Tal como fizeram no Tourmalet, o Jumbo-Visma dominou o Altu de l’Angliru com Primoz Roglic a vencer à frente de Jonas Vingegaard e Sepp Kuss. O Dinamarquês igualou o ritmo do Esloveno mas o líder Americano, no seu 29º aniversário, perdeu 19” na linha e ainda lidera a Classificação Geral, mas Vingegaard aproximou-se muito mais (+8”) e Roglic (+1’08”) também fez sentir a sua presença. Com a 12ª vitória na etapa de La Vuelta, o Esloveno juntou-se a Alejandro Valverde como o 9º melhor marcador da história da prova. Mikel Landa (Bahrain Victorious) ficou em 4º lugar em um dia animado por Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). Juan Ayuso (UAE Team Emirates) continua em 4º lugar geral, com uma diferença de 4 minutos.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha

Foi o dia do Angliru! O pelotão de La Vuelta 23 enfrentou as subidas das Astúrias com uma mítica chegada ao cume após duas subidas de cat-1 (Colladiella e Cordal) no percurso. Lendas foram feitas nessas estradas. E isso inspirou muitos atacantes.

Sepp Kuss segue de vermelho no dia do seu aniversário e do Angliru na Vuelta

Evenepoel e Soler em movimento inicial

Como é habitual nas últimas etapas de montanha, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) esteve muito ativo na estrada. Mas foi uma batalha difícil pela fuga. A estrela Belga encontrou a sua oportunidade após 45 quilômetros de batalha, partindo do grupo para se juntar aos atacantes anteriores na frente.

Os fugitivos percorrem 49,5 quilômetros na primeira hora de corrida e voaram em direção à primeira subida do dia, o de cat-1 do Alto de la Colladiella (7,8 km a 7,1%). Evenepoel e seu companheiro de equipe Mattia Cattaneo derrubaram todo mundo.

Marc Soler (UAE) saiu  em sua perseguição. Ele seguiu por 1’ no cume (48,6km para o final) enquanto a Jumbo-Visma controlava a diferença por volta de 2’30’’.

Roglic tem a sua vez

Evenepoel e Cattaneo continuavam avançando no vale. O Italiano deu um passo para o lado no final da subida de cat-1 do Alto del Cordal (5,4 km a 9,2%) e o Belga seguiu sozinho. Bahrein-Victorious aumentava a aposta. No cume, Soler seguiu por 2’15’’ e o grupo por 2’20’’. O Espanhol foi apanhado na descida em direção à subida do Angliru (12,4km a 9,8% com vários troços acima dos 20%).

A diferença na parte inferior caiu para 1’23”. Evenepoel foi pego faltando 6 km e Wout Poels (Bahrain Victorious) aumentou a aposta. Apenas cinco pilotos conseguiram segui-lo nos últimos 5 quilômetros de subida: os seus companheiros de equipe Mikel Landa e Santiago Buitrago, e o power trio da Jumbo-Visma, Sepp Kuss, Jonas Vingegaard e Primoz Roglic.

Roglic atacou a 3 quilômetros do fim. Vingegaard e Kuss se juntaram a ele, mas o escalador Americano vacilou nos últimos 2 quilômetros e perdeu 19” na linha.

Sempre sinto que envelhecendo você fica um pouco melhor. Foi um resultado muito melhor do que da última vez [perder La Roja no Angliru em 2020]. Tão difícil e tão íngreme… Eu fiz meu próprio ritmo e a subida fez a diferença. Deixei a [Bahrain Victorious] andar, eles estavam indo rápido o suficiente, e no momento em que senti que o ritmo estava diminuindo um pouco, fui em frente e fiz meu próprio ritmo até o topo. Falei com Sepp Kuss. Sei que é uma sensação estranha, mas em uma subida tão íngreme, todo mundo vai o mais rápido possível e então vemos. Eu disse a ele: ‘Continue lutando, continue acreditando em você e vai conseguir’.” – Primoz Roglic

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Quinta, 14.09.2023

ETAPA 18

Pola de Allande > La Cruz de Linares

179 km / Alta montanha (4627 m)

Cruz de Linares é mais um passo de montanha inédito da La Vuelta 2023. Nesta ocasião, porém, haverá duas subidas. É um novo e difícil passo de montanha que poderá surpreender alguns dos pilotos, sobretudo tendo em conta o cansaço após a chegada a Angliru. As equipes que se sentem fortes o suficiente podem planejar estratégias para tirar o líder do primeiro lugar.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram