Foi uma etapa dramática. O último dia nas montanhas do Giro 2021 trouxe tudo aquilo que os fãs costumam ver na terceira semana da grande volta italiana: grupos reduzidos, montanhas gigantes, batalha pela etapa e Camisa Rosa, neve, sol, chuva, descidas perigosas…de tudo tivemos um pouco.

Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), segundo na Classificação Geral,  atacou na descida do Passo San Bernardino junto a Romain Bardet (DSM) ambos com gregários à sua disposição. Caruso buscava a vitória pela Camisa Rosa e Bardet, além de melhorar na Classificação Geral, queria ganhar a etapa.

A Ineos controlava o grupo atrás mantendo uma distância confortável para Egan Bernal (Ineos Grenadiers) proteger a camisa rosa. A subida e descida ao Passo Dello Spluga (território Suíço) foram comandadas por Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) que reduziu a diferença de cerca de 1 minuto para 30 a 40 segundos.

Na subida final, Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) e Michael Storer (DSM), que trabalhavam para Caruso e Bardet, respectivamente, ficaram para trás deixando os líderes de Bahrain e Team DSM subirem sozinhos o Alpe Motta (8,1Km a 8% de inclinação) uma dura e última escalada no Giro 2021.

A vantagem continuava flutuando entre 30 a 40 segundos para o grupo do líder. Bardet e Caruso seguiram montanha acima enquanto que Castroviejo entregava o grupo do líder a seu colega de equipe Dani Martínez, outro colombiano da Ineos que tem sido de grande valor para Egan Bernal nas montanhas. E hoje, novamente, ele provou sua força destroçando o pelotão. Os gregários e líderes começaram a sofrer para acompanhar o ritmo. Vlasov (Astana) ficou para trás, João Almeida (Deceuninck-Quickstep) também teve dificuldades e perdeu a conexão com o grupo. Até que restaram apenas Bernal, Martínez e Yates (Bike Exchange). O britânico da Bike Exchange vinha mostrando-se mais forte nas escaladas desta terceira semana, mas hoje com o frio, altitude e esforço acumulado, não teve forças pra acompanhar o líder do Giro e seu gregário.

João Almeida ainda reconectou aos dois ciclistas da Ineos em um esforço espetacular, mas logo que alcançaram Romain Bardet, que havia sido largado por Caruso, Bernal seguiu solo e manteve uma distância de 15 segundos para Caruso que após uma fuga longa, de quase 50 quilômetros, conseguiu cruzar a meta 24 segundos à frente de Bernal. Insuficiente para conquistar a Maglia Rosa, mas veloz o bastante para ganhar merecidamente o último dia nas montanhas deste Giro.

Um grande resultado do italiano que coroa uma já excelente participação da Bahrain Victorious. A distância da Camisa Rosa agora é de 2 minutos. Provavelmente longa demais para recuperar no contrarrelógio de 30 quilômetros de amanhã em Milão, mas que não impedirá a Caruso de sonhar, ao menos por uma noite.

Amanhã nos despedimos desta edição espetacular do Giro com o contrarrelógio e a coroação final.


PRÓXIMA ETAPA

Senago > Milano
30,4 Km / CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL

As montanhas torturantes podem ter chegado ao fim, mas os contenders da Classificação Geral (GC) devem permanecer fortes pro último dia. Um contra-relógio individual de 29,5 km até o centro de Milão pode ser decisivo na busca pela Rosa. Afinal, a camisa rosa mudou de mãos no contra-relógio da etapa 21 no ano passado. Supondo que ele tenha sobrevivido à jornada de três semanas pela Itália, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) começará novamente como o favorito e Remi Cavagna (Deceuninck–Quick-Step) tentando estragar a diversão do italiano.

Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →


Hastags da prova: #Giro#Giro104 #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Onde assistir o Giro d’Italia →


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram