16ª etapa de Passy > Combloux, e numa distância de 22,4 km.

Bônus de tempo e pontos de bônus

Os bónus de tempo serão atribuídos no final de cada etapa e serão de 10, 6 e 4 segundos, respetivamente, para os três primeiros classificados.
Os pontos de bônus estarão localizados em passagens ou cumes em pontos estratégicos ao longo do percurso. Os primeiros três ciclistas classificados receberão bônus de 8, 5 e 2 segundos, respectivamente (sujeito a aprovação da União Ciclística Internacional). Esses pontos de bônus não contam para a classificação de pontos.

Prêmio em Dinheiro

Um total de 2,3 milhões de euros serão atribuídos às equipes e pilotos, incluindo € 500.000 para o vencedor final da Classificação Geral individual.


Todas as etapas

Sábado, 01.07.2023

ETAPA 1

BILBAO > BILBAO
182 km / Média montanha (3300m)

Opções não faltam ao País Basco na hora de oferecer oportunidades aos atacantes. Com 3.300 metros de ganho vertical e um trampolim duplo onde podem ser criados desníveis nos 30 quilômetros finais no formato das subidas Vivero e Pike, a discussão sobre a identidade do primeiro titular da Camisa amarela vai se concentrar em atacantes com verdadeiro pedigree, aqueles capazes de tomar aliando seu instinto ao seu poder.


 

Domingo, 02.07.2023

ETAPA 2

VITORIA-GASTEIZ > SAINT-SÉBASTIEN
208,9 km / Média montanha (2952 m)

Os familiarizados com o San Sebastián Classic encontrar-se-ão em território familiar, especialmente quando se trata dos oito quilómetros de subida do Jaizkibel, que sempre desempenham um papel decisivo na seleção durante esta prova. Além do cume, há uma queda de 20 quilômetros em Saint-Sébastien.


 

Segunda, 03.07.2023

ETAPA 3

AMOREBIETA-ETXANO > BAYONNE
193,5 km / Plano

Outra fase começa quando a corrida chega ao solo francês no departamento de Pyrenees-Atlantiques, onde os velocistas estarão pela vez em primeiro lugar. O perfil dos quilômetros finais para o que é o reencontro do Tour com Bayonne dará às equipes de velocistas a chance de manobrar seus trens de saída para a posição. O vencedor do primeiro sprint sempre recebe um grande impulso pelo seu sucesso.


 

Terça, 04.07.2023

ETAPA 4

DAX > NOGARO
181,8 km / Média montanha (1781 m)

O palco está montado para uma revanche entre os velocistas, mas o terreno montanhoso dos Gers também pode servir para um pequeno grupo separatista. A cooperação deles terá que ser total para segurar o pelotão, enquanto a chegada no circuito automobilístico de Nogaro proporcionará ao vencedor da etapa um sucesso com um sabor raro. Os velocistas do pelotão certamente vão querer bater de frente na reta final de 800 metros.


 

Quarta, 05.07.2023

ETAPA 5

PAU > LARUNS
162,7 km / Alta montanha (3649 m)

Ainda há tempo para perguntas antes do primeiro encontro nas montanhas. As subidas do Col de Soudet e do Col de Marie Blanque darão algumas respostas sobre a forma dos candidatos ao título, mas o terreno não é muito propício para grandes ataques. Dito isto…


 

Quinta, 06.07.2023

ETAPA 6

TARBES > CAUTERETS-CAMBASQUE
144,9 km / Alta montanha (3894 m)

O desafio dos Pirinéus continua num percurso onde quem ambiciona o sucesso global terá de lidar com as passagens de Aspin e Tourmalet. No entanto, o percurso pelas montanhas também despertará o interesse de outros ciclistas. Aqueles que estão em boa forma ainda podem mirar na Camisa Amarela, já que a subida ao Plateau du Cambasque não é um obstáculo intransponível, seu gradiente é de 5,4% em média ao longo de 16 km.


Sexta, 07.07.2023

ETAPA 7

MONT-DE-MARSAN > BORDEAUX
169,9 km / Plano

A visita ao departamento de Landes não dá muitas esperanças de fugas, já que o perfil convida as equipes de velocistas a controlar a prova. A reta final de dois quilômetros ao longo do cais permitirá que eles reivindiquem a vitória na corrida em alta velocidade até a linha de chegada perto da Place des Quinconces, aclamada pelo povo de Bordeaux como a maior da França.


 

Sábado, 08.07.2023

ETAPA 8

LIBOURNE > LIMOGES
200,7 km / Média montanha (1976 m)

Um sprint pode seguir outro, mas eles não são necessariamente os mesmos. Limoges pode trazer algumas surpresas, pois o final do dia certamente agradará aos velocistas mais explosivos, aqueles capazes de acelerar uma subida curta, mas difícil, para conquistar a vitória.


 

Domingo, 09.07.2023

ETAPA 9

SAINT-LÉONARD-DE-NOBLAT > PUY DE DÔME
182,4 km / Alta montanha (3441 m)

Não há dúvida de que a emoção do retorno ao Puy de Dôme 35 anos depois da última visita abrirá o apetite dos alpinistas mais agressivos. O terreno acidentado de Auvergne terá minado o suco das pernas dos competidores muito antes de eles enfrentarem este cume formidável e majestoso. Nos quatro quilómetros finais, ao final de um dia com 3.600 metros de ganho vertical, a inclinação média é próxima de 12%. Limoges pode trazer algumas surpresas, pois o final do dia certamente agradará aos velocistas mais explosivos, aqueles capazes de acelerar uma subida curta, mas difícil, para conquistar a vitória.


 

Terça, 11.07.2023

ETAPA 10

VULCANIA > ISSOIRE
167,2 km / Média montanha (3151 m)

Após um merecido primeiro dia de descanso em Clermont-Ferrand, o Massif Central estará novamente no programa. Será uma tarefa difícil entrar na fuga do dia. Além disso, a passagem do percurso pela Chaîne des Puys deixará os ciclistas mais fortes na frente antes de ir para Issoire.


 

Quarta, 12.07.2023

ETAPA 11

CLERMONT-FERRAND > MOULINS
179,8 km / Plano

Este será um dia histórico porque, como resultado da chegada em Moulins, o Tour terá visitado todas as prefeituras da França continental. Embora as estradas do Allier garantam que haverá um empate constante e bastante enganoso nas reservas dos ciclistas, graças às subidas recorrentes de “quebrar as pernas”, a reta de 1.300 metros no coração de Moulins deve ser ideal para os velocistas.


 

Quinta, 13.07.2023

ETAPA 12

ROANNE > BELLEVILLE-EN-BEAUJOLAIS
168,8 km / Média montanha (3120 m)

A formação da fuga será um dos momentos críticos nesta etapa montanhosa. À medida que a corrida passa pelos vinhedos que produzem as safras de Beaujolais, pode haver muita ação antes das subidas do Croix Montmain e do Croix Rosier. O final da subida pode muito bem produzir uma excelente competição de sprint entre um pequeno grupo de ciclistas.


 

Sexta, 14.07.2023

ETAPA 13

HÂTILLON-SUR-CHALARONNE > GRAND COLOMBIER
137,8 km / Alta Montanha (2424 m)

O formato dinâmico desta etapa, que decorre inteiramente no Ain, deixará poucas dúvidas. As pernas dos ciclistas terão certamente de ser afiadas na subida ao planalto de Hauteville-Lompnes, porque um grande desafio aguarda os favoritos do Tour que saem de Culoz: terão de colocar todas as cartas na mesa para a subida do “ Pirâmide de Bugey”, que se estende por 17,4km com uma inclinação média de 7,1%.


 

Sábado, 15.07.2023

ETAPA 14

ANNEMASSE > MORZINE LES PORTES DU SOLEIL
151,8 km / Alta montanha (4282 m)

É improvável que os ciclistas apreciem a vista do Lago de Genebra no início da etapa, já que os 4.200 metros de subida estarão na mente de todos, e especialmente as subidas das passagens Ramaz e Joux Plane. Todos também saberão que precisarão mostrar alguma habilidade real na descida para Morzine para reivindicar a vitória


 

Domingo, 16.07.2023

ETAPA 15

LES GETS LES PORTES DU SOLEIL > SAINT-GERVAIS MONT-BLANC
179 km / Alta montanha (4460 m)

No final de um fim de semana exigente, o palco está montado para uma batalha crucial entre os contendores. Esta rota particularmente ondulada pela Haute-Savoie levará os ciclistas ao longo do Col de la Forclaz de Montmin, depois para Croix Fry e Aravis Pass. Os golpes mais impactantes provavelmente serão desferidos na subida final para Le Bettex, na subida Amerands, onde algumas seções tocam 17% de inclinação.


 

Terça, 18.07.2023

ETAPA 16

PASSY > COMBLOUX
22,4 km / Contrarrelógio individual

O único contra-relógio da corrida de 2023 é caracterizado por sua curta distância e um perfil adequado para os escaladores que se sentem confortáveis nesta modalidade solo. A famosa subida de Domancy está no programa. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para o ciclista que está de Amarelo afirmar sua superioridade ou para seus rivais iniciarem uma reviravolta que pode durar uma semana inteira.


 

Quarta, 19.07.2023

ETAPA 17

SAINT-GERVAIS MONT-BLANC > COURCHEVEL
165,7 km / Alta montanha (5399 m)

A etapa será um grande desafio, com mais de 5.000 metros de ganho vertical para enfrentar ou explorar ao longo do dia. O final contará com a segunda visita do Tour ao impressionante Col de la Loze, depois mergulhará em Courchevel, onde a batalha final acontecerá na pista de 18% do altiporto.


 

Quinta, 20.07.2023

ETAPA 18

MOÛTIERS > BOURG-EN-BRESSE
184,9 km / Plano

Os velocistas precisaram mostrar determinação real para superar o choque da passagem do Tour nos Alpes. Eles serão recompensados com uma etapa em que o percurso evita as colinas e deve facilitar seu retorno à frente e ao centro. No quilômetro final reto, eles poderão atingir a velocidade máxima novamente.


 

Sexta, 21.07.2023

ETAPA 19

MOIRANS-EN-MONTAGNE > POLIGNY
172,8 km / Plano

A etapa serpenteia entre os numerosos lagos do Jura, mas evita subir aos cumes do departamento. A Costa do Marfim, localizada a cerca de 30 quilômetros da linha de chegada, não impede que os velocistas aproveitem uma gigantesca plataforma de lançamento: a reta final tem um toque de mais de oito quilômetros.


 

Sábado, 22.07.2023

ETAPA 20

BELFORT > LE MARKSTEIN FELLERING
133,5 km / Alta montanha (3472 m)

A penúltima etapa apresenta um cardápio alsaciano que provavelmente causa indigestão, mesmo em uma distância tão curta, já que os pilotos enfrentam um total cumulativo de 3.600 metros de subida. Se a disputa pela Camisa Amarela ainda está viva, tudo é possível: depois do Ballon d’Alsace, haverá a oportunidade de lançar ataques no Col de la Croix des Moinats, depois um pouco mais adiante ao subir o Col de Grosse Pierre, então no Schlucht, antes de enfrentar o Petit Ballon e o Platzerwasel… É um campo minado!


 

Domingo, 23.07.2023

ETAPA 21

SAINT-QUENTIN-EN-YVELINES > PARIS CHAMPS-ÉLYSÉES
115,1 km / Plano

Os candidatos ao último buquê da corrida terão que estar em forma olímpica em um percurso projetado em homenagem aos Jogos de Paris de 2024, durante os quais os eventos de todas as disciplinas do ciclismo serão realizados principalmente em Yvelines. Os velocistas vão procurar se testar na vertiginosa arena que é a Champs-Élysées.


Camisas

As tradicionais camisas do Tour de France são compostas pela Camisa Amarela, o líder na Geral por tempo, a Camisa Verde, o líder na Geral por pontos, a Camisa de Bolinhas, de Rei da Montanha, premiando o melhor escalador e a Camisa Branca de melhor Ciclista Jovem por tempo.

Fonte: Website Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet


Onde assistir ao Tour de France 2023?

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

Monte agora o seu time e divirta-se


Roadbook e App Oficial

Para acompanhar todos os detalhes da prova, aproveite e baixe também o RoadBook com todas as informações para você não perder nada.
→ Baixe o Roadbook 

Você também pode baixar o App oficial da prova e ter todas as informações ao alcance dos dedos.
→ Baixe o App oficial do Tour de France


Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.

Hastags da prova: #TDF2023, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram