Foi dramático! Num dia em que a dúvida seria qual sprinter levaria a etapa, o holandês Taco Van der Hoorn fez o possível e o impossível para cruzar a linha de meta à frente do pelotão depois de um longo dia na fuga.
Como foi a etapa
A terceira etapa do Giro consistia em 190 quilômetros entre Biella e Canalle, com três subidas categorizadas (duas delas CAT 4 e uma CAT 3) e uma curta subida não-categorizada a 15 kms da chegada mas com inclinação suficiente para atrapalhar os planos dos velocistas mais pesados e que sofrem mais com inclinações.
Logo no começo do dia, uma fuga de 8 atletas se formou. Entre eles, o Maglia Azurra (líder de montanha) Vincenzo Albanese (Eolo-Kometa), Simon Pellaud (Androni-Giocatolli) e Van der Hoorn (Intermarché). Pellaud e Albanese disputaram o prêmio de montanha com o camisa Azul da Eolo abrindo mais vantagem ao conquistar 9 pontos e garantindo a camisa por mais um dia.
Enquanto isso, no pelotão, a Bora-Hansgrohe acelerava nas subidas para eliminar os sprinters rivais e favorecer Peter Sagan que buscava a vitória na etapa e pontos na briga pela camisa Ciclamino.
Caleb Ewan (Lotto) foi a primeira vítima, Giácomo Nizzolo (Qhubeka) sobrou em seguida. As subidas iam se acumulando e o pelotão reduzindo. A vantagem da fuga diminuiu consideravelmente, porém nos 30 quilômetros finais, ainda flutuava entre 1 a 2 minutos. Na subida final de Guarene, Tony Gallopin (AG2R) atacou e Giulio Ciccone (Trek) o seguiu. O pelotão reduziu o ritmo e na fuga, restavam apenas Simon Pellaud e Van der Horn. A 8 KMs do fim, o ciclista da Intermarché atacou e seguiu solo. A dupla Gallopin/Ciccone chegou a estar cerca de 15 s atrás dele mas a distância pra chegada diminuía mais rápido que a diferença de tempo. O pelotão, depois de certa hesitação, começou a se organizar e a UAE tomou a frente da corrida, trabalhando para Fernando Gaviria, e a vantagem do holandês encolhia num cabo de guerra imprevisível. O pelotão capturou os dois perseguidores e parecia que iriam frustar os planos de Hoorn, o quilômetro final parecia interminável, um ciclista solitário lutando para se manter à frente do trem-bala que o perseguia. Após uma sucessão de curvas, a imagem sonhada: a linha de chegada. Depois de 190 quilômetros, mais de 150 em fuga, Van der Hoorn cruzou a linha apenas 4 segundos à frente do pelotão. O suficiente pra conquistar a vitória. Coisa de cinema, ou melhor, coisa de Giro!
Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →
Hastags da prova: #Giro, #Giro104 #BikeBlz
Onde assistir
ESPN, ESPN Watch, GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling e Twitch Na Fuga.
Horário local: 13:30h – 18h
Brasília: 8:30h – 13h
Start list
Nomes confirmados: Egan Bernal, Filippo Ganna, Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Tony Gallopin (AG2r), Tim Merlier (Alpecin-Fenix), Aleksandr Vlasov. Fabio Felline, Gorka Izagirre, Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech), Mikel Landa, Pello Bilbao, Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), Peter Sagan, Cesare Benedetti, Maciej Bodnar, Felix Großschartener, Daniel Oss (Bora-hasgrohe), Elia Viviani (Cofidis), Remco Evenepoel, João Almeida, Rémi Cavagna, Mikkel Honoré, Fausto Masnada (Deceuninck – Quick Step), Hugh Carthy, Janathan Caicedo, Tejay van Garderen (EF Education – Nippo), Dan Martin (Israel Startup Nation), George Bennett, David Dekker, Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), Caleb Ewan, Jasper de Buyst, Thomas De Gent (Lotto Soudal), Marc Soler, Dario Cataldo (Movistar), Simon Yates, Mikel Nieve (Ineos-Grenadiers), Jai Hidley, Romain Bardet (Team DSM), Giacomo Nizzolo, Victor Campenaerts, Domenico Pozzovivo (Team Qhubeka ASSOS), Vicenzo Nibali, Gianluca Brambilla, Giulio Ciccone, Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Davide Formolo, Valerio Conti, Fernando Gavíria, Diego Ulissi (UAE-Team Emirates), dentre outros.
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
O Giro claro terá o seu Velogames então venha se divertir com a gente fazendo parte da Liga BikeBlz > #88568367
Monte agora o seu time e divirta-se →
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.