Primeiro sprint da La Vuelta 23, primeiro sucesso do foguete australiano Kaden Groves! O velocista de Alpecin-Deceuninck dominou uma final complicada nas ruas de Tarragona para conquistar sua terceira vitória no Grand Tour, a segunda em La Vuelta, e sua quarta vitória na área, após três vitórias em etapas na Volta a Catalunya. Juan Sebastian Molano (UAE Team Emirates) tentou antecipar a subida, mas Groves o seguiu e ultrapassou-o na linha. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) manteve La Roja que reivindicou em Andorra. Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny) pega as bolinhas e faz história como o primeiro líder argentino de um Grand Tour em pé.

No dia seguinte ao primeiro confronto de montanha da La Vuelta 23, o pelotão regressa à Catalunha e à beira-mar, com 184,6 km de corrida até Tarragona.

Três pilotos atacam assim que a corrida começa. Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny), em busca de pontos KOM para reivindicar por direito a camisa de bolinhas que usa emprestada de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), é acompanhado na frente por Ander Okamika (Burgos-BH) e David González (Caja Rural-Seguros RGA).

Sepúlveda faz história

Os três líderes abrem rapidamente um intervalo de 2’20’’. Mas Alpecin-Deceuninck de Kaden Groves e DSM-Firmenich de Alberto Dainese também reagem rapidamente para controlar a diferença em cerca de 2 minutos.

A intensidade aumenta no pelotão antes das duas subidas do dia, as subidas cat-3 até Alto de Belltall (a ser alcançado a 53,8 km do final) e Coll de Villa (30,6 km). A diferença caiu para 1’20” como o ponto mais baixo da primeira subida. Sepulveda leva 3 pontos KOM no cume.

A diferença cai para 30” na subida seguinte, mas Sepulveda ainda leva mais 3 pontos KOM para selar a camisa de bolinhas. Ele faz história como o primeiro argentino a liderar um Grand Tour (seu compatriota Bruno Sivilotti venceu a etapa 1a de La Vuelta em 1966, mas na época ele pilotava como italiano, antes de se tornar argentino).

Coquard cai, Groves aumenta

Sepulveda é pego faltando 22 km, enquanto Okamika e Gonzalez continuam avançando com uma diferença mínima. Eles são pegos a 19 km do final. A tensão aumenta no grupo e uma dúzia de pilotos sobem ao convés nos últimos 5 quilômetros, incluindo Bryan Coquard (Cofidis) e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious).

Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) perde uma curva enquanto tenta antecipar a subida. Juan Sebastian Molano (UAE Team Emirates) abre de longe, mas ninguém resiste a Kaden Groves.

Foi um dia muito difícil, com apenas a DSM e nós mesmos controlando. Tivemos que usar dois caras para controlar a fuga e isso consumiu muita energia, mas minha equipe foi fantástica hoje, super agressiva e sempre chegamos na hora certa. Isso valeu a pena com uma vitória. Foi uma curva super apertada. Marijn van den Berg e meu companheiro de equipe Robbe Ghys acabaram saindo de lado e caindo e tivemos uma grande diferença com Sebastian Molano e eu. Sebastian saiu de longe, com 350 m pro fim. Fui paciente e forte o suficiente para ultrapassá-lo nos últimos 100m. Estava confiante porque ele liderou nos 350 m e uma finalização como essa é super difícil. Achei que ele teria que estar em um dia muito bom para me vencer. Estou muito feliz. Foi um bom ano com uma vitória de etapa no Giro e agora outra na Vuelta bem cedo. Espero que não seja a última. É uma sensação muito boa vestir a Camisa Verde. Com certeza sempre pensamos nisso, mas a prioridade era vencer uma etapa, nem disputei o sprint intermediário para focar tudo no final e acho que isso ajudou. Amanhã, no papel, deve ser um pouco mais difícil, mas vou tentar ver como vai ser e espero que possamos vencer novamente.” – Kaden Groves

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 30.08.2023

ETAPA 5

Morella > Burriana

186,5 km / Média montanha (2395 m)

Um sprint final é esperado nesta fase. O único desafio de montanha do dia acontecerá a 50 quilômetros da linha de chegada. Embora as fugas sejam possíveis, elas podem não ocorrer necessariamente na primeira semana de corrida. Os pilotos ainda terão quase toda a energia e os velocistas vão querer aproveitar ao máximo este tempo antes que a corrida se torne muito mais difícil.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram