Na próxima sexta-feira (19) começa a última grande volta do ano, a Vuelta a Espanha 2022 que vai até o dia 11 de setembro e será composta por 21 etapas, percorrendo uma distância total de 3.280,5 quilômetros. Serão 6 etapas planas, 2 etapas planas com finais de alta altitude, 4 etapas montanhosas, 7 etapas de montanha, 1 etapa de contrarrelógio por equipes e 1 etapa de contrarrelógio individual, além de 3 dias de descanso. A edição deste ano contará com 12 largadas e 11 chegadas inéditas e visitará 10 estados da Espanha e, pela primeira vez na sua história, cobrirá todas as oito províncias da Andaluzia.


Percurso 2022

Pela quarta vez em sua história, a Vuelta iniciará no exterior, começando a sua jornada na Holanda, território já conhecido pela corrida, que já teve a sua partida oficial em Assen em 2009. Na edição deste ano, Utrecht, ‘s-Hertogenbosch e Breda serão as cidades das três primeiras etapas da corrida. Após um dia de descanso para permitir que todos retornem à Espanha, a corrida será retomada em Euskadi. Os torcedores Bascos vão se reunir ao longo das estradas para ver o pelotão passar ao chegar a Álava e seguir em direção a Guipuzkoa, terminando sua jornada pelo País Basco com uma partida e uma linha de chegada em Bilbao. Será a primeira vez desde 2012 que La Vuelta visita as três províncias Bascas.

O percurso continuará pela Cantábria com uma inédita subida do Pico Jano, antes de atravessar para o Principado das Astúrias, com duas linhas de chegada puras de montanha: uma nova (Colláu Fancuaya) e outra conhecida (Les Praeres).

A segunda semana da competição terá início na província de Alicante, que sediará um contrarrelógio individual com mais de 30 km de extensão. Em seguida, o pelotão continuará avançando em direção à Região da Múrcia e Andaluzia, onde ocorrerá um novo marco da corrida. Será a primeira vez em 87 anos que a corrida visitará todas as oito províncias da Andaluzia. A Andaluzia também oferecerá um tríptico montanhoso de primeiro nível: Peñas Blancas, La Pandera e Sierra Nevada.

A última semana certamente provocará fortes emoções. Primeiro, na Extremadura, com duas finais inéditas em alta altitude, antes de chegar à Comunidade Autônoma de Madri. A penúltima etapa lembra muito a Vuelta 2015, onde Fabio Aru tirou a La Roja de Tom Dumoulin. Depois de celebrar o ano jacobino com um final excepcional em Santiago de Compostela, a prova vai recuperar o seu tradicional circuito final ao longo das principais artérias da capital.

→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?

 


Etapas

Sexta, 19.08.2022

ETAPA 1

Utrecht > Utrecht

23,3 km / Contrarrelógio por equipes

Utrecht é uma das maiores capitais mundiais do ciclismo. A cidade holandesa, com seu terreno predominantemente plano, possui uma excelente infraestrutura na qual investiu consistentemente ao longo das últimas décadas, tornando-se a orgulhosa cidade amiga do ciclismo que é hoje. Com suas extensas ciclovias e bicicletários capazes de acomodar mais de 12.500 bicicletas, Utrecht é um paraíso do ciclismo graças à sua devoção a este meio de transporte limpo, moderno e sustentável.

Um contra-relógio inaugural mais longo do que o das edições anteriores. 23,3 km que atravessarão Utrecht por suas largas avenidas, sem dificuldades técnicas. Não são esperadas diferenças significativas entre as equipes líderes. Os torcedores Holandeses, que são realmente apaixonados pelo ciclismo, garantirão o sucesso dos espectadores.


 

Sábado, 20.08.2022

ETAPA 2

‘s-Hertogenbosch > Utrecht

175,1 km / Plano

Uma etapa principalmente plana. O único obstáculo do dia será uma subida de 3ª categoria que determinará os primeiros ciclistas a lutar pela Camisa da Montanha. A vitória será decidida em um sprint até a linha de chegada. A proximidade com o mar pode provocar ventos fortes e aumentar a imprevisibilidade da etapa.


 

Domingo, 21.08.2022

ETAPA 3

Breda > Breda

193,5 km / Plano

Etapa completamente plana com sprint garantido até a linha de chegada. Os ciclistas vão pedalar por um terreno que lembra mais as corridas clássicas do Norte e não as estradas espanholas a que a Vuelta está acostumada. Este fator pode criar alguma tensão em relação ao desenvolvimento da etapa.


 

Terça, 23.08.2022

ETAPA 4

Vitoria-Gasteiz > Laguardia

152,5 km / Média montanha (2319 m)

Etapa com provável sprint até a linha de chegada em pelotão reduzido. A passagem da montanha de Herrera será coroada 15 km antes da linha de chegada, seguida de uma descida até o final. Os velocistas que conhecem o caminho em terrenos abruptos se sairão bem e terão oportunidades reais, mas os velocistas puros não serão capazes de acompanhar se acelerarem. Cuidado com as possíveis rajadas de vento na parte final da etapa.


 

Quarta, 24.08.2022

ETAPA 5

Irun > Bilbao

187,2 km / Média montanha (2952 m)

Bela etapa: cinco passagens de montanha que serão preenchidas com o público Basco. Ambas as subidas ao Vivero na parte final serão responsáveis por selecionar o grupo líder. Será interessante descobrir quem vai controlar a prova, mesmo sem líderes claros na Classificação Geral, principalmente em um dia que não é ideal para os velocistas.


 

Quinta, 25.08.2022

ETAPA 6

Bilbao > Ascensión al Pico Jano. San Miguel de Aguayo

181,2 km – Alta montanha (4116 m)

Uma etapa em que as fugas provavelmente correrão bem e durarão até o fim. A sucessão de Las Alisas e Collada de Bremes criará uma seleção natural antes de chegar ao Pico Jano. Esta longa, esticada e sem precedentes na passagem de montanha pode deixar um dos favoritos para trás se suas forças falharem.


 

Sexta, 26.08.2022

ETAPA 7

Camargo > Cistierna

190 km / Média montanha (3303 m)

Esta etapa tem cerca de 200 km e é constituída por um território ideal para a realização de fugas. O percurso tem um perfil sinuoso, com uma subida até San Glorio quase na metade da prova. Os favoritos vão tentar preservar um pouco da sua força para enfrentar o fim-de-semana que se aproxima, o que poderá beneficiar muito aqueles que pretendem obter a vitória da etapa.


 

Sábado, 27.08.2022

ETAPA 8

La Pola Llaviana/Pola de Laviana > Colláu Fancuaya. Yernes y Tameza

153,4 km / Alta montanha (3741 m)

Este ano, o Principado das Astúrias propõe duas etapas muito diferentes. Esta primeira tem mais de 3.300 metros de desníveis e tem quatro subidas antes da inédita subida do Colláu Fancuaya – um desfiladeiro cheio de curvas.


 

Domingo, 28.08.2022

ETAPA 9

Villaviciosa > Les Praeres. Nava

171,4 km / Alta montanha (3671 m)

Etapa extremamente difícil para concluir a primeira semana de corridas. Os ciclistas escalarão quatro passagens de montanha antes de chegar a Les Praeres, sendo o Mirador del Fito um deles. O final acontecerá no cume do Nava, que descobrimos na Vuelta 2018. Uma parede autêntica – curta e muito explosiva – composta por quatro quilômetros que medirão as verdadeiras habilidades dos ciclistas mais fortes.


 

Terça, 30.08.2022

ETAPA 10

Elche > Alicante

30,9 km / Contrarrelógio individual

Contra-relógio individual completamente plano, com mais de 30 km. Os favoritos da Classificação Geral não devem ter grandes dificuldades, mas outros pilotos com um perfil de escalador mais acentuado podem ter dificuldades. Um cuidado especial deverá ser tomado durante a parte final, ao longo da costa do Levante, onde os ventos fortes podem ser problemáticos.


 

Quarta, 31.08.2022

ETAPA 11

ElPozo Alimentación > Cabo de Gata

191,2 km / Plano

Um dia para os velocistas colocarem suas equipes para trabalhar. A etapa apresenta alguns declives acentuados, mas sem dificuldades notáveis, portanto, espera-se uma chegada em massa na linha de chegada. Os velocistas terão que saber quando aproveitar ao máximo suas opções, pois esta etapa não se presta particularmente bem a oportunidades de sprint. O vento pode desempenhar um papel muito importante em Cabo de Gata.


 

Quinta, 01.09.2022

ETAPA 12

Salobreña > Peñas Blancas. Estepona

192,7 km / Plano com final em aclive

O pelotão cobrirá toda a Província de Málaga, de uma ponta à outra. Será um dia completamente plano até a subida das Peñas Blancas. Embora este passo de montanha já tenha sido apresentado na Vuelta antes, será quatro quilômetros mais longo (totalizando 20) em 2022. Final muito difícil que pode trazer mudanças importantes na Classificação Geral.


 

Sexta, 02.09.2022

ETAPA 13

Ronda > Montilla

168,4 km / Plano

Embora a primeira parte da etapa seja mais sinuosa, a segunda parte é praticamente plana. A exaustão acumulada após Peñas Blancas pode representar um problema para os velocistas. Os ciclistas mais explosivos terão que fazer com que suas equipes trabalhem duro para controlar a chegada à linha de chegada.


 

Sábado, 03.09.2022

ETAPA 14

Montoro > Sierra de La Pandera

160,3 km / Alta montanha (3312 m)

A etapa tem duas partes bem distintas: uma suave e outra com subidas constantes. Para que uma fuga seja bem-sucedida aqui, ela deve estar em pleno movimento antes de chegar a La Pandera. A subida, um clássico da Vuelta, é mais difícil do que parece, por uma estrada estreita e em asfalto irregular. Isso realmente testará os alpinistas.


 

Domingo, 04.09.2022

ETAPA 15

Martos > Sierra Nevada. Alto Hoya de la Mora. Monachil

152,6 km / Alta montanha (4018 m)

Pura etapa de montanha, com mais de 4000 metros de ganho de elevação no total. A etapa sairá da Província de Jaén, onde o calor terá, sem dúvida, um papel importante. A segunda metade é muito difícil, com subidas ao Alto del Purche e à Hoya de la Mora – uma longa e exigente passagem de montanha que foi um dos destaques da Vuelta 2017.


 

Terça, 06.09.2022

ETAPA 16

Sanlúcar de Barrameda > Tomares

189,4 km / Plano

Depois de Sierra Nevada e de um merecido dia de descanso, os velocistas vão precisar de força novamente. Tomares, onde Matteo Trentin foi vitorioso em 2017, oferecerá a última grande oportunidade para os velocistas antes da etapa final em Madri.


 

Quarta, 07.09.2022

ETAPA 17

Aracena > Monasterio de Tentudía

162,3 km / Plano com final em aclive

Etapa de quebra-pernas, com constantes subidas e descidas, que certamente será afetada pelo calor da Extremadura. Será uma oportunidade de ouro para uma fuga. A subida final de Tentudía não é excessivamente difícil, mas é improvável que termine em um sprint (nem mesmo para um pelotão reduzido) e não será propício para criar grandes diferenças entre os favoritos. Aqueles que conseguirem escapar terão que trabalhar muito duro.


 

Quinta, 08.09.2022

ETAPA 18

Trujillo > Alto de Piornal

192 km / Alta montanha (3680 m)

Esta será uma etapa difícil e muito bonita, principalmente na sua parte final. A sua segunda metade contará com a subida do Piornal, que decorrerá ao longo de três vertentes diferentes. Primeiro pelo Desesperá, depois pelo Mosteiro de Yuste e por último pelo Vale do Jerte. Este será um dia para os favoritos e suas equipes trabalharem em suas estratégias se quiserem abalar a Classificação Geral.


 

Sexta, 09.09.2022

ETAPA 19

Talavera de la Reina > Talavera de la Reina

138,3 km / Média montanha (2276 m)

Um percurso interessante, curto mas enganador. A etapa consiste em um circuito que envolve duas subidas do passo de montanha do Piélago. 130 km no total que forçarão a fuga se quiser se sair bem. Fique atento aos ciclistas com uma boa velocidade máxima que se saem bem no meio da montanha, pois terão opções reais para vencer aqui.


 

Sábado, 10.09.2022

ETAPA 20

Moralzarzal > Puerto de Navacerrada

181 km / Alta motanha (3977 m)

Muitos podem se lembrar da etapa em que Fabio Aru foi declarado vencedor da Vuelta 2015. Esta é muito parecida. Um percurso clássico ao longo da Serra de Guadarrama, com subidas pelos desfiladeiros de Morcuera e Canencia e duas voltas de Navacerrada. As equipes podem preparar suas estratégias de batalha desde o início e tornar esta etapa decisiva para a Classificação Geral.


 

Domingo, 11.09.2022

ETAPA 21

Las Rozas > Madrid. Paisaje de la Luz

96,7 km – Plano

A Vuelta regressa a Madrid. Um percurso conhecido pelas principais artérias da capital, apreciado pelo pelotão como um prêmio em si. É um dia de sorrisos e comemorações. Em termos esportivos, espera-se um sprint até a linha de chegada, onde será coroado o vencedor da La Vuelta 2022.

Fonte: Website Vuelta de Espanha
Análise de etapas: Fernando Escartín


Equipes da Vuelta 2022


Camisas e Premiações da Vuelta 2022



Onde assistir a Vuelta da Espanha?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir a Vuelta 2022 em programas especias com participação da equipe do site.

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Roadbook

Para acompanhar todos os detalhes da prova, aproveite e baixe também o RoadBook com todas as informações para você não perder nada.

→ Baixe o Roadbook 


Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.

Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram