Depois da etapa quase sonolenta de ontem, salva claro, pelo belo e emocionante sprint de Fabio Jakobsen, a chegada ao Alto de Velefique com 188 Km e mais de 4700m de ganho de elevação, prometia trazer a toda a emoção que talvez tenha faltado no dia anterior e cumpriu o prometido.

Com uma vitória soberba da fuga do italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), a dura nona etapa da Vuelta a España, teve Primož Roglič (Jumbo-Visma) chegando em segundo e ampliando a sua liderança na Classificação Geral e Enric Mas (Movistar) fechando o pódio em terceiro.

Ataque de longe e segunda vitória em GTs

A fuga saiu tardia, mas em última análise, foi heróica. O pelotão voou na primeira hora percorrendo 50 km e assim, não foi fácil para os ciclistas que buscavam a fuga, conseguir a autorização do pelotão para fugir, mas o panorama começou a mudar na primeira subida do dia, no Alto de Cuatro Vientos, onde o grupo acabou se dividindo em dois.

Na segunda montanha, em Collado Venta Luisa, uma fuga com 11 homens se formou, mas sem perigo para a Geral e incluía Damiano Caruso, o gregário de luxo Mikel Landa (Bahrain Victorious), além de outros escaladores como Bardet (DSM), Elissonde (Trek Segafredo) e Majka (UAE). Mas com 70 km pro final, Caruso arriscou a sua jogada e se descolou do grupo e conseguiu manter a dianteira até o topo do Filabres. De lá, desceu sozinho em direção a subida final no Alto de Velefique, conhecido também como o ‘Stelvio Espanhol’.

As belas paisagens balanceavam com o aumento da tensão. Será que Caruso iria conseguir manter a dianteira até o alto da meta? Era o momento da verdade e Caruso sabia disso. Lá atrás, os favoritos jogavam suas cartas. Yates, Superman López, Mas, Bernal…estavam todos juntos! Yates se apresenta pro jogo e ataca duas vezes, mas Roglič responde sem muito esforço e de maneira impressionante.

Com 5 km pro final, Enric Mas junta-se ao Esloveno e toma a frente, que segue na sua roda e os dois deixam os outros para trás. Marcando o Espanhol, Roglič, como sempre, atacou nos metros finais e garantiu assim o segundo lugar na etapa.

Roglic ataca para cima de Enric Mas para chegar em segundo na Etapa 9 (Luis Angel Gomez / Photogomezspo)

Caruso que foi capaz de resistir à aproximação do grupo, cruzou a meta com mãos na cabeça e ganhando a sua segunda vitória de etapa em um Grand Tour na temporada. A sua primeira foi na penúltima etapa do Giro d’Italia deste ano que lhe garantiu o segundo lugar na Geral da grande volta italiana. Para coroar a sua bela exibição de hoje, o Italiano termina a primeira semana da Vuelta vestido na Camisa de Rei da Montanha.

Damiano Caruso vence a Etapa 9 na Vuelta (Luis Angel Gomez / Photogomezspo)

Na disputa pela Geral, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) perdeu mais de um minuto para Roglič, e o vice-campeão do ano passado, Richard Caparaz mais de oito. Enric Mas está em segundo lugar, com 28” atrás de Roglič e o seu companheiro de equipe da Movistar, Miguel Ángel López está 1’21” atrás. Bernal está em quinto, com 1’52”, Yates em sexto, perdendo por 2’07” e o Australiano Jack Haig (Bahrain Vctorious) em quarto, com 1’42” atrás de Roglič.

Amanhã é dia de descanso e a Vuelta volta na Terça-Feira (24) com a Etapa 10.

Próxima Etapa 10

Roquetas de Mar > Rincón de la Victoria
189 km – Média montanha (2350 m)

Palco totalmente plano, exceto na reta final. Se uma separação bem-sucedida ocorrer, isso fará com que as equipes dos líderes e velocistas trabalhem duro. O desfiladeiro de Almáchar (uma subida de 2ª categoria) está localizado 15 km antes do final da etapa e fará com que os pilotos desçam muito rapidamente em direção à linha de chegada em Rincón de la Victoria.

Acompanhe o ReviraVuelta

Você pode ouvir e seguir a corrida com a gente via Twitter Spaces no nosso #REVIRAVUELTA. Diariamente, a partir das 12:15h (Brasília), 16:15h (Lisboa) ou 17:15h (CET), você acompanha os quilômetros finais do dia com um breve bate-papo pós-etapa, trazendo o melhor do que rolou. O programa que é como uma sala de áudio onde todo mundo pode entrar para ouvir e conta com a narração e moderação do Junimba Simões e as análises do Allan Almeida pelo BikeBlz e ainda do Davide Gomes e do Tiago Ferreira do Portuguese Cycling Magazine, sempre em bom e claro português do mundo. Confira!

Onde assistir a Vuelta a España →

Acompanhe tudo sobre a Vuelta de España 2021 no BikeBlz →

Hastags da prova: #LaVuelta21, #BikeBlz


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook

Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

 

Instagram