O ‘agricultor Belga’ Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl Team) criou uma grande surpresa ao ser coroado em Copenhague ao invés do seu compatriota Wout van Aert (Jumbo-Visma), que havia vencido o seu duelo contra Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) antes de parar de chover na capital dinamarquesa. Ele é o primeiro belga a vencer o Maillot Jaune desde Greg Van Avermaet em 2018 e o quarto de seu país louco por ciclismo a vencer o contra-relógio inaugural do Tour de France depois de Eddy Merckx, vencedor de três prólogos (em 1970, 1972 e 1974), Freddy Maertens (1976) e Eric Vanderaerden (1983).

Van der Poel cedo no ‘hot seat’

Stefan Bissegger (EF Education–EasyPost), o favorito da primeira etapa em ação, caiu duas vezes no piso molhado de uma chuva que pouco deu trégua na etapa e não conseguiu melhorar o tempo do Campeão Nacional Holandês de ITT Bauke Mollema (Trek Segrafredo) que fez 15’34’18”, com uma velocidade média de 50,878km/h. O seu tempo foi superado em 3’’56 pelo seu compatriota Mathieu van der Poel (Alpecin–Deceuninck) fazendo uma média de 51.097km/h. O primeiro dos favoritos a GC a largar, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) rodou sob a chuva e foi 2’’55 mais lento que MVDP. Stefan Küng (Groupama-FDJ) e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) foram aparentemente prejudicados pela chuva, pois não se aproximaram da performance do líder da Alpecin-Deceuninck. Wout van Aert (1’’18), Filippo Ganna (2’’53) e Tadej Pogacar (UAE) com 6’’47, também ficaram atrás de van der Poel no tempo intermediário.

Parecia feito para Wout van Aert

Os três top guns aumentaram sua velocidade na segunda metade da corrida para definir um novo Top 3 provisório: van Aert na liderança (velocidade média: 51.540km/h), Pogacar em segundo lugar, dois segundos atrás e Ganna terceiro a cinco segundos, deixando van der Poel em quarto. A diferença foi de nove segundos entre Pogacar e Roglic, os dois favoritos para a vitória na Geral, que foi possivelmente a diferença entre a garoa e a chuva torrencial que os dois Eslovenos experimentaram, respectivamente. Como os maiores nomes haviam completado o percurso, parecia uma terceira vitória consecutiva para van Aert após o contra-relógio de Libourne a Saint-Emilion e o sprint de Champs-Elysées no ano passado, mas a chuva parou e a estrada secou devagar. Seu companheiro de equipe francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) estabeleceu o melhor tempo intermediário, mas caiu mais tarde.

Yves Lampaert surpreende a todos

Bicampeão Belga de contrarrelógio individual (2017, 2021) e recente vencedor do ITT no Circuito da Bélgica antes de sua desclassificação por comportamento perigoso na última etapa, Yves Lampaert aproveitou as novas condições de corrida para expulsar seu compatriota do trono ao marcar 15’17”76, cinco segundos mais rápido que van Aert, com uma velocidade média de 51,821km/h. As equipes optaram por colocar seus ciclistas estrelados mais cedo, pois acreditavam que as condições climáticas piorariam, mas foi o contrário. No entanto, nenhum dos 71 ciclistas que competiram depois de Lampaert provou ser uma ameaça para a vitória da etapa. Outro belga, Dylan Teuns (Bahrain Victorious), foi o único a entrar no top 10 (10º).

Eu esperava chegar ao Top 10 e isso já seria ótimo, mas agora venci todos os melhores do mundo. Sou apenas um agricultor Belga e faço isso…é inesperado. Eu não posso acreditar nisso. Eu sabia que estava em boas condições, mas vencer uma etapa do Tour de France, especialmente a etapa 1, é algo que eu nunca poderia sonhar. Vencer van Aert, van der Poel e Ganna, é inacreditável para mim. As estradas ainda estavam muito molhadas quando andei, então acho que tive as mesmas condições que os favoritos e mesmo assim terminei 5’’ à frente de van Aert. Terei a Camisa Amarela nos ombros pelo menos por um dia. Só poderei perceber quando o Tour acabar, ou talvez na segunda-feira quando ver minha namorada e meu filho. Quero compartilhar este momento com o Tim Declercq, que é um dos meus melhores amigos e não pôde fazer o Tour por causa do Covid.” – Yves Lampaert

 

Hastags da prova: #TDF2022, #BikeBlz
Fonte: Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 02.07.2022

ETAPA 2

ROSKILDE>NYBORG
202,2 km / Plano

Os ciclistas do Tour já saborearam a experiência de andar sobre o mar para chegar à meta em Zeeland em 2015. Nesta ocasião, a travessia do Great Belt tem 18 quilômetros de extensão e há uma forte possibilidade de que os ciclistas tenham que lutar contra um vento forte . As equipes mais aptas a lidar com condições de vento terão uma carta tática para jogar. Se algum dos favoritos não estiver atento o suficiente, eles terão boas razões para se arrepender do final.


 

Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram