La Vuelta a España, a terceira grande volta da temporada, a prova dos ‘muritos’, dos ‘caminhos de cabra’, das chegadas que mais parecem gincanas, das etapas encurtadas para alguns e dos contra-relógios na bruma da noite catalã.
Vamos então aos nomes e fatos que mais me chamaram a atenção até o momento:
A grande volta dos pobres
Mas que inicio de Vuelta incrível! Perto da perfeição. Javier Guillén, o Diretor Geral da corrida, é sem dúvida um gênio do marketing.
Aqui vai um pequeno resumo:
• 1ª etapa, contrarrelógio de noite para as últimas equipes, enquanto grande parte realizou o esforço de dia;
Somewhere in this picture, you can see our riders just before they finished stage one of #LaVuelta23.
Photo: @GettySport pic.twitter.com/tV3CBgIgkJ
— Soudal Quick-Step Pro Cycling Team (@soudalquickstep) August 26, 2023
• Chegadas (sim no plural) com 3496 ‘rotatórias’ (‘rotundas’ em português de Portugal) na aproximação, autênticas gincanas para facilitar ainda mais a vida dos ciclistas. Adam Hansen só reconhece os finais das etapas do Tour, na Vuelta costuma estar a dormir enquanto a etapa está a desenrolar;
A queda de Roglic na etapa de ontem #Lavuelta23 #ciclismonaespn pic.twitter.com/lweAueVADS
— BikeBlz (@BikeBlz) August 28, 2023
• Chegadas em condições aceitáveis (Barcelona 2ª etapa e Caravaca 9ª etapa), encurtadas para os GC’s, mas ótimas para a disputa da etapa. Para ser ainda mais cómico, a UCI deu os pontos na linha de meta e não no ponto da tomada de tempos;
• Transmissão televisiva horrível! Costuma ser fraca, mas este ano conseguiram focar um placar de publicidade quando estava a decorrer o sprint para vitória de etapa. Difícil é pior;
• Na chegada da 2ª etapa, tiveram de pedir imagens aos espetadores que estavam na estrada para verificar quem tinha passado e em que posição no sprint intermédio.
Confusão para saber a ordem de passagem no ponto de bonificação. O comissário da prova pergunta aos torcedores se eles registraram a chegada dos ciclistas. 🤷🏽♂️ #LaVuelta23 #ciclismonaespn
pic.twitter.com/StXpm5Qxla— BikeBlz (@BikeBlz) August 27, 2023
Falem mal de mim, mas falem.
→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023
Melhor gregário do mundo
A águia de Durango, o melhor gregário de montanha da atualidade e um dos melhores da história, Don Sepp Kuss (Jumbo-Visma). Terceira grande volta do ano, na primeira foi fundamental para que o seu primo Esloveno ganhasse o Giro, na segunda foi fulcral para que um jovem pescador Dinamarquês batesse um jovem mineiro Esloveno e agora lidera a prova na ‘sua casa adotiva’.
Segura! #Lavuelta23 #ciclismonaespn pic.twitter.com/1xyAbd0Hu3
— BikeBlz (@BikeBlz) August 31, 2023
Antes de chegar à liderança deu espetáculo em Javalambre e como bom Americano, festejar é com ele, bebeu meia garrafa de espumante em pleno pódio e partilhou com Marc Madiot que nesse dia também festejou a vermelha do seu menino protegido, o filho de Miguel Martinez.
Sepp chega ao restday vestindo a Camisa Vermelha
Os gregários do melhor gregário do mundo
Wilco Kelderman, Dylan Van Baarle, Robert Gesink, Attila Valter, Jan Tratnik, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) são estes os gregários do melhor gregário do mundo. Mas sejamos realistas, ninguém vai trabalhar para Kuss, até porque estamos a falar do melhor gregário do mundo que tem à disposição ele próprio.
Sendo assim, Roglic já deu mostras que está forte como o aço e Vingegaard já deu mostras que não estando na forma do Tour, aplica a ‘tática da lapa’, agarrar a roda de Evenepoel ou Roglic até mais não poder. O Dinamarquês espera pelo seu terreno (Tourmalet). É um ciclista bastante paciente e perigoso, ou não fosse o atual Bi-Campeão do Tour.
Primoz Roglic
O lobito nervoso
Abre a Vuelta a mandar para o ‘ca**lho’ a organização, vence uma etapa com um festejo peculiar, segundo ele não vence outra porque não sabia que estava a sprintar para a vitória, diz que os sprints dos adversários são lentos…Remco Evenepoel está sem travões nesta Vuelta.
#ENTREVISTA @EvenepoelRemco "Está um pouco quebrando minhas bolas agora!", que significa: “tô putaco!”. Remco Evenepoel fala após mais preocupações de segurança em #LaVuelta23
pic.twitter.com/wvgUxNzCEK— BikeBlz (@BikeBlz) August 28, 2023
Os filhos dos Sheiks
Juan Ayuso, João Almeida e Marc Soler (UAE) são os altos representantes dos Sheiks desta Vuelta. Os três com estilos completamente diferentes, um é adolescente, agressivo e altamente talentoso, o outro é o catedrático do io-iô no pelotão e por último temos o ciclista ‘caixa de ar’, que consegue fazer as coisas mais incompreensíveis, mas que até tem algum potencial.
Juan Ayuso foi o primeiro dos homens da geral a atacar nesta Vuelta, não deu em grande coisa mas mostrou a irreverência que o carateriza. João Almeida foi o último a mexer na corrida, um ataque na famigerada subida a Caravaca que o fez ganhar uns segundinhos. Curiosamente Marc Soler é o melhor posicionado devido à fuga no dia que Kuss venceu.
João Almeida ‘é filho dos Sheiks’
Os reis do sprint
É difícil escrever alguma coisa nesta secção, porque o nível de sprint foi tão elevado que Pippo Ganna quase venceu um. O melhorzinho é Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), um dos membros Australianos da Alpacino, a equipe que este ano tem dominado os sprints nas grandes voltas. Vai com duas vitórias em três oportunidades e sem cabeçadas, encostos ou apertos dos adversários nas barreiras.
Geoffrey Soupe é a surpresa desta Vuelta
O sprint que não foi ganho por Groves, o vencedor foi Geoffrey Soupe, o James Harden do pelotão, até agora esta foi a grande surpresa desta edição.
Os outros
O desastre desta Vuelta é a Ineos. De Plus e Arensmann abandonaram por quedas, Geraint Thomas já teve diversas quedas, hipotecando todas as hipóteses e Egan Bernal finalizou a semana com uma queda que quase o fez abandonar. A única solução é vencer etapas, para tentar salvar os móveis.
Caída de Egan Bernal @Eganbernal hoje na #Lavuelta23 #ciclismonaespn pic.twitter.com/EgQrFsOMap
— BikeBlz (@BikeBlz) September 3, 2023
Enric Mas tem estado como o previsto, a Vuelta é a prova fetiche dele. Anda sempre com os melhores aqui e por isso, candidato ao pódio mais uma vez. Por último destaque para Lenny Martinez (Groupama-FDJ) e Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe), o filho da lenda do MTB vestiu a Vermelha aos 19 anos, pouco durou, mas já ninguém tira esse momento a Lenny, que também é um candidato ao Top-10, sobe muito este rapaz. Em relação ao Belga, é mais um jovem de grande talento a mostrar-se e principal adversário de Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe).
Adiós.
Lenny Martinez, filho de Miguel Martinez, uma lenda do MTB, é o mais jovem piloto a vestir a Camisa Vermelha na história
→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling
PRÓXIMA ETAPA
Terça, 05.09.2023
ETAPA 10
Valladolid > Valladolid
25,8 km / Contrarrelógio individual
Contra-relógio individual com mais de 25 quilômetros, com apenas uma pequena inclinação no início. Os especialistas em contra-relógio terão uma vantagem potencial sobre os escaladores, pois o percurso é bastante descomplicado, do ponto de vista técnico, e ocorre principalmente em avenidas largas.
Hastags da prova: #LaVuelta23, #BikeBlz
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.