Na infernal subida de Sega di Ala, estreante no Grand Tour italiano, Dan Martin (ISN) reencontrou a vitória depois de um dia na fuga e vimos a primeira rachadura na fortaleza Bernal (Ineos) enquanto que Simon Yates (BEX) e João Almeida (DQS) abriram tempo do colombiano líder da Camisa Rosa.

Após o dia de descanso, um duro dia no selim

A etapa de hoje não deu refresco ao pelotão. E se após o primeiro dia de descanso foi a vez de enfrentar o cascalho em Montalcino, nesta semana os ciclistas enfrentaram um tortuoso dia nas montanhas, com a escalada final sendo um dos piores colossos nesta edição do Giro.

Já na penúltima subida, o Passo San Valentino, a fuga tinha 12 atletas e o pelotão seguia reduzido com a Bike Exchange de Yates à frente buscando a fuga. No final da subida, o grupo do Maglia Rosa estava reduzido a cerca de 30 atletas. Na descida rumo a Sega di Ala, um tombo derrubou 6 ciclistas. Entre eles, Remco Evenepoel (DQS) e Giulio Ciccone (Trek). Mikel Nieve (BEX) aniversariante do dia, também caiu com eles e ficou para trás.

Descida completa, eram ainda mais 8 quilômetros até a última montanha do dia. Na fuga, Dan Martin atacou os companheiros de escapada já no começo da subida e rodou solo buscando a vitória. A Astana de Vlasov acelerou no pé da montanha, mas logo saiu da ponta do pelotão, porque o líder da equipe começou a sofrer para acompanhar o grupo. Coube então à Ineos com Castroviejo e Martínez imprimir um alto ritmo na escalada.

Com a velocidade que os gregários de Bernal colocavam, o grupo começou a quebrar. Vlasov que já tinha problemas em permanecer junto, ficou para trás. Bardet (DSM) também não resistiu, assim como Hugh Carthy (EF Nippo) e Ciccone que apesar de ter conseguido alcançar o grupo, pagou o preço pelo esforço. Gianni Moscon, outro gregário da Ineos, estava na fuga e foi alcançado pelo grupo, deixando Bernal com 3 ciclistas para botar ritmo. Mas, tão logo Moscon assumiu a ponta, João Almeida (DQS) lançou um ataque. A princípio ninguém tentou buscá-lo, porém com o ritmo constante de Castroviejo, a vantagem do português não cresceu muito. Simon Yates então atacou e Egan Bernal pulou atrás para marcá-lo, fazendo com que Caruso ficasse para trás. O grupo dos favoritos ficou reduzido a quatro ciclistas: Almeida, Yates, Bernal e Martínez.

Martin, que entrou na montanha final com pouco mais de 1 minuto de vantagem, seguia cerca de 500m adiante, mas numa parede interminável. Até que, numa curva fechada e lotada de fãs, Bernal ficou para trás. Percebendo o momento, Yates atacou e começou a abrir vantagem. Almeida tentou seguir da maneira que podia e Martinez ficou para ajudar o camisa rosa. Bernal, pela primeira vez neste Giro, mostrou sofrer e inclusive pedalando pesado, girava bem devagar. Yates e Almeida tentavam alcançar o líder da etapa enquanto abriam tempo do líder da geral. No quilômetro final, a vantagem de Dan Martin chegou a 20 segundos, enquanto que Bernal perdia 1 minuto para os dois rivais que perseguiam a ponta da prova, mas Martin conseguiu manter-se e completar a trilogia de etapas em grandes voltas, vencendo pela primeira vez na Itália. João Almeida ainda atacou Yates e cruzou a linha em segundo, o britânico foi terceiro e Bernal cruzou a meta junto com Martínez e Damiano Caruso (Bahrain Victorious), todos 53 segundos após o ciclista da Bike Exchange.

É cedo pra dizer se a forma de Bernal está decaindo, se são as dores nas costas ou se foi o efeito pós-dia de descanso e seguido de um dia ruim. Certo é que apesar de a vantagem sob o 2° lugar, Caruso continuar a mesma, Yates mostra vir forte para a semana final e já reduziu a distância da Camisa Rosa para 3’23”. E ainda restam dois duros dias de montanha, além do contrarrelógio. Há Giro a se disputar!


PRÓXIMA ETAPA

Rovereto > Stradella
231,3 Km / PLANO

A etapa mais longa do Giro d’Italia de 2021. O estágio 18 é plano por 200 km antes que uma série de pequenas colinas nos 30 km finais possam abalar as coisas. Dependendo de quem escapar mais cedo e se a equipe que defende a Rosa tem motivação para perseguir. Essa pode ser a etapa para a fuga. Será Thomas de Gent vence aqui?

Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →


Hastags da prova: #Giro#Giro104 #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Onde assistir o Giro d’Italia →


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram