Demi Vollering, da SD Worx, venceu a 5ª etapa da La Vuelta Femenina pelo Carrefour.es ao ser a mais forte na subida e superando suas adversárias na subida final ao Mirador de Peñas Llanas em Riaza. A Holandesa fez parte do grupo de 25 fortes atletas que foi formado à frente da corrida durante o Puerto de Navafria e superou Annemiek van Vleuten da Movistar Team e Ricarda Bauernfeind da Canyon//SRAM nos últimos dois quilômetros da etapa para reivindicar sua sexta vitória na temporada – e a Camisa Vermelha como novo líder do GC. O pelotão da Vuelta Femenina dirige-se agora para o Norte para disputar as duas últimas etapas na Cantábria e nas Astúrias, onde os Lagos de Covadonga encerram uma prova que se revela emocionante.
146 ciclistas largaram na 5ª etapa da Vuelta Feminina que percorreu 129,2 quilômetros entre La Cabrera e o Mirador de Peñas Llanas em Riaza. Quatro DNSs: Nina Kessler (Team Jayco AlUla), Roxane Fournier (St Michel-Mavic-Auber93), Sofia Collinelli (Israel Premier Tech-Roland) e Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa-Fundación Euskadi). Demorou 30 quilômetros para um grupo de seis sair. Sara Poidevin (EF Education-Tibco-SVB), Quinty Ton (Liv Racing – TeqFind), Simone Boilard (St Michel – Mavic – Auber93), Isabel Martín (Eneicat – CM Team), Adéle Normand (Massi – Tactic) e Susana Perez (Cantabria Deporte-Rio Miera) construiu uma pequena brecha, marcando 28” na base do Puerto de Navafria (cat 1, km 53,7).
Seleção na Navafria
Em Navafria, uma subida de 11,5 quilômetros com um gradiente médio de 5,8%, representou um dos desafios mais difíceis para as ciclistas participantes da La Vuelta Femenina. A FDJ-SUEZ assumiu o comando para pegar a frente e reduzir o grupo, reduzindo-o a 21 ciclistas: Annemiek van Vleuten (Movistar Team), Niahm Fisher-Black, Marlen Reusser, Demi Vollering (SD Worx), Gaia Realini, Amanda Spratt (Trek-Segafredo), Ricarda Bauernfeind, Elise Chabbey, Chloe Dygert (Canyon//SRAM), Loes Adegeest, Marta Cavalli, Evita Muzic (FDJ-SUEZ), Olivia Baril, Alena Ivanchenko, Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Juliette Labous, Esmee Peperkamp (Team DSM), Riejanne Markus (Jumbo-Visma), Kristen Faulkner, Ane Santesteban (Jayco-AlUla) e Mavi Garcia (Liv Racing-TeqFind). A Camisa Vermelha Marianne Vos (Jumbo-Visma) saiu da disputa e atravessou o cume de Puerto de Navafria (cat 1, km 53,7) 3’30 ”atrás do grupo da frente. Chabbey foi a primeira no topo da subida, fortalecendo sua posição como líder da classificação de Rainha da Montanha.
Perseguição malsucedida, mas ameaçadora, pelo grupo de camisas vermelhas
Após a descida em Navafria, Kasia Niewiadoma, Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM), Silvia Persico (UAE Team ADQ) e Elise Uijen (Team DSM) voltaram ao grupo da frente. Fisher-Black caiu a 35 quilômetros do fim e seguiu no grupo da Camisa Vermelha, onde a Movistar Team liderou as operações, enquanto o Team DSM, Canyon // SRAM e o UAE Team ADQ definiram o ritmo na liderança da corrida. A diferença entre o grupo da frente e o grupo perseguidor caiu para 50” com 15 quilômetros restantes.
Na subida final decisiva
Markus liderou o grupo da frente por Riaza, onde o grupo da Camisa Vermelha estava 28” atrás da líder da corrida. Realini marcou o ritmo na primeira metade da subida ao Mirador de Peñas Llanas em Riaza (cat 2). Vollering substituiu a italiana a 2 quilômetros do fim e reduziu ainda mais o número de mulheres na disputa para cinco: ela, Van Vleuten, Bauernfeind, Muzic e a já mencionada Realini. Van Vleuten tentou surpreender Vollering com um ataque lançado a 300 metros do fim, mas a ciclistas da SD Worx não se impressionou e ultrapassou o atual Campeã Mundial para conquistar uma vitória notável.
Demi Vollering no pódio
#Top10 Etapa 5 #LaVueltaFemenina pic.twitter.com/RSjzY7HUDO
— BikeBlz (@BikeBlz) May 5, 2023
#GC após 5 etapas #LaVueltaFemeninaByCarrefourES pic.twitter.com/ZDWzcQSl57
— BikeBlz (@BikeBlz) May 5, 2023
Fonte: La Vuelta Feminina
Fotos: ASO
PRÓXIMA ETAPA
Sábado, 06.05.2023
ETAPA 6
Castro-Urdiales > Laredo
106,1 km / Média Montanha (1545 m)
O fim-de-semana vai começar com uma etapa de média montanha, com duas subidas de 2ª categoria na parte final, e um perfil muito semelhante ao da segunda etapa da edição passada. Espera-se que as favoritas trabalhem duro hoje, com um sprint reduzido decisivo até a linha de chegada.
Onde assistir La Vuelta Feminina?
ESPN 3/Star +
ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.
RTVE
A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.
GCN+
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
Velogames
A La Vuelta Feminina tem o seu Velogames e você pode se divertir com a gente! Montnado o seu time para o melhor Fantasy Games de Ciclismo, participar da nossa Liga BikeBlz e ainda vestir a nossa camisa > Liga BikeBlz #372551612
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre a La Vuelta Feminina no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.