O Colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) conquistou uma vitória solo em Tre Cime di Lavaredo, o ponto mais alto do 106º Giro d’Italia, trinta e quatro anos depois de seu compatriota Luis Herrera. Ele conseguiu escapar e ultrapassou Derek Gee (Israel-Premier Tech) nos íngremes três quilômetros finais. O Canadense terminou em segundo pela quarta vez desde a largada em Abruzzo. Magnus Cort (EF Education–EasyPost) completou o pódio da etapa e privou Primož Roglič (Jumbo-Visma) dos quatro segundos de bônus de tempo, já que o Esloveno estava se recuperando depois de contra-atacar Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), que montou todos 400 metros antes da linha. Roglic tem vinte e seis segundos para recuperar no contra-relógio de encerramento de Monte Lussari, perto da fronteira com a Eslovênia, enquanto o déficit de João Almeida (UAE) foi estendido para cinquenta e nove segundos.

De jeito nenhum, os 5.400 metros de elevação da atual etapa das Dolomitas, a Etapa Rainha, não foram suficientes para decidir o Giro d’Italia 2023. A culpa é dos pênaltis, diríamos no futebol, ou seja, o contra-relógio ladeira abaixo de Monte Lussari, que com seus 7,3 km a 12,1% será nada menos que impiedoso. Tudo estará em jogo até o último quilômetro da subida. Afinal, tinha que ser assim, se em três semanas os dois grandes rivais, Geraint Thomas e Primož Roglič quase nunca se derrubaram: tudo se resumirá a um teste individual para decidir o vencedor.

26 segundos separam esses dois gigantes do ciclismo, que na verdade correspondem aos 25 segundos que Thomas deu a Roglič no Monte Bondone. É inegável que algum tipo de batalha realmente ocorreu nas encostas do Tre Cime di Lavaredo, mas certamente mais algumas lacunas eram esperadas, também à luz das cinco passagens das Dolomita abordadas hoje. Roglič tentou fazer um movimento apenas nos últimos dois quilômetros, e encontrou a resposta do Maglia Rosa, que então relançou a 500 metros do final, mas não conseguiu se livrar do rival. Eventualmente, o Esloveno fez 3″ para o Galês nos últimos 50 metros.

O duelo que todos esperavam

A maior novidade foi mais uma vez o leve distanciamento de João Almeida, que pagou alguns segundos aos rivais, 23 para ser exato, e largará amanhã com 59″ de diferença para Thomas. Hoje, os Portugueses viram a Maglia Rosa escapar, mas 59″ foi também a diferença que Tadej Pogačar teve para Roglič no famoso contra-relógio final da Volta a França 2020, a de La Planche des Belles Filles, pelo que nem todas as esperanças são perdido. Se naquele verão de três anos atrás Roglič havia incrivelmente perdido a Camisa Amarela no último dia, amanhã o Esloveno espera uma inversão de papéis, e ser aquele que arrebata o símbolo da liderança do atual líder.

Roglic chegou na frente de Thomas hoje

Assim, enquanto os homens do GC marcavam uns aos outros, Santiago Buitrago (Bahrein Vitorioso) partiu para a glória na etapa mais icônica, na última oportunidade possível dadas as suas características. Então, você sabe, os Colombianos, os escarabajos (besouros), como os ciclistas os chamam, começam a se divertir e a dar o seu melhor quando a altitude ultrapassa os 2.000 metros e o ar começa a rarear.

Buitrago conduziu-se à perfeição na difícil subida final aos Três Picos, mas uma salva de palmas também vai para os ciclistas derrotados. A Derek Gee no fuga quase todos os dias neste Giro (vamos chamá-lo de Geero?), em seu quarto 2º lugar em três semanas e novamente hoje o último a se render, e a Magnus Cort Nielsen, terceiro na chegada de um escalador puro.

O Tre Cime di Lavaredo é a etapa mais importante deste Giro. Vencer aqui sozinho é fantástico depois dos momentos difíceis que passei durante a corrida. Eu sabia que tinha pernas para vencer, mas tem sido difícil entender o que o pelotão estava fazendo para trás. É muito importante para mim vencer aqui. Trabalhei muito antes do Giro. Estou melhorando meu ciclismo. Espero um dia poder lutar pelas posições mais altas no GC.” – Santiago Buitrago

Buitrago mostrou todo o seu poder de escalador

Foi um dia difícil, sólido, mas novamente os meninos rodaram muito bem. Esperávamos que talvez a UAE ou a Jumbo tentassem vencer a etapa, mas não se concretizou. Foi uma corrida longa com muitas subidas. Quando faltavam 400 metros, percebi que era um longo caminho, mas estou feliz por ganhar tempo no João, perdi alguns segundos para Primoz. Dedos cruzados para amanhã. Acho que a corrida de amanhã me convém melhor do que os últimos 500 metros hoje. Vou me concentrar em mim mesmo e correr o mais rápido que puder.” – Geraint Thomas

Curiosidades

Vitória da segunda etapa no Giro para Santiago Buitrago após a etapa 17 para Lavarone em 2022. Buitrago é o segundo vencedor Colombiano em Tre Cime di Lavaredo, depois de Luis Herrera em 1989. Ele é o segundo vencedor Colombiano da etapa este ano, depois de Einer Rubio. Ambos vieram da Fundação Esteban Chaves. O número de vitórias de etapas Colombianas no Giro agora é de 34. Cochise Rodriguez foi a primeira há 50 anos.


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 27.05.2023

ETAPA 20

Tarvisio > Monte Lussari Tudor ITT

18,6 km / Cronoescalada individual

Um contra-relógio individual desafiador. A etapa começa com 11 km em terreno plano ou ligeiramente inclinado (6 km dos quais ao longo da ciclovia Alpe Adria), seguindo-se a subida terrivelmente íngreme até ao santuário do Monte Lussari (7,5 km). Há um chute curto na primeira seção, com 15% máx. de gradientes, quando a rota entra na ciclovia. Existe uma zona para troca de bicicleta opcional no km 9,4. A parte final íngreme começa depois da ponte sobre o riacho Saisera.

Quilômetros finais
A subida final serpenteia em grampos pela floresta, em concreto pavimentado estreito. Os primeiros 5 km atingem aproximadamente 15% em média, com pico acima de 20%. Depois da floresta, o gradiente cai para 4% por um curto trecho. Uma pequena rampa no quilômetro final (com declives de 20%, até 22%) é seguida de uma curta descida (8%). Depois de uma curva dupla, o percurso sobe 16% nos últimos 150 metros, até o final (em concreto de 6 m de largura).


Onde assistir o Giro d’Itália?

DSports/Sky Brasil

A transmissão oficial do Giro d Ítália este ano para o Brasil será feita pela primeira vez pelo novo canal de assinatura de streaming DSports, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Giro d’Itália terá o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Giro d’Italia no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram