Subindo na classificação como uma das melhores punchers do mundo, Liane Lippert (Movistar) mostrou a extensão de seu talento para vencer a etapa no dia 2 do Tour de France Femmes avec Zwift. Depois de uma final explosiva, a Campeã Nacional Alemã superou Lotte Kopecky (SD Worx) na subida para Mauriac, com Silvia Persico (UAE Team ADQ) fechando o pódio da etapa. Kopecky mantém o Maillot Jaune após seu desempenho dominante na fase de abertura. Mais colinas aguardam as ciclistas no terceiro dia, mas as mulheres mais rápidas acreditam que a estrada para Montignac-Lascaux lhes dará uma oportunidade adequada para tentar controlar a corrida.

→ Tudo sobre o Tour de France Femmes 2023

A temperatura sobiu rapidamente com um início de subida que inspirou as atacantes assim que sairam de Clermont-Ferrand. Depois de várias tentativas, Georgia Williams (EF Education-Tibco-SVB) e Hannah Ludwig (Uno-X) conseguiram escapar do grupo no km 9. Enquanto isso, muitas ciclistas foram descarregadas, incluindo Lorena Wiebes (SD Worx) e Marianne Vos (Jumbo-Visma). O ritmo foi demasiado para Amandine Fouquenet (Arkéa), que largou apesar de um problema de estômago e foi obrigada a abandonar. Já Lara Vicelli (Israel Premier Tech Roland) não largou devido a um problema semelhante de acordo com sua equipe.

Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck) saiu em perseguição, mas foi arrastada de volta no km 20. A situação se acomodou, permitindo que as atacantes construíssem um intervalo de um minuto enquanto as retardatários voltaram ao grupo. Williams foi primeiro no topo das duas primeiras subidas do dia, as subidas de Cat-4 do Côte du Mont-Dore (km 42,6) e do Côte de la Stèle (km 51). A descida seguinte permitiu as duas líderes aumentar a vantagem para 1’35”.

Kasia Niewiadoma, Lotte Kopecky e Ashleigh Moolman-Pasio

A corrida explode

O pelotão acelerou no vale que conduzia à subida principal do dia, de  cat-2 no Côte des Plaines (cume no km 105,1). Williams e Ludwig apertaram as mãos enquanto o pelotão voltou para elas depois de 88 km juntas na frente. E mais atacantes acenderam fogos de artifício na subida de 4,5 km (inclinação média: 5,5%), seguida rapidamente pela subida de cat-4 do Côte des Boissières (1,2 km a 7,2%, cume no km 108,4).

Julie Van de Velde liderou o caminho para o primeiro cume, à frente de sua companheira de equipe na Fenix-Deceuninck, Yara Kastelijn. A turma explodiu devido ao ritmo e a uma batida envolvendo Annemiek van Vleuten (Movistar) e Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek). As duas voltaram rapidamente para a bicicleta, enquanto Kastelijn seguiu sozinha na subida da Côte des Boissières.

Hannah Ludwig e Georgia Williams

E no final, um alemão vence

Eva van Agt (Jumbo Visma) e Anouska Koster (Uno X) juntaram-se a Kastelijn na frente para entrar na última volta (36,7km) com 40’’ de vantagem para o grupo. Kastelijn também dominou a Cat-4  do Côte de Merlhac (km 128,6). Ela lidera a Classificação de Rainha da Montanha (QOM) com um total de 7 pontos. As três atacantes entraram nos últimos 20 quilómetros com uma diferença de 45’’. Kastelijn foi derrubada por suas duas rivais ao perder uma curva a 10 km do fim. E Van Agt caiu a 6 km do fim. Koster e Kastelijn form eventualmente alcançadas a 4 km do final.

Pessoas como Kasia Niewiadoma (Canyon // Sram), Juliette Labous (DSM-Firmenich), Marlen Reusser (SD Worx) e Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) tentam fugir nas encostas finais da etapa, mas tudo se resume a uma subida em Mauriac. Demi Vollering (SD Worx) lidera Lotte Kopecky, mas Liane Lippert (Movistar) ultrapassa o ícone Belga antes da linha.

Tour de France Femmes 2023

→ Onde assistir ao Tour de France Femmes 2023?

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023, #BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 25.07.2023

ETAPA 3

COLLONGES-LA-ROUGE > MONTIGNAC-LASCAUX
147,2 km / Plano


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram