Andreas Kron (Lotto Dstny) aproveitou ao máximo seu punch e a icônica subida de Montjuic para ir solo até a vitória no final da etapa 2 da La Vuelta 2023. O Dinamarquês atacou faltando 4 quilômetros para o fim e ninguém conseguiu acompanhá-lo. Já vencedor de uma etapa na Volta a Catalunya 2021, ele finalmente conquistou sua primeira vitória no Grand Tour com uma vantagem de 7” sobre Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), o homem mais rápido do grupo da perseguição. Devido às chuvas que caíram sobre Barcelona, ​​os tempos para a Classificação Geral foram marcados com 9 quilômetros para o final. Parte da fuga inicial, Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost) ainda estava na frente naquele momento – o Italiano de 22 anos tira a La Roja de seu jovem compatriota Lorenzo Milesi (DSM-Firmenich), que sofreu uma queda anteriormente na etapa.

A corrida começou em condições muito úmidas e com fortes chuvas na zona de Barcelona, ​​tanto que a largada propriamente dita foi adiada em 800 metros enquanto ficou estabelecido que os tempos da Classificação Geral seriam marcados com 9 quilómetros antes da chegada.

As condições não pararam os atacantes, que imediatamente encontram um terreno adequado para lutar quando a corrida começou com a subida cat-3 até o Coll de Sant Bartomeu. Javier Romo (Astana Qazaqstan) conquistou os primeiros pontos KOM, à frente de Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) e Matteo Sobrero (Jayco AlUla). Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost) e Jetse Bol (Burgos-BH) juntaram-se a eles para fazer uma fuga de 5 homens.

Atacantes lutam pelos pontos KOM, controle DSM-Firmenich

A DSM-Firmenich de Lorenzo Milesi liderava o grupo. A diferença atingiu um máximo de 3’24’’ no km 30 e caiu para 1’30’’ no topo da subida cat-2 do Coll d’Estenalles (km 66,3). Sobrero foi o primeiro no topo, elevando sua contagem para 6 pontos. Romo estava empatado com ele, mas o rouleur italiano estava em vantagem, já que foi o primeiro na subida cat-2, enquanto o Espanhol dominou a subida cat-3.

A DSM-Firmenich continuava controlando a situação na descida e no vale em direção a Barcelona. Jason Osborne (Alpecin-Deceuninck) os apoiava enquanto alguns favoritos (Evenepoel, Thomas, Vingegaard…) foram momentaneamente descartados devido à falha mecânica.

Um final intenso coroa Kron

A intensidade aumentou nos últimos 40 quilómetros. A DSM-Firmenich se esforçava para defender suas posições na CG. Infelizmente, o garoto-prodígio britânico Oscar Onley caiu fora da corrida e Lorenzo Milesi também caiu atrás. O jovem Italiano continuava andando com sangue no cotovelo esquerdo.

Enquanto os seus companheiros de fuga foram derrubados, Piccolo (o melhor classificado na GC entre os atacantes, com uma vantagem de 6”) e Romo (perdendo por 17”) alcançaram a marca de 9 km restantes com uma vantagem de 18”. A Groupama-FDJ então trouxe o pelotão até eles com 8 km pela frente.

Andreas Kron (Lotto Dstny) atacou nas rampas mais íngremes da subida do Montjuic (0,9km a 9,4%) e ninguém conseguiu seguir o puncheur Dinamarquês, que venceu sozinho à frente de Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), o homem mais rápido do grupo da perseguição. Enquanto isso, Piccolo chegou com segurança ao final e assumiu a La Roja como o novo líder geral antes da primeira etapa de montanha da La Vuelta 23, na segunda-feira em Andorra.

“Foi um dia muito difícil. Já esta manhã, acreditei que poderia vencer nessas estradas molhadas. Tive um ano difícil, especialmente depois dos clássicos da primavera, então voltar e conquistar minha primeira vitória no Grand Tour significa muito. Eu disse a mim mesmo, se eu ganhasse uma etapa do Grand Tour, a dedicaria à minha mãe, que faleceu, mas isso pode esperar. Isto é para Tijl de Decker e para a equipe, que está passando por momentos muito difíceis. – Andreas Kron 

Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost) o novo Camisa Vermelha

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Segunda, 28.08.2023

ETAPA 3

Súria > Arinsal. Andorra

158,5 km / Alta montanha (3472 m)

A primeira etapa de montanha da edição. A entrada em Andorra é marcada por um território em declive ascendente, primeiro em direção a Canillo e depois em direção a Coll d’Ordino. A subida final até Arinsal pode marcar as primeiras diferenças entre os pilotos na classificação geral, sobretudo se algum deles não chegar em óptimas condições após os primeiros dias de competição.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram