Um dia depois de perder sua primeira batalha, Tadej Pogacar (UAE) se recuperou e conquistou uma vitória solo em Cauterets-Cambasque, sua 15ª na temporada de 2023 e sua 10ª etapa no Tour de France, enquanto o atual Campeão Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) substituiu Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) na Classificação Geral. O Dinamarquês sai dos Pirineus com a Camisa Amarela.

Van Aert e Van der Poel na fuga de 20 homens

A largada propriamente dita da 6ª etapa foi dada em para 172 ciclistas. Wout van Aert (Jujmbo-Visma) atacou com a arma, seguido imediatamente por Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step). Um grupo de 20 líderes foi formado no km 20 em três ondas: Wout van Aert (Jumbo-Visma), Matteo Trentin (UAE Team Emirates), Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Neilson Powless, James Shaw (EF Education-EasyPost), Kasper Asgreen, Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step), Nikias Arndt (Bahrain Victorious), Benoît Cosnefroy, Oliver Naesen (Ag2r-Citröen), Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), Bryan Coquard, Anthony Perez (Cofidis), Gorka Izagirre, Ruben Guerreiro (Movistar), Krists Neilands (Israel-PremierTech), Chris Juul-Jensen (Jayco-AlUla), Matîs Louvel (Arkéa-Samsic), Tobias Halland Johannessen e Jonas Gregaard (Uno-X). Coquard passou primeiro no sprint intermediário de Sarrancolin (km 49,2), antes de Van Aert, enquanto o pelotão liderado por Bora-Hansgrohe foi cronometrado 3’20” atrás.

Van Aert puxou a fuga do dia

Powless é o primeiro em Aspin, Johannessen o primeiro no Tourmalet

Powless conquista o Col d’Aspin na liderança, o que o colocou de volta na situação de reivindicar sua Camisa de Bolinhas de volta, já que Felix Gall (Cofidis) não estava nem perto da frente da corrida. O grupo com Guerreiro na segunda posição ficou reduzido a 14 ciclistas. Mais ação ocorreu na subida ao Tourmalet. Alaphilippe acelerou com 11,5 km antes do cume e Shaw o seguiu, mas Van Aert, acompanhando o grupo com firmeza, trouxe-os de volta um quilômetro adiante. O grupo separatista se separou e também estava cheio de ação no pelotão principal. Jumbo-Visma baixou o martelo para que Hindley não pudesse seguir Sepp Kuss, Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar na saída de La Mongie com 6 km de subida restantes. Vingegaard e Pogacar foram cronometrados 1’15” atrás dos cinco líderes 1km antes do topo. Johannessen tornou-se o primeiro Norueguês a ultrapassar o Tourmalet na primeira posição com Guerreiro novamente em segundo. Van Aert esperou pelo líder da sua equipe e este fez um grupo de frente com oito ciclistas na descida: Kwiatkowski, Guerreiro, TH Johannessen, Van Aert, Vingegaard, Pogacar, Powless e Shaw. O grupo do Camisa Amarela estava dois minutos atrás.

Fãs lotaram os Pirineus

Powless foi o primeiro a se render na subida final para Cauterets-Cambasque. Van Aert parou de puxar e sentou-se a 4,5 km do final, deixando o trio  na frente, mas Kwiatkowski não conseguiu participar da final, pois caiu para o esperado duelo entre Vingegaard e Pogacar. O Esloveno atacou 2,7 km antes da chegada. Pego de surpresa, o Dinamarquês não conseguiu passar, já que o líder da UAE continuou a aumentar sua vantagem para cruzar a linha de chegada 24 segundos à frente do rival. O estreante do Tour de France, Johannessen, completou o pódio da etapa. Hindley terminou na sexta posição 2’39” depois de Pogacar. Vingegaard saiu dos Pirenéus com a Camisa Amarela e uma vantagem de 25” para Pogacar e 1’34” para Hindley.

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 07.07.2023

ETAPA 7

MONT-DE-MARSAN > BORDEAUX
169,9 km / Plano

A visita ao departamento de Landes não dá muitas esperanças de fugas, já que o perfil convida as equipes de velocistas a controlar a prova. A reta final de dois quilômetros ao longo do cais permitirá que eles reivindiquem a vitória na corrida em alta velocidade até a linha de chegada perto da Place des Quinconces, aclamada pelo povo de Bordeaux como a maior da França.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram