Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) são os dois principais vencedores após um duro confronto na etapa 20 da Vuelta 22. O escalador Equatoriano atacou no início da etapa para perseguir sua vitória na terceira etapa alguns segundos à frente dos contendores da GC, depois de uma batalha pelos cumes da Serra de Guadarrama. A jovem estrela Belga respondeu a todos os ataques para manter a La Roja na véspera da etapa final. Suas lágrimas depois de cruzar a linha mostraram a magnitude desse momento para ele e para os Belgas, 44 anos após sua última vitória em um Grand Tour (Johan De Muynck no Giro 1978). No domingo, os ciclistas desfilarão em Madrid, onde serão coroados os vencedores finais da La Vuelta 22. E Evenepoel está prestes a se tornar o vencedor mais jovem da corrida em mais de meio século.

O confronto final de La Vuelta 22 levou os ciclistas para a Sierra de Guadarrama com cinco grandes subidas somando 3.840m de altitude no caminho para Puerto de Navacerrada. Os 134 finalistas da etapa 19 partiram de Moralzarzal para enfrentar subidas icônicas que viram Fabio Aru derrubar Tom Dumoulin em 2015.

Uma batalha total desde o início

As últimas subidas inspiraram os atacantes às vésperas da chegada a Madrid. Clément Champoussin (AG2R Citroën), Ruben Fernandez (Cofidis), Xandro Meurisse, Robert Stannard (Alpecin-Deceuninck), Dani Navarro (Burgos-BH), Joan Bou (Euskaltel-Euskadi) e Simon Guglielmi (Arkea Samsic) foram os primeiros ciclistas que realmente formaram a fuga, após 11 km de batalhas.

A Quick-Step Alpha Vinyl de Remco Evenepoel estava disposta a deixá-los ir, mas uma batalha total foi lançada na cat-1 do Puerto de Navacerrada, 25 km da etapa. No cume, Fernandez, Meurisse, Stannard, Navarro e Guglielmi estavam 40’’ à frente de um grupo de perseguição liderado por Richard Carapaz (Ineos Grenadiers). Ciclistas como Alejandro Valverde (Movistar) e Louis Meintjes (Intermarché-Wanty-Gobert) também estavam em movimento. Alguns dias após seu acidente, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) foi dispensado.

Um ritmo implacável

Marc Soler (UAE Team Emirates) preencheu a lacuna para a frente da corrida na descida seguinte. No vale, o Espanhol continuou empurrando com Stannard enquanto o resto dos líderes recuava para um grupo de perseguição com 24 ciclistas. O pelotão deixou a diferença aumentar para 6’.

Bora-Hansgrohe reagiu quando Louis Meintjes ameaçou a posição de Jai Hindley no Top 10. Na subida seguinte, na cat-2 Puerto de Navafria (cume no km 92,8), Thibaut Pinot saiu em perseguição. Gino Mäder (Bahrain Victorious) e Gregor Muhlberger (Movistar) se juntaram a ele. Eles chegaram à frente da corrida com 68km pela frente. O grupo de perseguição perdeu por 1’10’’ e o pelotão por 5’.

Os atacantes se reuniram na cat-2 do Puerto de Canencia (km 126,8). Na penúltima subida da Vuelta, de cat-1 Puerto de la Morcuera (km 143,7), três ciclistas saíram na frente: Carapaz, Meintjes e Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe). A Movistar subiu e Enric Mas atacou nos últimos 4 km de subida, mas seus rivais da GC responderam.

Carapaz voa, responde Evenepoel

O trio líder enfrentou a subida final, de cat-1 no Puerto de Cotos (km 174,3), com uma diferença de 45’’ para um grupo de perseguição de 7 homens com Valverde. Soler puxou o grupo GC com um intervalo de 1’25’’.

Carapaz e Higuita partiram a 9km do cume. Miguel Angel Lopez (Astana Qazaqstan) foi o ciclista mais agressivo do grupo GC, mas Juan Ayuso (UAE Team Emirates) defendeu o pódio.

Carapaz atacou pouco antes do cume. Ele derrubou Higuita e eventualmente segurou Thymen Arensman (Team DSM) por alguns segundos (+8’’). Os candidatos da GC terminaram juntos, exceto Rodriguez e Evenepoel praticamente selando a vitória geral.

→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha

Fonte: La Vuelta
Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli



PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 11.09.2022

ETAPA 21

Las Rozas > Madrid. Paisaje de la Luz

96,7 km – Plano

A Vuelta regressa a Madrid. Um percurso conhecido pelas principais artérias da capital, apreciado pelo pelotão como um prêmio em si. É um dia de sorrisos e comemorações. Em termos esportivos, espera-se um sprint até a linha de chegada, onde será coroado o vencedor da La Vuelta 2022.

Onde assistir a Vuelta da Espanha?

Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossas redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte mais bonito do mundo.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram