Uma estrela do Grand Départ em Bilbao, em sua terra natal no País Basco, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) conquistou sua primeira vitória no Tour de France em Issoire no final de um dia de descanso muito disputado. Ele pôs fim a uma seca de 99 etapas de vitórias espanholas (desde Omar Fraile em Mende em 2018) ao ultrapassar Georg Zimmermann (Intermarché–Circus–Wanty) e Ben O’Connor (AG2R-Citroën). O atleta de 33 anos dedicou sua vitória ao falecido Gino Mäder, que faleceu tragicamente no Tour de Suisse no mês passado. Ele subiu para o quinto lugar Geral, enquanto Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que fugiu junto com Tadej Pogacar (UAE) no início da corrida, manteve a Camisa Amarela.

→ Onde assistir ao Tour de France?

Vingegaard e Pogacar em uma fuga antecipada

A largada adequada da etapa 10 foi dada a 169 ciclistas e após várias tentativas, um grupo de 22 ciclistas foi formado na frente depois que o col de la Moréno foi coroado primeiro por Anton Charmig (Uno-X). Curiosamente, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) fizeram parte dela, juntamente com Simon Yates (Jayco-AlUla) e Romain Bardet (DSM-Firmenich). Os duelistas sentaram-se em algum momento, 13 ciclistas permaneceram na liderança, mas o pelotão reagiu fortemente e vários atletas de ponta caíram, incluindo Bardet, Wout van Aert (Jumbo-Visma) e David Gaudu (Groupama-FDJ). Após o col de Guéry (cat. 3, km 27,3) onde Wout Poels (Bahrain Victorious) passou primeiro na frente de Krists Neilands (Israel-Premier Tech), Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious) juntaram-se na descida. Eles não receberam luz verde.

A fuga do dia

14 ciclistas na frente, incluindo Bilbao e Alaphilippe

Kasper Asgreen (Soudal-Quick Step), Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty), Nick Schultz (Israel-Premier Tech), Esteban Chaves (EF Education-EasyPost), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Warren Barguil (Arkea-Samsic ), Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) formou um novo grupo líder no km 41. Ben O’Connor (AG2R-Citroën), Harold Tejada (Astana), Alaphilippe (Soudal-Quick Step), Neilands (Israel-Premier Tech), Antonio Pedrero (Movistar), Anthony Perez (Cofidis), Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) lançaram um contra-ataque. Assim que o pelotão principal desacelerou, o grupo Gaudu-Bardet-Van Aert conseguiu voltar. Asgreen perdeu o contato e foi substituído na fuga de 7 homens por O’Connor que saltou sozinho. O reagrupamento dos 14 homens ocorreu a 86 km do fim, após o que Chaves subir sozinho a colina de Saint-Victor-la-Rivière.

O dia foi de muito calor hoje no Tour de France

Dois fortes ataques de Krusts Neilands 

Neilands partiu sozinho a 53 km do fim para manter vivas as chances de fuga, enquanto Alpecin-Deceuninck e Jayco-AlUla trocavam de turnos na frente do pelotão, já que o déficit havia caído de 3 para 2 minutos. Van Aert e Van der Poel escaparam do pelotão em uma descida a 46 km do fim. Eles foram sucessivamente trazidos de volta pelo pelotão liderado pela Ineos Grenadiers, enquanto Neilands partiu sozinho mais uma vez com 33 km restantes. O Letão foi trazido de volta na marca de 3 km para o fim. O’Connor tentou evitar uma finalização em sprint a 1,8 km do fim, mas foi marcado. Bilbao e Zimmermann levaram vantagem na última reta. Eles também foram alcançados, mas Bilbao ainda tinha alguma velocidade nas pernas para vencer. Seu melhor resultado no Tour de France até agora foi o segundo lugar em Bagnères-de-Bigorre em 2019.

Bilbao dedicou a vitória a seu companheiro Gino Mäder, falecido no Tour da Suíça em Junho

→ Tudo sobre o Tour de France

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 12.07.2023

ETAPA 11

CLERMONT-FERRAND > MOULINS
179,8 km / Plano

Este será um dia histórico porque, como resultado da chegada em Moulins, o Tour terá visitado todas as prefeituras da França continental. Embora as estradas do Allier garantam que haverá um empate constante e bastante enganoso nas reservas dos ciclistas, graças às subidas recorrentes de “quebrar as pernas”, a reta de 1.300 metros no coração de Moulins deve ser ideal para os velocistas.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram