É chegado o auge da temporada de Cyclocross, o Mundial. Em um ano atípico, com 15 rodadas de Copa do Mundo, ausência de Van Der Poel (Alpecin-Fenix), Elite e Sub 23 se confundindo no feminino e corridas eletrizantes, inclusive com novos cenários (Val di Sole), vimos a ascensão de alguns velhos conhecidos (Pidcock, Iserbyt, Denise Betsema), confirmação de promessas (Puck Pieterse, Blanka Vas, Vam Empel, Thybau Nys) e muito mais atenção para o esporte que o habitual. O Cyclocross chegou pra ficar e torna-se cada vez mais internacional (mas ainda com forte representação belga e holandesa).

O Mundial é uma bela oportunidade de trazer quem não acompanha o esporte para ver uma corrida que promete ser frenética, técnica, muito veloz e com boas surpresas. Quer convencer um “infiel” a dar uma chance ao CX? já manda o texto “Você tem um minuto para ouvir a palavra do Cyclocross?”, manda o link do ReviraCross e vamos acompanhar juntos a história sendo escrita.

Agora, vamos ao que você veio ver: tentativas de prever campeões e as expectativas para cada prova.

Lucinda Brand


Feminino Elite

Começo por essa que, creio, será a prova mais difícil de prever. As duas principais favoritas são, indiscutivelmente, Lucinda Brand e Marianne Vos, ambas holandesas. Kata Blanka Vas (Hungria) talvez seja o fator de desequilíbrio. A jovem-fenômeno ganhou uma Copa do Mundo em Overijse e frequentemente esteve no Top 5. A primeira metade da temporada foi mais bem-sucedida que a segunda, mas ela parece buscar um pico de forma na hora certa para disputar o título. Deve brigar pelo pódio com Clara Honsinger (EUA) que ficou em 2° lugar na etapa de Fayetteville e quer uma medalha correndo em casa. As chances da estadunidense aumentam pelas ausências de Annemarie Worst e Denise Betsema.

O título e a camisa arco-íris ficarão entre Brand e Vos. A atual campeã do mundo foi a força dominante na temporada, vencendo 17 das 27 corridas que disputou. 24 vezes no top 3 e atual campeã européia, também. Já Marianne Vos, busca o oitavo título mundial e venceu 5 em 9 provas na temporada, incluindo o campeonato holandês e a última corrida, Hoogerheide.

Marianne Vos tem o favoritismo da experiência e um sprint mais potente, mas acredito que Lucinda Brand está na melhor forma da carreira e sairá bicampeã de Fayetteville, especialmente se chover.

★★★ L. Brand, Vos
★★ Kata Blanka Vas
Clara Honsinger

Categorias Júnior Masculino e Feminino

As duas categorias que provavelmente serão as mais previsíveis. Do lado masculino, o favorito principal é David Haverdings (Holanda), que venceu 16 de 19 corridas que disputou. Os principais rivais são Aaron Dockx (Bélgica) e Nathan Smith (Reino Unido), mas estes devem brigar por prata e bronze.

Pelo lado feminino, a mesma tônica: Zoe Backstedt (Reino Unido) venceu todas as copas do mundo que disputou e ainda conseguiu excelentes resultados na elite, mesmo com idade de Júnior. Teve o fim de temporada atrapalhado pela Covid e talvez não chegue na melhor forma a este Mundial, porém está decidida, no entanto, a unificar os títulos de CX e estrada (que venceu em Flanders).

Quem está na fila pra tentar frustrar os planos dela é Leonie Bentveld (Holanda), que na ausência da adversária, dominou a categoria.

★★★ Haverdings (m) / Backstedt (f)
Smith, Dockx (m) / Leonie Bentveld (f)

Masculino Sub-23

Uma das categorias mais difíceis de prever. Mees Hendrikx (Holanda) venceu a classificação geral da Copa do Mundo e algumas provas, além de ir bem quando andou na Elite. Thybau Nys (Bélgica) tem um dos sobrenomes mais pesados da história do Cyclocross, venceu provas na virada do ano e é favorecido pelo tipo de circuito, principalmente com pista seca. Pim Ronhaar (Holanda) é o atual campeão e foi vice na classificação geral da Copa do Mundo, venceu em Namur, mas desde então, só subiu ao pódio uma vez, no GP Sven Nys. Ryan Kamp (Holanda) foi o campeão europeu porém, apesar de outros bons resultados, foi a única vitória dessa campanha. Cameron Mason (Reino Unido) venceu em Dendermonde e parece ter encontrado a melhor forma na hora certa. Pode surpreender.

★★★ Mees Hendrikx, Thybau Nys
★★ Cameron Mason
Ronhaar, Kamp

Feminino Sub-23

Uma das categorias mais disputadas e qualificadas de todo o Mundial, com uma geração que poderia estar na briga pelo título elite. As três favoritas, indiscutivelmente, são Puck Pieterse, Fem Van Empel e Shirin Van Anrooij. Obviamente, todas holandesas.

Puck Pieterse bateu na trave em diversas provas na elite, figurou no top 3 com frequência e chegou ao fim da classificação geral em 3° lugar. É uma das mais habilidosas ciclistas já vistas e em várias ocasiões fez as voltas mais rápidas nas provas.

Shirin van Anrooij esteve várias vezes sob o radar, mas conquistou o título Europeu Sub-23, venceu uma Jingle Cross nos Estados Unidos, em Iowa e ainda uma Hexia Cross Gullegem, na elite. Parece ter planejado toda a temporada para este momento e está voando.

Fem Van Empel defende o título e não apenas isso, conquistou 2 Copas do Mundo na elite, a estreante e estonteante Val di Sole (à frente de Marianne Vos) e Flamanville, onde venceu Pieterse. É uma das mais velozes na volta final e ao sprint. Portanto, se chover, acredito que favoreça a Pieterse, entretanto vejo Van Empel com mais chances, precisa apenas se segurar à roda e esperar o sprint para conquistar outra camisa arco-íris.

★★★ V. Empel
★★ Pieterse
Anrooij

Tom Pidcock


Masculino Elite

Finalmente, a categoria mais esperada, que foi dominada por dois gigantes e verá um campeão inédito pela primeira vez em quase dez anos. Óbvio que a ausência de Van Aert e Van der Poel será sentida. O holandês não foi força determinante nesta temporada, terminou até bem uma corrida mas nada além. As dores nas costas o tiraram do resto das disputas. Wout Van Aert por outro lado, era o principal favorito, pois venceu 9 de 10 corridas e com larga vantagem. Talvez o mais forte Van Aert já visto no Cyclocross, porém abdicou do Mundial para focar na estrada, uma transição que começou há alguns anos e parece irreversível.

Posto isso, os dignos favoritos são dois que se dedicaram ao CX e tem uma longa rivalidade. Eli Iserbyt (Bélgica) e Tom Pidcock (Reino Unido). Iserbyt se dedica exclusivamente ao esporte e fez uma temporada arrasadora, conquistando a geral da Copa do Mundo e 7 etapas, dominando o começo e vencendo a prova final. O meio de temporada foi um pouco abaixo, mas ele parece ter programado para a forma atingir um novo pico em Fayetteville.

Tom Pidcock retornou às provas em dezembro depois do Mundial de estrada e venceu onde Van Aert não estava, Hulst e Rucphen, mas voltou de um training camp pouco fora de ritmo. Um tombo lhe custou a chance de vencer em Hamme e não foi páreo para um fortíssimo Iserbyt em Hoogerheide. Com o tempo seco, tem tudo para vencer, nem que seja ao sprint. Iserbyt, por outro lado, pode ter ganhado a confiança que precisava para derrotar o rival de longa data e finalmente vestir o arco-íris.

Azarões são Lars Van der Haar (Holanda), Laurens Sweeck, Toon Aerts e Michael Vanthorenhout (todos belgas). Van der Haar foi surpreendente no Campeonato Europeu e os outros podem se beneficiar caso chova e a pista fique mais pesada, especialmente Vanthorenhout.

Algo me diz que este é o ano de Iserbyt. Veremos!

★★★ Iserbyt, Pidcock
★★ Vanthorenhout
Lars Van der Haar, Toon Aerts



Acompanhe o Mundial no ReviraCross no YouTube do BikeBlz

Nós aqui do BikeBlz teremos um SUPER FINAL DE SEMANA e gostaríamos de convidar você para não perder o nosso #ReviraCross histórico! Serão mais de 6 horas no ar para levar até você os nossos comentários AO VIVO do Mundial de Cyclocross de Fayetteville 2022. Pela primeira vez faremos uma super cobertura cobrindo as provas do Sábado (Sub23 Masculino e a Elite Feminina) e também do Domingo (Sub23 Feminina e a Elite Masculina) no nosso canal do YouTube.

A transmissão contará com a participação do nosso time de primeira com: Allan Almeida, Dri Nogueira, Davide Gomes e Junimba Simões que estarão no ar a partir das 15:50h (Brasília)/18:50h (Lisboa)/19:50h (CET) tanto no sábado, quanto no domingo para levar até você, fã de ciclismo, informações e comentários sobre o Mundial de Cyclocross que terão transmissão ao vivo pelo YouTube no Brasil e pela GCN+/Eurosport e Tiz Cycling para Portugal e o resto do mundo.

Acompanhe a corrida ao vivo no YouTube da UCI e ouça a nossa narração e comentários em português no #ReviraCross no YouTube do BikeBlz

Programação

Acompanhe a prova ouvindo o #ReviraCross no BikeBlz.
Veja e/ou ouça os nossos comentários em português no YouTube do BikeBlz. No seu celular ou computador, abra uma nova aba e acesse o YouTube do BikeBlz. No horário marcado, a partir das 15:50h (BRA) / 19h (POR), você poderá acompanhar a transmissão com a participação do nosso time com: Allan Almeida, Dri Nogueira, Davide Gomes e Junimba Simões com direito a imagens e som.

SÁBADO, 29 JAN 2022

VEJA E OUÇA OS COMENTÁRIOS EM PORTUGUÊS NO YOUTUBE DO BIKEBLZ

15:50h (BRA)/18:50h (POR) U23 MASCULINO  
17:20h (BRA)/20:20h (POR) ELITE FEMININA

ASSISTA A PROVA AO VIVO NO YOUTUBE UCI

U23 MASCULINO 15:50h (BRA) / 18:50h (POR) 


ELITE FEMININA 17:20h (BRA) / 20:20h (POR)

 

DOMINGO, 30 JAN 2022

VEJA E OUÇA OS COMENTÁRIOS EM PORTUGUÊS NO YOUTUBE DO BIKEBLZ

15:50h (BRA)/18:50h (POR) U23 FEMININO
17:20h (BRA)/20:20h (POR) ELITE MASCULINA

ASSISTA A PROVA AO VIVO NO YOUTUBE UCI 

U23 FEMININO 15:50h (BRA) / 18:50h (POR)


ELITE MASCULINO 17:20h (BRA) / 20:20h (POR)


Percurso Fayetteville 2022



Onde assistir?

YouTube da UCI

No Brasil não haverá transmissão da prova por canais de TV, mas no canal do YouTube da UCI  você consegue assistir as provas. Aqui no BikeBlz a gente vai fazer a narração e comentários em português no #ReviraCross, direto no nosso Canal no Youtube, enquanto acompanha a prova no YouTube da UCI.

Eurosport/GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando, assim, o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo, Só pode…



Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente, não. O BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os devidos pacotes de TV a Cabo ou assinem um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar… enfim, não é fácil.

Já foi bem pior, para falar a verdade, portanto, por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só deste modo ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV/streaming para ter mais qualidade de imagem, contribuindo com toda a cadeia. Portanto, dividir este conhecimento é o que mais achamos importante por agora. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso fazemos questão de compartilhamos essa informação aqui.

Hastags da prova: #ReviraCross,  #Fayetteville2022, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterInstagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram