O duelo entre Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE) durou até o final da última etapa de montanha do 110º Tour de France, quando o Esloveno superou o Dinamarquês em Le Markstein para conquistar sua 11ª vitória na etapa, a segunda neste ano. Felix Gall (AG2R Citroën) se colocou entre eles e Vingegaard manteve a Camisa Amarela na véspera da grande final em Paris, mas a penúltima etapa foi realmente o fogo de artifício esperado para Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), que rodou sozinho na liderança na frente de seus fãs antes de cruzar a linha de chegada na sétima posição.

→ Tudo sobre o Tour de France 2023

Nenhuma oposição a Ciccone para a Camisa de Bolinhas

A largada propriamente dita da etapa 20 foi dada a 151 ciclistas e como sempre, Victor Campenaerts (Lotto-Dstny) foi o primeiro atacante, desta vez acompanhado por seu companheiro de equipe Jasper De Buyst. Até Ballon d’Alsace, Campenaerts solou até ser alcançado a 4,4 km antes do cume. O pelotão foi compacto no topo e o sprint para o KOM foi vencido por Giulio Ciccone (Lidl-Trek) que se apresentou como o único ciclista interessado em disputar a Camisa de Bolinhas entre os quatro que ainda estavam matematicamente em condições de vencê-la. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), 4º da Geral, caiu no km 33. Assim que conseguiu voltar ao pelotão, um grupo de 16 ciclistas incluindo Jonas Vingegaard, mas não Tadej Pogacar. O Camisa Amarela acabou se sentando para dar uma chance ao sucesso da fuga.

Ciccone garante a Camisa de Bolinhas

A última dança de Pinot na frente de seus fãs

Alguns desses atacantes conseguiram ficar longe e formaram um grupo de liderança de 6 homens com 80 km para percorrer: Ciccone e Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), Krists Neilands (Israel-Premier Tech), Warren Barguil (Arkea-Samsic), Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Maxime Van Gils (Lotto-Dstny). Um contra-ataque envolveu Thibaut Pinot, Valentin Madouas, Stefan Küng (Groupama-FDJ), Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost), Chris Harper (Jayco-AlUla), Ion Izagirre (Cofidis) e Kevin Vermaerke (DSM-Firmenich). Pinot fez a travessia sozinho no caminho para col de Grosse. Pierre acabou alcançando a primeira posição por Ciccone. Tornou-se um grupo de 10 com 63 km para terminar com Madouas, Uran e Vermaerke alcançando a liderança após Harper. Ciccone venceu matematicamente a competição KOM no Col de la Schlucht 54 km antes do final.

Os fãs de Pinot

Um sprint vencedor para Pogacar no final

A equipe UAE perseguiu forte no comando do pelotão principal. Até Petit Ballon, Madouas, Pinot, Ciccone, Pidcock e Barguil conseguiram uma vantagem máxima de 1’30’’ sobre o grupo do Camisa Amarela. 5,5 km antes do cume, Pinot foi solo. Ele superou o Petit Ballon sozinho depois de ser muito comemorado por seus fãs em sua última etapa de montanha no Tour de France. No grupo do Camisa Amarela reduzido a dez ciclistas, Pogacar atacou pela primeira vez a 14km do final. O trio Pogacar-Vingegaard-Gall ultrapassou Pinot, que havia se juntado a Barguil e Pidcock, 3 km antes do cume de Platzerwasel e passou a disputar a vitória da etapa. Simon e Adam Yates alcançaram o trio líder a 5 km do fim. Isso ajudou Pogacar a vencer a etapa ao receber a ajuda de Adam Yates como líder, enquanto Simon Yates ultrapassou Rodriguez para chegar ao quarto lugar Geral.

Pogacar cumprimenta Vingegaard após sua vitória

→ Onde assistir ao Tour de France 2023?

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

ETAPA 21

SAINT-QUENTIN-EN-YVELINES > PARIS CHAMPS-ÉLYSÉES
115,1 km / Plano

Os candidatos ao último buquê da corrida terão que estar em forma olímpica em um percurso projetado em homenagem aos Jogos de Paris de 2024, durante os quais os eventos de todas as disciplinas do ciclismo serão realizados principalmente em Yvelines. Os velocistas vão procurar se testar na vertiginosa arena que é a Champs-Élysées.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram