Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) conquistou a vitória de etapa que procurava na Vuelta 22 com um desempenho impressionante no contrarrelógio individual de Alicante, nesta terça-feira. A 55,7km/h, a estrela Belga dominou todos, incluindo Primoz Roglic (Jumbo-Visma), 2º no dia com uma diferença de 48’’ após 30,9km. Evenepoel é o primeiro ciclista a vencer Roglic em um ITT da Vuelta. Aumenta a sua liderança no topo da Classificação Geral, com 2’40’’ de Roglic e 3’03’’ de Enric Mas (Movistar). Ele também é o primeiro ciclista Belga a vencer uma etapa ITT da Vuelta desde Fons De Wolf em Valladolid em 1979. Jean-Luc Vandenbroucke venceu o prólogo em Benidorm em 1987.
A Vuelta voltou à ação com contrarrelógio individual de 30,9 km de Elche a Alicante. Um punhado de ciclistas não retomou as corridas devido a doença, incluindo Sam Bennett (Bora-Hansgrohe), vencedor das etapas 2 e 3 na Holanda, que retornou um teste positivo para Covid-19 e “também apresentou alguns sintomas” disse o seu time.
48 segundos [no Primoz Roglic]? Isso é uma grande surpresa. Vi que meu companheiro de equipe Rémi [Cavagna] foi muito bem. Foi perfeito que ele tenha feito um contra-relógio tão bom para eu ter bons momentos. Do ônibus, eu pude ver que todo mundo estava realmente desacelerando na segunda parte em comparação com o tempo dele. Eu sabia que tinha que forçar o tempo todo porque era plano com um final super difícil. E minhas pernas estavam tão pesadas nesta última escalada. Foi realmente muito difícil. Mas é muito bom vencer este contra-relógio com a Camisa Vermelha. É uma sensação incrível. Eu sabia que seria um contra-relógio super rápido. Estou tão feliz por vencer a etapa . Acho que alcancei meu sonho. E agora vamos lutar e vamos tentar vencer esta Vuelta. A pressão acabou. Ganhei uma etapa. Agora toda a equipe está super confiante. Todos estão se saindo muito bem. Agora só temos que lutar para manter essa Camisa e levar para casa.” – Remco Evenepoel
Cavagna impressiona, mas…
Entre os primeiros, Rémi Cavagna (Quick-Step Alpha Vinyl) manteve uma velocidade média de 54,1km/h para marcar o melhor tempo à frente de dois ciclistas da BikeExchange-Jayco, Michael Hepburn (+52”) e Luke Durbridge (+1 ’21”).
Fred Wright (Bahrain Victorious, +53’’) e Rohan Dennis (Jumbo-Visma, +1’21’’) foram ambos derrotados pelo Francês. Mas Cavagna deixou claro no final: “Remco [Evenepoel] vai me vencer, com certeza”.
Lawson Craddock (BikeExchange-Jayco) apertou na 2ª posição (+37’’) antes do início da batalha do GC.
Evenepoel voa
Ciclistas como Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers) e Primoz Roglic (Jumbo-Visma) mostraram rapidamente suas pernas fortes, ficando a menos de um segundo de Cavagna no primeiro ponto intermediário. Pelo contrário, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) melhorou gradualmente a sua posição. Mas Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) mostrou rapidamente que é o melhor que existe.
No primeiro ponto intermédio, a jovem estrela Belga já liderava por 20’’. Na segunda intermediária, a diferença era de 36”. E na linha, ele levou a melhor sobre Roglic por nada menos que 48’’ e Cavagna por 1’00’’. Outro masterclass de Evenepoel que levou-o a liderar ainda mais a Classificação Geral com uma diferença de 2’40’’ para o Esloveno tricampeão da Vuelta, no meio da edição de 2022.
→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha
Fonte: La Vuelta
Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli
#Top10 Etapa 10 #LaVuelta22 pic.twitter.com/44zsdraVaI
— BikeBlz (@BikeBlz) August 30, 2022
#GC após 10 etapas #LaVuelta22 pic.twitter.com/rDoWHeFQN4
— BikeBlz (@BikeBlz) August 30, 2022
PRÓXIMA ETAPA
Quarta, 31.08.2022
ETAPA 11
ElPozo Alimentación > Cabo de Gata
191,2 km / Plano
Um dia para os velocistas colocarem suas equipes para trabalhar. A etapa apresenta alguns declives acentuados, mas sem dificuldades notáveis, portanto, espera-se uma chegada em massa na linha de chegada. Os velocistas terão que saber quando aproveitar ao máximo suas opções, pois esta etapa não se presta particularmente bem a oportunidades de sprint. O vento pode desempenhar um papel muito importante em Cabo de Gata.
→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?
Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz
Start List
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossas redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte mais bonito do mundo.
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]