A chegada no topo da montanha do Grand Colombier deu as boas-vindas à segunda vitória da etapa do Tour de France para Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) após a etapa 17 em 2020, a sétima para ciclistas poloneses na história, depois de Zenon Jaskula, Rafal Majka e Maciej Bodnar também. O ciclista da Ineos Grenadiers ficou longe da fuga inicial para vencer sozinho antes do ex-companheiro de fuga Maxim Van Gils (Lotto–Dstny), enquanto Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) manteve sua liderança geral por nove segundos.

Muitos ataques antes da consolidação da fuga com 19 ciclistas

A largada da etapa 13 foi para 167 ciclistas. Depois de muitas tentativas infrutíferas, 19 ciclistas assumiram a liderança após 26 km de corrida: Quentin Pacher (Groupama-FDJ) que iniciou esta jogada alguns quilômetros antes, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Alberto Bettiol, James Shaw (EF Education-EasyPost), Kasper Asgreen (Soudal-Quick Step), Matej Mohoric, Fred Wright (Bahrain Victorious), Jasper Stuyven (Lidl-Trek), Adrien Petit, Mike Teunissen, Georg Zimmerman (Intermarché-Circus-Wanty), Nelson Oliveira (Movistar), Hugo Houle (Israel-PremierTech), Luca Mozzato (Arkea-Samsic), Maxim Van Gils (Lotto-Dstny), Cees Bol, Harold Tejada (Astana), Anthon Charmig (Uno-X), Pierre Latour (TotalEnergies). A equipe UAE foi pronta para definir o ritmo do pelotão. A diferença de tempo era de 2’25’’ com 60km pela frente.

A fuga do dia

Pacher sozinho na montanha, então Kwiato

Teunissen venceu o sprint intermediário em Hauteville-Lompnès (km 87,3). Matteo Trentin, Mikkel Bjerg e Vegard Stake Laengen continuaram a fazer todo o trabalho na liderança do pelotão para a UAE. Bol foi o primeiro ciclista a ficar para trás, seguido por Petit, que lutou muito para tentar passar. Latour, que terminou em segundo no Puy de Dôme, não conseguiu manter o ritmo em uma descida com 35 km restantes. O déficit do pelotão era de 3’55’’ no início dos 17,4km de subida ao Grand Colombier. Pacher afastou-se do grupo da frente 16 km antes do cume. Tejada, Van Gils e Shaw o trouxeram de volta faltando 12,8 km. Kwiatkowski os revisou e continuou indo sozinho um quilômetro adiante.

Público atento

Pogacar ataca com 400 m do fim

Kwiatkowski tinha 3’15’’ de vantagem sobre o pelotão a 10km do fim. Foi reduzido para 2’20’’ na marca dos 5km restantes. Adam Yates acelerou com 3 km restantes e dividiu o grupo de 15 do Camisa Amarela em pedaços. Vingegaard manteve-se vigilante e Kwiatkowski lidou com a força que manteve para se manter à frente e vencer 47 segundos antes de Van Gils, o único outro ciclista fugitivo que se defendeu de Pogacar. O Esloveno atacou pouco antes dos 400m para ir à tabuleta. Ele conseguiu ganhar 4” em Vingegaard mais 4” de bônus de tempo por terminar em terceiro.

Tiro o chapéu para a fuga por chegar ao final. Michal Kwiatkowski foi super forte hoje. Quanto a nós, foi um dia de sucesso, pois recuperamos alguns segundos. O Tour ainda é longo e estamos em uma boa situação. Estamos indo dia após dia, olhando para esse tipo de oportunidade para recuperar alguns segundos. Foi um desempenho muito bom da equipe. Todos podem ter muita confiança e motivação a partir de hoje. Mesmo que não tenhamos vencido a etapa, ainda assim foi uma vitória na batalha pela Camisa Amarela.” – Tadej Pogacar

O Dia da Bastilha foi festejado pelo pelotão

 

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 15.07.2023

ETAPA 14

ANNEMASSE > MORZINE LES PORTES DU SOLEIL
151,8 km / Alta montanha (4282 m)

É improvável que os ciclistas apreciem a vista do Lago de Genebra no início da etapa, já que os 4.200 metros de subida estarão na mente de todos, e especialmente as subidas das passagens Ramaz e Joux Plane. Todos também saberão que precisarão mostrar alguma habilidade real na descida para Morzine para reivindicar a vitória

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram