Foi inaugurado na semana passada em Amsterdam, um  estacionamento para bicicletas de frente a estação central da cidade. Até aí nenhuma novidade, estamos na Holanda, onde as bicicletas são parte da cultura local e reconhecidamente um exemplo quando o assunto é mobilidade, mas o novo estacionamento, com capacidade para 7000 bicicletas, é a primeira grande instalação de bicicletas do mundo a ser construída debaixo d’água.

Além disso, o estacionamento está equipado com várias conveniências. incluindo serviço de reparação de bicicletas e o reconhecimento de uma etiqueta RFID para bicicletas, que permite passar pelos portões do do estacionamento sem ter de fazer check-in e check-out. O estacionamento também é gratuito nas primeiras 24 horas e está ligado a linha do metrô, para que o viajante não tenha de sair a pé na chuva ou no frio. Além disso, o estacionamento funciona 24 horas por dia.

Construído no subsolo e sob a água, permitiu a criação de mais espaço de movimento para os viajantes e visitantes da estação e arredores. A Stationsplein, onde fica localizado e uma grande parte da Prins Hendrikkade foram completamente renovados no projeto. Os trilhos e paradas dos bondes também foram melhoradas, mais água foi adicionada e árvores extras foram plantadas e uma bela avenida também foi projetada no Jboulevard.

Projeto levou 10 anos de preparação

A realização foi precedida por mais de dez anos de preparação. A construção do estacionamento Stationsplein levou cerca de 4 anos. O município de Amsterdam foi o cliente. Além disso, o governo nacional e a Região de Transportes de Amsterdã financiaram em conjunto quase a metade. A ProRail contribuiu com o estacionamento do IJboulevard. A União Europeia também deu uma pequena contribuição para a renovação do ambiente da estação.

 

Instagram