Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) teve um desempenho impressionante e visivelmente emocionante na etapa 4 da Critérium du Dauphiné 2023. Um contrarrelógio individual que o levou a vencer Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma). O Dinamarquês vencedor da Volta a França 2022 teve a melhor largada, mas o seu compatriota mais jovem, foi cada vez mais forte à medida que os quilómetros iam passando, até fixar o melhor tempo na chegada: 37’28” para percorrer 31,1km (49,8km/ h), 12” à frente de Vingegaard e 27” à frente de Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step). Christophe Laporte (Jumbo-Visma) terminou em 21º (+1’50’’) e perdeu a Camisa de Líder para Bjerg, que conquista aos 24 anos a sua primeira vitória profissional, em linha com os três títulos como Campeão do Mundo Sub-23 ITT.
O sol nasceu para acompanhar os 140 ciclistas que se preparam para enfrentar um dos desafios mais importantes da Critérium du Dauphiné 2023: um contra-relógio de 31,1 km com 445 metros de elevação de Cours a Belmont-de-la-Loire.
Donavan Grondin (Arkéa Samsic) foi o primeiro ciclista a largar, com 13:41. Foi também o primeiro ciclista a chegar, mas Dylan van Baarle (Jumbo-Visma) fez logo melhor tempo (41’13’’). E foi rapidamente batido por Ryan Mullen (Bora-Hansgrohe) também, com o tempo de 39’23’’.
À medida que os especialistas aumentavam a aposta, os tempos diminuiam: 38’33” para Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), 38’30” para Nelson Oliveira (Movistar)… e 37’55” para Rémi Cavagna (Soudal-Quickstep). Ele poderia chegar a quatro vitórias francesas em quatro etapas? Sua impressionante referência permaneceu por muito tempo. Mas não até o fim…
Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) marcou 38’30”
Vingegaard começa forte, Bjerg termina mais forte
Tricampeão Mundial Sub-23 ITT, Mikel Bjerg (UAE Team Emirates) fez boa largada e aumentou o ritmo na segunda parte da corrida, tanto que colocou 27” atrás dele e de Cavagna, que tinha 9” à sua frente após 10,7 km. Com velocidade média de 49,8km/h, ele marcou como referência 37’28’’.
Rémi Cavagna marcou 37’28’’
Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi o mais rápido no primeiro ponto intermédio, 20’’ à frente de Bjerg. Mas o Campeão Dinamarquês do Tour de France 2022 acabou por conseguir o 2º melhor tempo, 12” atrás de Bjerg.
A corrida de Laporte em Amarelo e Azul chega ao fim
Depois disso, ninguém chegou perto de Bjerg, mas Fred Wright (Bahrain Victorious) fez o 4º melhor tempo (+34’’). Ben O’Connor (AG2R Citroën) foi o melhor entre os rivais de Vingegaard para a batalha da CG, perdendo 29” para o Dinamarquês. Adam Yates (UAE Team Emirates) seguiu de perto, com uma diferença de 45’’ para Vingegaard.
Mikkel Bjerg voou e venceu pela primeira vez no profissinal com 37’28” (49,8km/ h)
Já Christophe Laporte (Jumbo-Visma) fez o 21º melhor tempo, a 1m50” do vencedor do dia. Mikkel Bjerg não levou apenas a vitória da etapa, mas também a Camisa Amarela e Azul!
Christophe Laporte ficou apenas na 21ª colocação com 1m50” atrás
#Top10 Etapa 4 #Dauphiné pic.twitter.com/CONX59sp9O
— BikeBlz (@BikeBlz) June 7, 2023
#GC após 4 etapas #Dauphiné pic.twitter.com/KU26cgdZ1w
— BikeBlz (@BikeBlz) June 7, 2023
Fonte: Critérium du Dauphiné
Fotos: Billy Ceusters
PRÓXIMA ETAPA
Quinta, 08.06.2023
ETAPA 5
CORMORANCHE-SUR-SAÔNE > SALINS-LES-BAINS
191,5 km – Média montanha (2016 m)
Onde assistir o Critérium du Dauphiné?
ESPN 3/Star +
ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.
GCN+
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
Velogames
O Criterium du Dauphiné tem o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o Criterium du Dauphiné no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.