A La Vuelta Feminina foi criada em 2015, coincidindo com a última etapa de La Vuelta, e realizada em um circuito urbano no centro de Madrid. Desde então, consolidou-se como uma prova à parte, despontando como uma das provas por etapas mais importantes do calendário do Circuito Mundial Feminino. A corrida é organizada pela Unipublic e Amaury Sport Organization (ASO), que também organiza a Vuelta a España masculina e será realizada ao mesmo tempo em que acontece o Giro Masculino.

Portanto esta primeira edição da La Vuelta Femenina começará em 1º de maio de 2023, com sete etapas, começando em Torrevieja e viaja para o norte da Espanha até terminar nos famosos Lagos de Covadonga. Esta edição marca um novo formato e uma nova vaga no calendário para a corrida anteriormente conhecida como Ceratizit Challenge by La Vuelta, em cinco dias em setembro de 2022 ao lado da Vuelta a España masculina.

A edição 2022 foi vencida pela Campeã do Giro Donne e do Tour de France Femmes Annemiek van Vleuten (Movistar) pelo segundo ano consecutivo à frente de Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) e Demi Vollering (SD Worx).

Percurso

Data: 1 a 7 de maio de 2023
Largada: Torrevieja, Alicante
Chegada: Lagos de Covadonga, Astúrias
Distância: 703,3 km
Cobertura de TV ao vivo: ESPN, GCN+, RTVE, Tiz Cycling

 

Segunda, 01.05.2023

ETAPA 1

Torrevieja > Torrevieja

14,5 km / Contrarrelógio por equipes

A primeira edição da Volta Feminina começará com um contra-relógio por equipes. O seu traçado será semelhante ao concluído pelas equipes masculinas na Partida Oficial da Vuelta 19 e testará as técnicas das ciclistas num ambiente urbano. Esta etapa marcará as primeiras diferenças, ainda que pequenas, entre as ciclistas mais fortes.


Terça, 02.05.2023

ETAPA 2

Orihuela > Pilar de la Horadada

105,8 km / Plano

Etapa plana com início sinuoso, passando por vários povoados. Na sua parte final, as ciclistas terão de superar uma subida de 4ª categoria que determinará quem vestirá a primeira Camisa de Rainha da Montanha. Este desafio no final da etapa não deve impedir uma chegada em massa até a linha de chegada.


Quarta, 03.05.2023

ETAPA 3

Elche de la Sierra > La Roda

158 km / Plano

Com 148 quilómetros, esta será a etapa mais longa desta edição. As velocistas terão uma nova oportunidade para o sprint, mas primeiro devem estar atentas aos fortes ventos característicos da Província de Albacete, que podem provocar a ruptura do pelotão.


Quinta, 04.05.2023

ETAPA 4

Cuenca > Guadalajara

133,1 km / Plano

Etapa plana com um sprint esperado para a linha de chegada, embora seja um pouco mais sinuosa do que a anterior. As equipes com as ciclistas mais rápidas terão que controlar a corrida para que seas velocistas lutem pela vitória logo na linha de chegada.


Sexta, 05.05.2023

ETAPA 5

La Cabrera > Mirador de Peñas Llanas. Riaza

129,5 km / Alta Montanha (2281 m)

Esta é a primeira etapa de montanha da prova. O fato de o pelotão ter de passar por Navafría no meio da etapa pode resultar na sua ruptura na subida final. Rumo ao Mirante da Riaza, as ciclistas terão que superar uma subida de 5 km até o cume inédito de La Vuelta, que verá as favoritas lutando pela vitória final.


Sábado, 06.05.2023

ETAPA 6

Castro-Urdiales > Laredo

106,1 km / Média Montanha (1545 m)

O fim-de-semana vai começar com uma etapa de média montanha, com duas subidas de 2ª categoria na parte final, e um perfil muito semelhante ao da segunda etapa da edição passada. Espera-se que as favoritas trabalhem duro hoje, com um sprint reduzido decisivo até a linha de chegada.


Domingo, 07.05.2023

ETAPA 7

Pola de Siero > Lagos de Covadonga

93,7 km / Alta Montanha (2083 m)

O fim-de-semana vai começar com uma etapa de média montanha, com duas subidas de 2ª categoria na parte final, e um perfil muito semelhante ao da segunda etapa da edição passada. Espera-se que as favoritas trabalhem duro hoje, com um sprint reduzido decisivo até a linha de chegada.


Camisas

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL (Vermelha)
Camisa para a ciclista que ocupa o primeiro lugar na classificação geral de acordo com os tempos obtidos em cada etapa.

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR PONTOS (Verde)
Camisa para a ciclista que ocupa o primeiro lugar na classificação por pontos de acordo com a posição obtida em cada uma das etapas percorridas. As ciclistas acumularão pontos dependendo de suas posições no final de cada etapa, bem como durante os sprints intermediários.

RAINHA DA MONTANHA (Bolinhas)
Camisa para a ciclista que ocupe o primeiro lugar na classificação Rainha da Montanha de acordo com os pontos que acumulou em cada passagem de montanha.

PRÊMIO DE COMBATIVIDADE (Branca)
Prêmio para a ciclista que, segundo o júri, fez a melhor luta em cada etapa.


Start list

Data powered by FirstCycling.com


RoadBook

Baixe o Roadbook da corrida aqui.



Onde assistir La Vuelta Feminina?

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

A La Vuelta Feminina terá o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a La Vuelta Feminina no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram