Depois de quatro meses sem corridas o calendário do ciclismo vem aos pouquinhos voltando. Nunca antes na era pós-guerra houve uma ruptura tão grande. Durante o hiato imposto por conta da pandemia, alguns ciclistas provavelmente perderam a forma, outros descobriram os benefícios dos rolos inteligentes e até um Tour de France Virtual nós tivemos. Mas não só!

Foram realizadas também o Campeonato Nacional da Eslovênia em Junho, vencido pelo Campeão da Vuelta da Espanha, Primoz Roglic da Jumbo–Visma, a Volta de Sibiu ganha pelo Gregor Mühlberger da Bora-Hansgrohe na semana passada e agora a Volta de Burgos, com outra vitória da Bora-Hansgrohe, com Felix Großschartner num sprint final sensacional na primeira etapa e de Fernando Gavíria da UAE-TeamEmirates na segunda, também num sprint matador.

Com isso, parece que as coisas estão mais ou menos voltando ao normal, mas estamos mesmo é ansiosos pela volta das grandes corridas e neste sábado uma das mais esperadas acontece. A incrível Strade Bianche, na Toscana.

Não dá pra saber exatamente como estão os pilotos. Acredita-se que todos seguiram seus treinamentos, muitos inclusive compartilhados nas mídias sociais, mas a forma do pelotão permanece desconhecida, o que pode tornar as previsões um pouco mais difíceis de serem realizadas. No entanto, com base puramente em resultados históricos e um pouco de instinto e pesquisando aqui e ali, fiz minhas escolhas para a corrida que muitos agora chamam de a ‘Sexta Monumento’.

Mathieu van der Poel (HOL)
Idade: 25 | Equipe: Alpecin-Fenix
Melhor resultado na Strade Bianche: Van der Poel fará sua estreia em 2020

Surpreenderá poucos descobrir que Mathieu van der Poel é o favorito para vencer em sua estreia no Strade Bianche. O tricampeão mundial de ciclo cross tem o poder, as habilidades e a capacidade de se recuperar rapidamente para vencer nas estradas brancas da Toscana. É o grande favorito.

Julian Alaphilippe (FRA)
Idade: 28 | Equipe: Deceuninck-Quick Step
Melhor resultado na Strade Bianche: Vencedor – 2019

O atual campeão havia planejado pular a corrida, mas aqui está. Vindo apenas uma semana antes de Milan-Sanremo – outra corrida que ele venceu em 2019 – a corrida pode novamente fornecer o trampolim de lançamento ideal para o que foi uma temporada inesquecível para o francês. O companheiro de equipe Zdenek Stybar é outro possível vencedor, assim como o jovem Kasper Asgreen.

Wout Van Aert (BEL)
Idade: 25 | Equipe: Jumbo-Visma
Melhor resultado na Strade Bianche: Terceiro – 2018, 2019

O talentoso polivalente e outro tricampeão mundial de cross-country, terminou em terceiro em suas duas aparições anteriores e estará desesperado para melhorar isso. Sofreu um terrível acidente no Tour de France do ano passado, mas parece se recuperou bem na temporada de cyclo-cross.

Michal Kwiatkowski (POL)
Idade: 30 | Equipe: Ineos
Melhor resultado na Strade Bianche: Vencedor – 2014, 2017

Kwiato vem de uma temporada decepcionante em 2019. Espera-se que nesta corrida onde ele venceu duas vezes, ele possa fornecer as condições perfeitas para construir uma base para a esta temporada. Está sem contrato no final do ano, o que poderá dar ao polonês motivação adicional para o reinício. A corrida também pode se adequar ao companheiro de equipe, o italiano Gianni Moscon.

Jakob Fuglsang (DEN)
Idade: 35 | Equipe: Astana
Melhor resultado na Strade Bianche: Segundo – 2019

Perdeu para Alaphilippe na Toscana no ano passado, mas o dinamarquês aproveitou sua melhor temporada com a sua vitória em Liège-Bastogne-Liège e uma vitória inaugural na Vuelta da Espanha. Pode ser demais esperar que o ciclista de 35 anos repita os esforços do ano passado. Ele conta ainda com um grande competidor dentro da própria equipe, como Alexey Lutsenko que pode também surpreender.

Tiesj Benoot (Bel)
Idade: 26 | Equipe: Sunweb
Melhor resultado na Strade Bianche: Vencedor – 2018

Outro ex-ganhador que alinhará em Siena, embora seja extremamente improvável que o atleta de 26 anos de Ghent, vença nas mesmas condições que o levaram ao topo do pódio na histórica edição de 2018. Naquela ocasião, o jovem se mostrou duríssimo em condições difíceis, mas será que ele pode fazer o mesmo no calor? Ele será apoiado por uma equipe que possui um excelente equilíbrio de experiência e talento jovem.

Peter Sagan (SVK)
Idade: 30 | Equipe: Bora-Hansgrohe
Melhor resultado na Strade Bianche: Segundo – 2013, 2014

Como um talismã da equipe em forma – e tendo colados no calcanhar, Gregor Mühlberger, Pascal Ackermann e Felix Grosschartner, todos com vitórias recentes desde o retorno das corridas – certamente o ex-campeão mundial e um dos melhores ciclistas do pelotão pode sim vencer na Strade Bianche. As casas de apostas acham que não e gostam mais de outro companheiro de equipe, o alemão Maximilian Schachmann.

Dylan Teuns (BEL)
Idade: 28 | Equipe: Bahrain-McLaren
Melhor resultado na Strade Bianche: Teuns fará sua estréia em 2020

Pode não haver pedigree para as estradas irregulares da Toscana, mas o belga que fez cinco aparições na Liège-Bastogne-Liège – e venceu uma etapa do Tour de France no topo da La Planche des Belles Filles no ano passado, pode ser perfeitamente adequado para as seções mais íngremes e tem chance de vitória. Definitivamente está na seleção dos azarões.

Philippe Gilbert (BEL)
Idade: 38 | Equipe: Lotto-Soudal
Melhor resultado na Strade Bianche: Vencedor – 2011

A uma semana do que certamente será o foco de sua temporada – Gilbert se juntará a um time selecionado se completar o conjunto das cinco monumentos na Milan-Sanremo – é duvidoso que ele esteja buscando o segundo título da Strade Bianche, no entanto, provou ao longo de sua carreira que ele tem a capacidade de manter a forma durante campanhas inteiras.

Michael Woods (CAN)
Idade: 33 | Equipe: EF Pro Cycling
Melhor resultado na Strade Bianche: Woods fará sua estréia em 2020

Outro coringa que gosta de uma terreno inclinado e que, apesar de sua idade, continua aprendendo e impressionando nas grandes corridas de um dia. O último dia de corridas do puncheur terminou com ele sendo levado para longe da Paris-Nice com uma perna quebrada, mas tendo um bom desempenho no mundo virtual durante o confinamento e espera estar na corrida em boa forma agora no mundo real.

Prepare-se! A Strade Bianche é uma corrida que não se pode perder. Vem muita emoção pela frente. ‘Esteje’ preparado.

ESPN Brasil e Eurosport transmitem.

Instagram