Valentin Ferron (TotalEnergies) superou seus companheiros de fuga no Gap finale da 6ª etapa de 196,5 km da Criterium du Dauphiné nesta sexta-feira, para conquistar sua primeira vitória no World Tour. Emulando o companheiro de equipe da Total Energies, Alexis Vuillermoz, alguns dias antes, o francês de 24 anos venceu à frente do compatriota Pierre Rolland, que reforçou sua liderança no KOM, e um terceiro francês, Warren Barguil. Foi a terceira vitória francesa nesta Dauphiné, duas outras etapas tendo coroado Wout VanAert, que manteve a Camisa Amarela antes de um fim-de-semana montanhoso.

É enorme. É o resultado de muito trabalho. Todos os dias você espera vencer, mas tem que aproveitar uma vitória no World Tour porque não haverá muito na carreira. É uma conquista, uma grande satisfação em um esporte Foi um grande grupo separatista, com caras fortes na frente. Eu não era o mais rápido, então quando vi que havia uma calmaria decidi subir e ir em frente e deu certo. É ótimo. É uma sensação especial vença aqui. Vamos comemorar esta noite e talvez isso se aprofunde. Este ano, você pode dizer que a dinâmica é boa na equipe, todos estão envolvidos e está tudo bem. Muitos pilotos já venceram uma corrida nesta temporada.” – Valentin Ferron

A Etapa 6 teve a fuga como vencedora

Etapa 6 – Destaques

Sete na liderança

A largada foi dada às 11h34 para 146 ciclistas. O pelotão deixou Rives sem o candidato da Camisa Branca Juan Ayuso (UAE Team Emirates), que se sentiu mal e inapto para começar. O pelotão estava nervoso quando as tentativas de quebra se multiplicaram e um grupo de três ciclistas finalmente se libertou: Andrea Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl), Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) e Lukasz Owsian (Arkea Samsic). Mas o trio foi contido no quilômetro 36. A primeira subida do dia, o Cote de Ste Eulalie en Royans (4º cat.), foi uma oportunidade para o ex-líder Alexis Vuillermoz subir com Kevin Geniets, Mikkel Honoré e Samuele Battistella, mas eles foram rapidamente enrolados. Como Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) terminou, o raiar do dia tomou forma na segunda subida, 3ª categoria no Cote des Grands-Goulets, onde o líder da KOM Pierre Rolland liderou o caminho, seguido por seis outros ciclistas. Os sete fugitivos foram Geoffrey Bouchard (AG2R-Citroen), Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Andrea Bagioli (Quick Step-Alpha Vinyl), Victor Lafay (Cofidis), Valentin Ferron (Total Energies), Warren Barguil (Arkea Samsic) e Pierre Rolland (B&B Hotels) e o pelotão parecia satisfeito em deixá-los ir à medida que a diferença aumentava constantemente.

A fuga do dia

Rolland reforça liderança da KOM

Enquanto a vantagem era de cerca de quatro minutos – chegando a um máximo de 4:25 – Pierre Rolland continuou acumulando pontos para sua Camisa de Bolinhas ao terminar em primeiro nas subidas da segunda categoria do dia, no Col de Rousset (km 74,3) e no Col de Cabre (Km 138,7). O Francês somou 12 pontos para levar sua contagem geral para 29. Nesta última subida, Armirail perdeu terreno e foi derrubado por seus ex-companheiros de fuga. O sprint do dia foi para Warren Barguil, que somou dez segundos e três pontos à frente de Ferron e Bouchard. Dylan Groenewegen também lutou na subida final da gordura, mas ainda teve tempo de sobra para fechar a lacuna até a cidade de chegada homônima.

O pelotão percorreu belas paisagens

Jumbo segura a camisa

A Jumbo-Visma passou o bastão para Trek-Segafredo para liderar o grupo, mas nenhuma equipe parecia realmente determinada a perseguir o intervalo e a vantagem ainda era de três minutos com 30 km para o final. Os companheiros de equipe de Wout Van Aert pareciam satisfeitos em manter uma lacuna pequena o suficiente para não perder a Camisa Amarela – Bagioli mantinha 3:02 no início –, deixando os seis fugitivos para lutar pelos louros da etapa. A diferença caiu para um minuto faltando 5 km, quando Bouchard atacou para tentar se separar de seus companheiros. Mas os seis continuaram trabalhando juntos até a a flame rouge, o último quilômetro.  Foi então que Ferron, que antes havia vencido apenas uma etapa do Tour du Ruanda, decidiu tentar. Ele pegou os outros cinco desprevenidos e Rolland e Barguil foram deixados ase contentar com um lugar no pódio.

Valentin Ferron conquistou a sua primeira vitória no World Tour

Fotos: Aurélien Vialatte
Fonte: Tradução livre do release oficinal da prova


PRÓXIMA ETAPA

Etapa 7 – Alta montanha (3828 m)
Saint-Chaffrey > Vaujany com o Col du Galibier (134,8 km)

Passagem no Telegraphe e BUM! Croix de Fer. A subida final parece a menos empolgante, mas a categorização esconde que há duas rampas totalizando 3 kms terríveis no início e fim. Explosiva!

ImageImage


Onde assistir a Criterium du Dauphiné?

ESPN

ESPN/ESPN Watch é o canal oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo.

GCN+/Eurosport

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver algumas provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Em muitos casos, não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site que transmite todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que, além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.

TacoPapo BikeBlz

Você pode conferir quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), o nosso programa semanal com Junimba e Allan Almeida, trazendo o melhor das principais corridas, destaques e comentários de tudo ao redor do mundo do ciclismo. Sempre no velho e bom português. Confira o próximo!

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!

Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz


Onde assistir

ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.

Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.


Start list

Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →

Foto: LaPresse


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

 

Instagram