Na próxima quarta-feira, dia 07 de setembro, começa a 8a edição da Ceratizit Challenge by La Vuelta, que contará este ano com 5 etapas, uma a mais do que na edição passada. 

Talvez seja pretensioso demais chamar a prova espanhola de grande volta, até para os padrões modestos do ciclismo feminino, mas a organização, que é feita pela Amaury Sports Associacion (A.S.O.), vem ano-a-ano aumentando o número de dias do evento. 

Percurso 2022

A prova este ano larga no norte da Espanha, na província de Cantábria e ruma ao sul para a chegada em Madrid, coincidindo com a chegada do pelotão masculino na La Vuelta.

→ Onde assistir ao Ceratizit Challenge by La Vuelta

 


Etapas

Quarta, 07.09.2022

ETAPA 1

Marina de Cudeyo > Marina de Cudeyo

19,9 km / Contrarrelógio por equipes

Para estabelecer logo de cara uma hierarquia no pelotão, teremos um contra-relógio por equipes, num circuito praticamente plano de cerca de 20 km na cidade costeira de Marina de Cudeyo.

A presença de contra-relógio por equipes é sempre um ponto controverso no ciclismo feminino, pois reforça a grande diferença de recursos entre equipes do WWT e as continentais. Enquanto as atletas das equipes do WWT contam com todo apoio, é comum ver as ciclistas de equipes continentais correrem o contra-relógio com as bicicletas de estrada.

De um lado, é bom que uma diferença de tempo seja logo estabelecida e já se defina  quem são as equipes que vão disputar a Classificação Geral. Isso acalma os ânimos do pelotão e evita acidentes feios, como o que vimos nas etapas iniciais do Tour de France Femmes. 

Porém, por outro lado, parece-nos um pouco injusto que essa diferença seja estabelecida numa modalidade tão técnica, aonde o acesso à equipamentos específicos faz toda diferença.

Este foi inclusive um dos motivos para que nenhuma etapa de contra-relógio fosse incluída no Giro Donne deste ano. 


 

Quinta, 08.09.2022

ETAPA 2

Colindre > Colindres

105,9 km / Média montanha (2156 m)

Para que deixar o “melhor” para o final? Logo na 2ª etapa a Ceratizit Challenge by La Vuelta ruma às montanhas. Seguimos na Cantabria nesta etapa que promete ser decisiva. Com 106 km e mais de 2 mil metros de ganho de altimetria ao redor da cidade de Colimbres. No total, serão cinco montanhas categorizadas. 

Os primeiros ataques oportunistas devem começar logo no km 12 quando teremos a primeira montanha Fuente de Varas (6,4 km, @5,5%), que vem seguida da segunda montanha do dia, a Cruz de Usaño (3,1 km, @ 5,8%). 

Depois de mais de quarenta quilômetros de vales, teremos uma montanha de categoria um, a Campo Layal (6 km, @6,1%). Cerca de 20 quilômetros depois o pelotão volta para enfrentar a face mais íngrime da Fuente de Varas (6km, @6,2), que vem seguida do desafio final na Campo la Cruz (3,2 km, @9%)

Este combo final de montanhas deve selecionar as escaladores mais fortes. Sem dúvida, Annemiek van Vleuten (Movistar) fará de tudo para lançar o seu ataque termonuclear logo no começo da sequência de montanhas e o restante do pelotão vai tentar de tudo para se segurar. 


 

Sexta, 09.09.2022

ETAPA 3

Camargo > Aguilar de Campo

96,4 km / Plano 

A organização chamou esta etapa de plana no Road Book, mas não é bem assim. As velocistas não terão a vida fácil, pois, depois da primeira montanha do dia, no Alto de Hijas (3,8 km, @5,5%), vem um “falso plano” e na sequência uma subida lenta e gradual na Hoces de Bárcena (16 km, @3,4%).

Sem dúvida alguma, equipes sem opção de velocistas vão tentar de tudo para abrir uma fuga consistente nessa subida, especialmente próximo ao final aonde temos trechos mais íngremes, chegando a bater dois dígitos.

Depois disso, gregárias e velocistas têm pouco mais de trinta quilômetros para se recuperar e tentar neutralizar uma eventual fuga. 


Sábado, 10.09.2022

ETAPA 4

Palencia > Segovia

160 km / Plano com final em subida

Está será a etapa mais longa de toda competição, aonde teremos 160 km com um ganho de altimetria de 1600m espalhados em vários muritos não-categorizados. 

Acredito que as equipes fiquem satisfeitas em deixar um fuga partir sem candidatas importantes à Classificação Geral. A emoção deve começar mesmo para valer nos últimos 10 quilômetros de prova quando teremos terreno fértil para as agentes do caos agirem no pelotão com um trecho de cerca de 1 km de “sterrato” (gravel). 

Na chegada em Segovia, também fica a única montanha categorizada da etapa com 2,5 km @ 3,7%.


 

Domingo, 11.09.2022

ETAPA 5

Madrid, Paisaje de La Luz > Madrid, Paisaje de La Luz

95,6 km / Plano

A quinta e última etapa será no Centro de Madrid. O pelotão deverá completar 17 voltas num circuito relativamente plano de 5,6 km. Salvo algum evento excepcional, a chegada deverá ser disputada em sprint massivo. 


 

Favoritas

Com a proximidade do Mundial em Wollongong na Austrália, muitos nomes importantes optaram por não participar.

Annemiek van Vleuten sempre será uma das favoritas à Camisa Roja, especialmente porque corre pela Movistar, equipe local e que dá bastante importância à competição. 

A Holandesa declarou no início deste ano que o “triple”, isto é, ganhar o Giro Donne, o Tour de France Femmes e o Ceratizit Challenge by La Vuelta, estava entre seus objetivos. 

Annemiek vem pro Triple!

Porém, com um contra-relógio por equipes que deve pesar bastante na Classificação Geral, a tarefa da atleta da Movistar não será tão simples. 

A SD Workx vem para competição com o parece ser o time mais forte de todos. Além de Demi Vollering, que deverá ser a líder, a equipe contará Marlen Reusser, a atual Campeã Europeia de Contra-Relógio e Lotte Kopecky, vencedora da Strade Bianche Donne (’22) e jovens talentos como Blanka Vas, Niamh Fisher-Black e Ana Shackley. 

Marlen Reusser, a atual Campeã Europeia de Contra-Relógio

Por sua vez, a Trek-Segafredo vem com Elisa Longo Borghini para a Classificação Geral e Elisa Balsamo para os sprints.

Nomes como Liana Lippert, Juliette Labous, Kasia Niewiadoma e Mavi Garcia também devem fazer boas participações. 

Kasia Niewiadoma (Canyon/SRAM)


Equipes da Ceratizit Challenge by La Vuelta


Camisas e Premiações da Ceratizit Challenge by La Vuelta



Onde assistir a Ceratizit Challenge by La Vuelta?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Adriana Nogueira, Allan Almeida, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir a Vuelta 2022 em programas especias com participação da equipe do site.

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Ceratizit Challenge by La Vuelta terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Roadbook

Para acompanhar todos os detalhes da prova, aproveite e baixe também o RoadBook com todas as informações para você não perder nada.

→ Baixe o Roadbook 


Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.

Hastags da prova: #CERATIZITChallenge22, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Ceratizit Challenge by La Vuelta no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram