Na 5ª etapa do Giro 2021, o percurso não deu margem a surpresas na parte inicial, prova totalmente plana, com 200m de altimetria acumulada em 170 quilômetros de extensão. As equipes dos velocistas controlaram bem e poucos atletas se arriscaram na fuga, a última que se formou, composta por Gabburo (CSF bardiani) e Pellaud(Androni), manteve-se até próximo da meta e receberam ainda a companhia de Gougeard(AG2R) cerca de 20 quilômetros para o fim.
A 15 quilômetros do fim porém, Pavel Sivakov(INEOS) sofreu um duro tombo e ficou para trás. O russo, em tese era um possível plano B para a equipe, caso Bernal tenha algum problema, mas tão perto da meta e com o pelotão acelerando absurdamente, não era possível deslocar ciclistas pra minimizar a perda de tempo e Sivakov somou mais atraso em relação aos favoritos da classificação geral.
ATUALIZAÇÃO: Segundo informações da INEOS Grenadiers, Pavel Sivakov sofreu uma fratura no ombro e não largará na etapa de amanhã.
À frente, a fuga resistia com três ciclistas, mas com apenas 10 segundos de vantagem e com o pelotão violentamente acelerando atrás, as chances de vitória para os escapados eram nulas.
Nos últimos 5 quilômetros o ritmo frenético em meio a curvas causou outro tombo duro envolvendo Mikel Landa, líder da Bahrein Victorious e Joe Dombrowski (UAE), vencedor da etapa de ontem e líder de montanha. Ambos colidiram com um agente de trânsito que sinalizava o caminho. O espanhol abandonou a prova com suspeita de fratura na clavícula e pulso, enquanto que o americano da UAE conseguiu lentamente terminar, 8 minutos após os vencedores.
A disputa pela etapa seguiu com a guerra pelo posicionamento dos trens de embalada. No quilômetro final, a Bora-hansgrohe de Peter Sagan saiu à frente, com Daniel Oss embalando o tricampeão do mundo, mas embaladores de Alpecin-Fenix e UAE entraram no meio dos dois, de maneira que, quando Daniel Oss largou, Sagan ficou preso atrás de Molano(UAE) – que olhava para trás em busca de seu líder Fernando Gaviria. Com a indecisão, a Cofidis lançou Elia Viviani. TimMerlier, mal posicionado ficou encaixotado atrás de Viviani e Caleb Ewan(Lotto) e teve um problema mecânico com a corrente.
Giácomo Nizzolo(Qhubeka) disparou pela esquerda enquanto Viviani tentava acompanhar, mas foi ultrapassado por Caleb Ewan, sem dúvidas o mais forte de todos, que surgiu como um foguete e furou a chegada de Nizzolo. O campeão europeu novamente terminou em segundo, porém vestiu a camisa Ciclamino como líder de pontos.
Em relação à Classificação geral, não tivemos mudanças além de Sivakov e Mikel Landa abandonando, o que significa que Alessandro De Marchi largará novamente amanhã de Rosa.
Allan Almeida é bom das ideias. É fã de ciclismo e de Nova Iguaçu. Pai do Bernardo, não perde um BBB.
PRÓXIMA ETAPA
Grotte di Frasassi > Ascoli Piceno (S.Giacomo) 161,1 Km / MÉDIA MONTANHA (3612 m)
A 6ª etapa inclui a subida mais longa da corrida até agora, o Colle San Giacomo com 15,5 km e tem uma inclinação de 6% antes da etapa terminar em Ascoli Piceno.
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.