Uma excelente Etapa 6 da La Vuelta apresentou resultados históricos no Observatório Astrofísico de Javalambre. O escalador Americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma), participando de seu terceiro Grand Tour do ano, foi o mais forte de uma impressionante fuga para conquistar a vitória à frente de Lenny Martinez (Groupama-FDJ). O garoto-prodígio francês se torna o líder geral aos 20 anos! Primoz Roglic e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) se uniram contra Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) para ganhar 30 segundos sobre a estrela Belga. A Vuelta começou há menos de uma semana e a batalha da GC já está a todo vapor!

Depois de dois sprints dominados por Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), A Vuelta regressa à montanha com uma chegada ao cume no Observatório Astrofísico de Javalambre, no topo da subida de cat-1 do Pico del Buitre (10,9km a 8%). Com uma vitória de prestígio na etapa e potencialmente La Roja em jogo, os atacantes estavam muito inspirados.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023?

 

Remco perdeu a liderança da prova nesta etapa

Uma batalha impressionante contra Javalambre

Foram necessários 70 quilômetros de batalha extremamente difícil para um grupo de 42 atacantes conseguir a ruptura, incluindo 11 ciclistas do top 25 do GC: Lenny Martinez (Groupama-FDJ), Marc Soler (UAE Team Emirates), Sepp Kuss (Jumbo- Visma), Steff Cras (Energias Totais), Wout Poels (Bahrain Victorious), Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA), David De La Cruz (Astana Qazaqstan), Rémy Rochas (Cofidis), Juanpe Lopez (Lidl-Trek), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) e Attila Valter (Jumbo-Visma). Andreas Kron (Lotto Dstny), já vencedor da etapa em Barcelona, também estava lá.

A Soudal Quick-Step, Ineos Grenadiers e Movistar trabalharam juntas para controlar o contra-ataque. A diferença chegou a 7 minutos. Desceu rapidamente em direção à subida principal do dia… Mas no final da subida para o Observatório Astrofísico de Javalambre, um pelotão já bastante reduzido ainda se mantinha por 3’50’’.

Kuss encheu a cara no pódio! Merecido

Kuss, Martinez, Roglic… Que confronto!

Michael Storer (Groupama-FDJ) ditou o ritmo na frente de Martinez. Einer Rubio (Movistar) atacou a 4 quilômetros do final. Romain Bardet (DSM-Firmenich) e Lenny Martinez (Groupama-FDJ) foram os mais rápidos a reagir, mas Sepp Kuss (Jumbo-Visma) deu-lhes a volta e foi sozinho nos últimos 3 quilómetros. No cume, chegou 26’’ à frente de Martinez… que levou a La Roja com 6’’ à frente de Kuss!

No grupo GC, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) atacou faltando 4km também. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) não conseguiu reagir enquanto Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), seu companheiro de equipe Esloveno, estava na frente. Os dois colaboraram para ganhar 7” sobre Juan Ayuso (UAE Team Emirates), 14” sobre João Almeida (UAE Team Emirates) e Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe), 24” sobre Enric Mas (Movistar) e 32 ” em   (Soudal Quick-Step).

O jovem francês Lenny Martinez, de apenas 20 anos assumiu a Roja

Foi uma etapa incrivelmente difícil. Queríamos tentar entrar na fuga apenas para testar a Quick-Step. Sabíamos que seria um dia difícil de controlar. Esse era o objetivo principal. Estávamos lá com Dylan [van Baarle], Jan [Tratnik], Attila [Valter] e eles rodaram super bem, tenho que agradecer muito pelo trabalho que fizeram. O dia todo me senti super super bem também. Só estava pensando em quando ir, quando tentar e fazer a diferença. Durante toda a subida estive apenas aproveitando o ambiente que temos na Vuelta. É sempre uma corrida especial para mim. Não estou aqui para vencer a La Vuelta! Para mim, para vencer uma etapa é incrível. Durango é uma cidade de lendas do mountain bike, então conheci o pai de Lenny Martinez. É muito legal correr com o filho dele, mas também é uma percepção de quanto sou mais velho que esse jovem!” – Sepp Kuss

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 01.09.2023

ETAPA 7

Utiel > Oliva

201 km / Plano

Uma etapa plana que deverá terminar em uma corrida em massa até a linha de chegada. Em teoria, é um dia fácil para o pelotão. As equipas velocistas trabalharão arduamente para obter a vitória enquanto os pilotos da classificação geral poderão fazer uma pausa depois de um dia muito exigente, pouco antes de mais uma etapa que colocará à prova as suas capacidades.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram