Depois de três lugares de 2º nas etapas iniciais da Vuelta 22, Mads Pedersen (Trek-Segafredo) levou à vitória no dia 13. O Campeão Mundial Dinamarquês de 2019 aproveitou ao máximo a subida em Montilla para dominar Bryan Coquard (Cofidis) e Pascal Ackermann (UAE Team Emirates) após o pelotão controlar uma fuga de três homens nas estradas da Andaluzia. Esta é a primeira vitória de Pedersen no Grand Tour da Espanha, um mês e meio depois de abrir sua contagem de três semanas no Tour de France. No dia seguinte à queda em Peñas Blancas, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) passou com segurança pela etapa. No sábado, ele terá que defender La Roja nas encostas da Sierra de la Pandera.

Entre dois cumes andaluzes, a etapa 13 da Vuelta 22 foi mais plana para os velocistas ou para a fuga lutarem pela vitória em Montilla e uma chegada em subida com uma reta final de 300m a 5%. Os 147 finalistas da etapa 12 partiram de Ronda.

Definitivamente era o cenário dos sonhos. Sabíamos que este final era muito bom. Os meninos se saíram muito bem hoje e todos estavam concentrados o dia todo. Estou feliz por finalmente conseguir a vitória e devolver os meninos por todos os trabalho que eles fizeram até agora. É muito bom para todos nós. Alex [Kirsch] me entregou na última curva e ainda faltavam 800m. Então foi perfeito ter um bom ritmo duro. Pascal [Ackermann] saltou, saltei com ele. Foi um sprint longo seguir Ackermann. Foi um sprint completo de 350m hoje. Viemos aqui para uma vitória de etapa. E agora vencemos. Vou continuar lutando para conseguir. É muito bom ter uma vantagem confortável na Camisa de Pontos, mas seria bom ter Sam [Bennett] lutando pela Camisa. Vamos continuar lutando por vitórias e vamos ver como vai ser.” – Mads Pedersen

Habituais na frente

Três atacantes partiram no primeiro quilômetro da etapa: Julius van den Berg (EF Education-EasyPost), Ander Okamika (Burgos-BH) e Joan Bou (Euskatel-Euskadi).

Trek-Segafredo de Mads Pedersen, BikeExchange-Jayco de Kaden Groves e a Cofidis de Bryan Coquard foram rápidos em tomar as rédeas do grupo. A diferença nunca foi superior a 3’20”.

Ackermann tenta, Pedersen avança para a vitória

Nos últimos 50 km, a Alpecin-Deceuninck de Tim Merlier e a Bora-Hansgrohe de Danny van Poppel também se juntam à perseguição. O pelotão entrou nos últimos 30km com uma diferença de 1’09’’.

Van den Berg foi o primeiro atacante a ser pego, logo após o sprint intermediário (com 14,4 km pro final). Okamika e Bou foram então finalmente alcançados com 9,5 km pela frente.

Em Montilla, Pascal Ackermann (UAE Team Emirates) abriu o sprint com 500m para o final. Pedersen foi rápido para reagir e, eventualmente, ultrapassar o velocista Alemão. Era tarde demais para Coquard voltar, apesar de seu grande esforço.

→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha

Fonte: La Vuelta
Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli



PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 03.09.2022

ETAPA 14

Montoro > Sierra de La Pandera

160,3 km / Alta montanha (3312 m)

A etapa tem duas partes bem distintas: uma suave e outra com subidas constantes. Para que uma fuga seja bem-sucedida aqui, ela deve estar em pleno movimento antes de chegar a La Pandera. A subida, um clássico da Vuelta, é mais difícil do que parece, por uma estrada estreita e em asfalto irregular. Isso realmente testará os alpinistas.

→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?

Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossas redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte mais bonito do mundo.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram