Ele desencantou! Peter Sagan (Bora-hansgrohe) finalmente venceu a primeira etapa no Giro 2021. Depois de um dia curto e veloz, onde a equipe trabalhou perfeitamente, no sprint final o eslovaco bateu Fernando Gaviria (UAE) e fechou com chave de ouro a última etapa antes do dia de descanso, vestindo a camisa de pontos.
Em um dia marcado para os sprinters, poucos atletas se aventuraram na fuga que foi devidamente controlada pelas equipes que buscavam a vitória no 10° dia. Mas perto da última subida, de categoria 4, com 4,8 Km e 6% de inclinação, a Bora-Hansgrohe assumiu o pelotão e impôs um ritmo aceleradíssimo, o que fez o pelotão capturar a fuga e que acabou fazendo com que vários de seus rivais perdessem o contato com o pelotão, como Groenewegen (Jumbo-Visma), Giacomo Nizzolo (Qhubeka) e Tim Merlier (Alpecin-Fenix). Após passarem o topo da montanha, aproximadamente há 30 quilômetros do fim, a Israel StartUp Nation revezou na frente do pelotão até o sprint intermediário em Campello Sul Clittuno onde Deceuninck e Ineos disputaram pelos segundos de bonificação. Quatro ciclistas da Quickstep foram à frente para embalar Remco Evenepoel enquanto que Bernal foi embalado apenas por Fillippo Ganna. No fim, Remco conseguiu ultrapassar ambos, mas Jhonatan Narváez passou à frente em primeiro, com Remco em segundo e Bernal em terceiro. Com isso, o belga reduziu em 1s a vantagem de Egan Bernal mas nada mais foi alterado em relação à Maglia Rosa hoje.
Coube então às outras equipes, a disputa pela etapa e a camisa Ciclamino. A Bora controlou o pelotão até os 5 quilômetros finais que apesar de planos, eram extremamente técnicos com várias curvas e inclusive uma parábola (uma curva de 180°) na entrada do quilômetro final. A Jumbo ainda tentou atacar com Van Endem mas Daniel Oss fechou o gap e liderou Sagan até a última reta. Gaviria e Viviani abriram o sprint quase ao mesmo tempo mas Sagan era o melhor colocado e teve força o suficiente para cruzar a linha de meta em primeiro, chegando a 117ª vitória profissional na carreira.
Sagan, além de vitórias em Monumentos e clássicas, do tricampeonato mundial e inúmeras outras corridas, acumula agora 17 etapas de grandes voltas, sendo 12 no Tour de France, 3 na Vuelta a Espanha e 2 no Giro d’Italia.
FOI BELEZA
- O trabalho impecável da Bora, eliminando a concorrência e deixando Peter Sagan na pole position para completar a obra-prima do time alemão;
- A disputa do sprint intermediário entre Ineos e Quickstep, mostrando a acirrada briga pela Maglia Rosa até em dias teoricamente neutros para a classificação geral.
FOI VACILO
- Apesar do trabalho tático brilhante, o forte controle sobre a fuga deixou boa parte da etapa morna, concentrando a emoção nos momentos finais;
- Havia uma certa expectativa de vento cruzado no fim da etapa mas não se concretizou, com o pelotão rodando unido e chegando para a disputa em sprint.
PRÓXIMA ETAPA
Quarta, 19.05.2021
Perugia > Montalcino (Brunello Wine Stage)
162,7 Km / MÉDIA MONTANHA (2364 m)
A etapa 11 pode ser uma das mais emocionantes do Giro d’Italia deste ano. Começando em Perugia, o pelotão seguirá para o oeste na Toscana antes de percorrer algumas das estradas de cascalho que são disputadas na Strade Bianche. Esta é uma das etapas imperdíveis, tudo pode acontecer.
Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →
Hastags da prova: #Giro, #Giro104 #BikeBlz
Onde assistir
ESPN, ESPN Watch, GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling e Twitch Na Fuga.
Horário local: 13:30h – 18h
Brasília: 8:30h – 13h
Start list
Nomes confirmados: Egan Bernal, Filippo Ganna, Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Tony Gallopin (AG2r), Tim Merlier (Alpecin-Fenix), Aleksandr Vlasov. Fabio Felline, Gorka Izagirre, Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech), Mikel Landa, Pello Bilbao, Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), Peter Sagan, Cesare Benedetti, Maciej Bodnar, Felix Großschartener, Daniel Oss (Bora-hasgrohe), Elia Viviani (Cofidis), Remco Evenepoel, João Almeida, Rémi Cavagna, Mikkel Honoré, Fausto Masnada (Deceuninck – Quick Step), Hugh Carthy, Janathan Caicedo, Tejay van Garderen (EF Education – Nippo), Dan Martin (Israel Startup Nation), George Bennett, David Dekker, Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), Caleb Ewan, Jasper de Buyst, Thomas De Gent (Lotto Soudal), Marc Soler, Dario Cataldo (Movistar), Simon Yates, Mikel Nieve (Ineos-Grenadiers), Jai Hidley, Romain Bardet (Team DSM), Giacomo Nizzolo, Victor Campenaerts, Domenico Pozzovivo (Team Qhubeka ASSOS), Vicenzo Nibali, Gianluca Brambilla, Giulio Ciccone, Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Davide Formolo, Valerio Conti, Fernando Gavíria, Diego Ulissi (UAE-Team Emirates), dentre outros.
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
O Giro claro terá o seu Velogames então venha se divertir com a gente fazendo parte da Liga BikeBlz > #88568367
Monte agora o seu time e divirta-se →
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.