Mais um grande dia de escalada nas estradas da Vuelta 23 levou a outra grande ofensiva de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). A estrela Belga se separou cedo e foi o primeiro nas quatro primeiras subidas do dia até alcançar a vitória solo no topo do Puerto de La Cruz de Linares, após 179 km de cansativos quilômetros na etapa 18. Evenepoel conquistou sua 5ª vitória de etapa em La Vuelta, a terceira este ano, quase garante a Camisa de Bolinhas, pois só precisa chegar a Madrid sem incidentes para vencer a competição KOM. Entre os contenders da GC, Jumbo-Visma controlou os ataques e Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve a La Roja.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha

Mais escaladas nas Astúrias! No dia seguinte ao icônico Angliru, o pelotão da La Vuelta enfrentou uma chegada ao cume sem precedentes em La Cruz de Linares, no final de um dia repleto de escaladas.

Evenepoel protege as bolinhas

Os atacantes partiram de bandeira. Após 18 km de batalha, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Lewis Askey (Groupama-FDJ), Nico Denz (Bora-Hansgrohe), Jarrad Drizners, Andreas Kron (Lotto Dstny), Andrea Piccolo ( EF Education-EasyPost), Imanol Erviti (Movistar), Max Poole (DSM-Firmenich), Hugo Hofstetter (Arkéa Samsic) e Paul Ourselin (Total Energies) juntam-se a Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Julien Bernard (Lidl-Trek) e Lorenzo Germani (Grupama-FDJ) na frente.

A fuga do dia

A diferença aumentou rapidamente, até 10’20’’ nas primeiras encostas de cat-1 no Puerto de San Lorenzo (9,9km a 8,6%). Remco Evenepoel liderou o caminho para o cume e praticamente sela a competição KOM. Ele precisa chegar a Madrid sem incidentes para se tornar o segundo Belga a ganhar a Camisa de Bolinhas na história da La Vuelta, depois de Thomas De Gendt em 2018.

Evenepoel lidera, Vingegaard ajuda

Evenepoel aumentou a aposta no curto mas íngreme Alto de Tenebredo (3,4 km a 9,5%). Apenas Caruso, Poole, Kron, Ourselin e Bernal conseguiram seguí-lo nestas encostas. Piccolo e Bernard voltaram à descida. No cume, a diferença para o grupo era de até 11’40’’.

Remco ganha a terceira

Na primeira subida do Puerto de La Cruz de Linares (8,3 km a 8,6% com inclinações de até 16%), Evenepoel, Caruso e Poole rapidamente derrubaram seus rivais separatistas. E o Campeão Belga foi sozinho faltando 4km para o cume e 29km para a chegada. Ao cruzarem a meta pela primeira vez, Poole perdeu por 1’35’’ e Caruso por 1’50’’.

Entre os candidatos a GC, Mikel Landa (Bahrain Victorious) atacou duas vezes nos 5 quilômetros finais. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) também se moveu sob a bandeira de 1 km a percorrer. Mas Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) controlou Sepp Kuss, que mantém a La Roja.

Sepp Kuss segue de Vermelho

O coração em jogo era para Oumi, minha esposa. Essa vitória era para ela. Me senti o mais forte do grupo, não precisei perder tempo e só tive que ir. As pernas estavam super boas hoje, um pouco como na etapa 14. É uma etapa incrível para vencer novamente. Eu queria perseguir os pontos [KOM] para minha camisa, ganhei todos os pontos e depois minha vitória na terceira etapa, é incrível terminar La Vuelta assim . Depois do meu dia de folga em Formigal e Tourmalet, só tive que virar a página e partir para as etapas. Ganhei três das etapas mais bonitas desta Vuelta e levo a Camisa da Montanha. Foi uma Vuelta incrível, apesar do GC o plano não deu certo. Acho que podemos estar muito orgulhosos. Terminar com uma sensação tão boa e com essas pernas mostra que ainda estou melhorando e só tive uma semana ruim na segunda semana. Devíamos apenas ficar felizes e orgulhosos.” – Remco Evenepoel 

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 15.09.2023

ETAPA 19

La Bañeza > Íscar

177,5 km / Plano

Etapa plana com provável sprint até a linha de chegada e a penúltima oportunidade para os pilotos mais rápidos do pelotão obterem uma vitória na etapa. O vento, caso apareça, poderá ser a única complicação para desafiar os pilotos, que sem dúvida estarão extremamente cansados a esta altura.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram