Juan Ayuso (UAE Team Emirates) venceu a espetacular etapa rainha do Tour de Suisse em três passes alpinos. Com uma largada poderosa para o Albula Pass, ele deixou todos os competidores para trás por quase um minuto ou mais e comemorou uma vitória solo inesquecível. Felix Gall perdeu a Camisa de Líder para Mattias Skjelmose (Trek Segafredo), que garantiu seis segundos de bônus no sprint final.

A Suíça parece ser um bom lugar para o vencedor da etapa de 20 anos, Juan Ayuso. Na primavera ele já venceu uma etapa do Tour de Romandie.

“Gosto das etapas na Suíça. E seria muito bom conseguir a minha primeira grande vitória em um Tour da Suíça. Neste momento estou em terceiro lugar, apenas alguns segundos atrás do líder. Mas com Remco Evenepoel, o melhor contrarrelógista está logo atrás. Por isso, com certeza será emocionante o próximo domingo no contra-relógio individual. Mas tudo pode acontecer nos próximos dias.” – Juan Ayuso

Nada como os Alpes Suíços

Suíça no grupo principal

No início da etapa rainha de 211 quilômetros, 36 ciclistas fizeram a fuga, mas vários deles voltaram para o pelotão nas passagens do Furka e do Oberalp. A fuga tinham uma vantagem máxima de três minutos e meio. A cerca de 15 quilômetros da chegada, a equipe em torno do líder Felix Gall (AG2R Citroen) aumentou o ritmo e Juan Ayuso contra-atacou pouco tempo depois com uma aceleração explosiva. O espanhol aumentou sua vantagem para 54 segundos na chegada. Através dos segundos de bônus do vice-campeão, Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo), vencedor da etapa de terça-feira, recuperou a Camisa de Líder de Felix Gall, que terminou em oitavo lugar na etapa.

Outlook 6ª fase

Na sexta etapa do Tour de Suisse, os ciclistas deixam as altas montanhas para trás. Na direção oposta, eles se dirigem sobre o Albula Pass de La Punt e deixam as montanhas Grisons via Lenzerheide e Chur. O trecho final deve atender aos especialistas clássicos ou aos punchers. A etapa leva os últimos 50 quilômetros montanhosos até Oberwil-Lieli. Com 215,3 quilômetros, será a etapa mais longa do Tour de Suisse deste ano.

A etapa rainha transpôs três passagens dos Alpes

Atualização sobre o acidente no Albula Pass

No quilômetro 197 da corrida na descida do Albula Pass, dois ciclistas caíram em alta velocidade. O médico da corrida estava no local do acidente em dois minutos. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) foi atendido. Ele foi transportado para o Hospital Samedan com hematomas e uma concussão. Gino Mäder (Bahrain-Victorious) ficou imóvel na água. Ele foi imediatamente reanimado e transportado para o hospital em Chur por um helicóptero de resgate. A gravidade de seus ferimentos ainda não foi esclarecida. Uma atualização será feita assim que novas informações estiverem disponíveis. O curso do acidente está sendo esclarecido.

Fonte e Fotos: Tour de Suisse


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 16.06.2023

ETAPA 6

LA PUNT – OBERWIL-LIELI

215,3 km – Média montanha (3369 m)

 


Onde assistir o Tour da Suíça?

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Criterium du Dauphiné tem o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Tour da Suíça no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram