Carlos Rodriguez aproveitou a rivalidade entre Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar para pegá-los e fugir deles na descida de col de Joux-Plane para se tornar o mais jovem espanhol a vencer uma etapa no Tour de France aos 22 anos. manteve a camisa amarela.

→ Tudo sobre o Tour de France 2023

Meintjes, Chaves e Bardet abandonam

A largada propriamente dita da etapa 14 foi dada a 165 ciclistas às 13h23. A corrida foi interrompida por meia hora após 6,5 km devido a um grande acidente que obrigou Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty) e Antonio Pedrero (Movistar) a desistir do Tour de France. Uma segunda largada foi dada às 14h01. Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) desistiu com dores no km 15 enquanto a primeira fuga significativa tomava forma com Lars van den Berg (Groupama-FDJ) sendo acompanhado por Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech) e mais tarde por Dani Martinez (Ineos Grenadiers) e Alexey Lutsenko (Astana). Romain Bardet (DSM-Firmenich) e James Shaw (EF Education-EasyPost) caíram na descida de col de Saxel no km 25.

A grande fuga do dia

Cat 2 e KOM para Ciccone

Depois de toneladas de tentativas, ataques, contra-ataques e queda de ciclistas, um grupo principal de 21 atletas tomou forma. Incluiu três homens do top 20 geral: Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Guillaume Martin (Cofidis) e Mikel Landa (Bahrain Victorious). Tobias Halland Johannessen (Uno-X) e Giulio Ciccone (Lidl-Trek) estiveram muito ativos, ambos interessados na competição de Rei das Montanhas. Ciccone superou o atual usuário da camisa de bolinhas Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Alaphilippe e Pinot no Col de Cou (km 35,3). O ciclista Italiano também tem crista e chegou primeiro no 1 col du Feu (km 52) e seguiu sozinho na descida até Pinot, Landa, Alex Aranburu (Movistar), Wout Poels (Bahrain Victorious) e Michael Woods (Israel-Premier Tech) se cruzarem. Pinot, Landa, Poels, Martin, Martinez, Ciccone, Alexey Lutsenko (Astana), Alex Aranburu e Gorka Izagirre, (Movistar), Hugo Houle e Woods (Israel-PremierTech) conseguiram ficar longe enquanto a Jumbo-Visma os mantinha na coleira . Ciccone ultrapassou a linha do sprint intermediário no col de Jambaz (km 65,5) na primeira posição. Ciccone e Woods pedalaram no início da subida ao col de la Ramaz (km 101). Seus ex-companheiros de fuga foram derrotados 10 km antes do topo, enquanto o grupo do Camisa Amarela caiu para cerca de trinta ciclistas, incluindo seis do Jumbo-Visma e seis da UAE. Ciccone rendeu-se dois quilômetros adiante. Van Aert superou o col de la Ramaz na primeira posição.

Jumbo-Visma protege o seu Camisa Amarela

Vingegaard vence Pogacar no Plane Joux

16 atletas se reuniram na frente a 30 km do fim: Van Aert, Sepp Kuss, Wilco Kelderman, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), Felix Grossschartner, Rafal Majka, Adam Yates, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Jai Hindley (Bora -Hansgrohe), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), David Gaudu (Groupama-FDJ), Simon Yates, Chris Harper (Jayco-AlUla), Guillaume Martin (Cofidis) e Felix Gall (Ag2r-Citröen) . A equipe do Camisa Amarela liderou o ataque até o col de Joux-Plane, a 250ª subida da categoria Hors do Tour de France desde o início do título em 1979. 5 km antes do topo, Hindley não conseguiu manter o ritmo estabelecido por Kuss, sendo o Americano seguido por Adam Yates, Pogacar, Vingegaard e Rodriguez. Com 3,7 km de subida restantes, Pogacar atacou. O Esloveno manteve-se 4’’ à frente do Dinamarquês durante dois quilômetros. Vingegaard atravessou e correu para coletar o bônus de tempo de 8 ” e a liderança na competição KOM no topo do col de Joux-Plane. Rodriguez e Yates fizeram a junção na descida. Rodriguez partiu sozinho a 8 km do fim e manteve-se na frente até ao final. Ele terminou por subir um degrau para ficar entre os 3 primeiros  no lugar de Hindley por um segundo.

Bela vitória de Carlos Rodriguez na Etapa 14 do Tour de France

→ Onde assistir ao Tour de France 2023?

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 16.07.2023

ETAPA 15

LES GETS LES PORTES DU SOLEIL > SAINT-GERVAIS MONT-BLANC
179 km / Alta montanha (4460 m)

No final de um fim de semana exigente, o palco está montado para uma batalha crucial entre os contendores. Esta rota particularmente ondulada pela Haute-Savoie levará os ciclistas ao longo do Col de la Forclaz de Montmin, depois para Croix Fry e Aravis Pass. Os golpes mais impactantes provavelmente serão desferidos na subida final para Le Bettex, na subida Amerands, onde algumas seções tocam 17% de inclinação.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram