Um grande rugido e lágrimas discretas – Alberto Dainese (DSM-Firmenich) conquistou uma vitória emocionante na etapa 19 da La Vuelta 23 ao correr para a vitória em Iscar, após 177,5 km de corrida de La Bañeza. Em estradas planas, quatro atacantes estabeleceram um ritmo muito elevado (47,8km/h em média). Mas o pelotão voltou até eles e deu o sprint na reta final de 2 km. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) caiu a 1 quilômetro do fim e Filippo Ganna (Ineos Granadiers) quase levou o bolo antes que seu compatriota Italiano passasse por ele bem na linha. Dainese conquista sua 6ª vitória profissional, três delas em Grand Tours. No sábado, a penúltima etapa da La Vuelta 23 levará os pilotos às colinas de Madrid, com nada menos que dez subidas categorizadas para tentar virar a corrida de cabeça para baixo.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023

De volta ao vale! Depois de três dias cansativos de corridas na Cantábria e nas Astúrias, o pelotão da La Vuelta 23 enfrentou uma etapa plana de La Bañeza a Iscar, onde os velocistas esperam aproveitar a última oportunidade para brilhar diante de Madrid.

Uma fuga de 4 homens

Após 10 quilómetros de batalha, quatro pilotos formaram a pausa: Clément Davy (Groupama-FDJ), Paul Lapeira (AG2R Citroën), Mathis Le Berre (Arkéa Samsic) e Michal Schlegel (Caja Rural-Seguros RGA). Eles rapidamente ganharam uma vantagem de 2’50” e mantivram velocidades acima de 45km/h.

A fuga do dia

Mas Alpecin-Deceuninck também reage rapidamente para tentar controlar a etapa para Kaden Groves, perseguindo sua vitória na terceira etapa em La Vuelta 23. A equipe UAE também se envolveu na perseguição e a diferença oscilou entre 1 e 2 minutos.

Groves acerta o convés, Dainese acerta o alvo

Clément Davy resiste ao grupo no sprint intermediário (faltam 19,3 km), onde Kaden Groves chegou em 2º lugar e marcou 17 pontos. O Francês foi pego logo em seguida e Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) contra-atacou. O Italiano abriu uma vantagem de 17” antes de ser rebocado a 10 km do fim.

À medida que Alpecin-Deceuninck avançava um quilômetro da linha, eles provocaram um engavetamento na frente e Groves não conseguiu correr para uma terceira vitória. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) tentou aproveitar a oportunidade para uma segunda vitória em La Vuelta, mas Alberto Dainese (DSM-Firmenich) o ultrapassou na linha.

Fizemos um ótimo trabalho. Estávamos olhando para os outros sprints para ver o que fizemos de errado. E hoje entregamos. Tive o azar de perder dois companheiros de equipe no acidente, mas eles me colocaram na posição perfeita, onde eu queria estar, e estou super feliz por terminar um trabalho tão duro dessa maneira. É muito bom. Eu realmente queria terminar a temporada de uma boa maneira e também terminar meu tempo com a DSM de uma maneira boa. Isso é especial. Hoje eu senti muita pressão porque sabia que era quase a última oportunidade para o sprint. Ontem estávamos conversando [com Filippo Ganna] no grupo sobre sprint e agora consegui.” – Alberto Dainese

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 16.09.2023

ETAPA 20

Manzanares El Real > Guadarrama

208 km / Média montanha (4362 m)

Com 208 quilómetros de extensão e apenas um dia antes da grande final, esta é a etapa mais longa da La Vuelta. O percurso não apresenta subidas particularmente desafiantes, mas incluirá mais de 4.000 metros de pistas distribuídas por 10 subidas de 3ª categoria. O terreno é sinuoso e louco, permitindo pouco ou nenhum tempo para relaxar. Nem mesmo na descida.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram