Neste sábado (8), teve início em Turim, a 104ª edição do Giro d’Italia. E, como terminou o ano anterior, a Ineos Grenadiers lidera a grande volta italiana. No prólogo de 8 Km, o campeão mundial de contra-relógio Filippo Ganna confirmou o favoritismo e desfilou sua camisa arco-íris na mais alta velocidade para conquistar o direito de trocá-la pela camisa rosa de líder ao fim do dia.

Como em 2020, Ganna venceu e é o primeiro camisa rosa.

Como foi o primeiro dia de Giro

O percurso do prólogo era curto, plano e com poucas curvas, o que favorecia aos contra-relogistas puros, principalmente aqueles com melhor aceleração e força bruta.

Com os favoritos escalados para largarem a partir das 11h de Brasília, Matthias Brändle (Israel Start Up Nation) foi dos primeiros, quem fez o resultado que se destacou com 9:09, até que Tobias Foss (Jumbo–Visma) com média acima dos 57KM/h marcou exatos 9 minutos e tomou a liderança da prova. Um dos favoritos à etapa, o francês Remi Cavagna (DQS) que vinha de vitória no contra-relógio do Tour da Romandia, terminou 5s mais lento e Foss liderou até que seu colega de equipe, o italiano Edoardo Affini, marcar 8:57.

Cavagna, uma das apostas de hoje, não foi capaz de repetir o desempenho que teve na Suíça e terminou em 5°lugar , 17 segundos atrás de Ganna.

Os favoritos à etapa e classificação geral começaram a largar e grandes eram as expectativas para os resultados de Ganna (campeão mundial) e Remco Evenepoel (campeão europeu). O jovem fenômeno belga da Quickstep acabou terminando em sétimo, dezoito segundos após o vencedor da etapa, o que pode ter desapontado alguns, mas não deixa de ser um excelente resultado para um ciclista que fez sua primeira corrida da temporada e estava se recuperando de um acidente no fim do ano passado.

Coube, então, ao italiano da Ineos obliterar o tempo de Affini na primeira parcial (2s mais rápido) e na linha de chegada (10s mais veloz). Ganna, que ganhou os contra-relógios do ano passado, começa 2021 com a mesma dominância e vestiu novamente as camisas rosa, ciclamino e branca.

Entre os favoritos à Classificação geral

Apesar de Ganna liderar o Giro por hora, a briga pela Maglia Rosa (e o troféu Senza Fina) estará na mão de outros ciclistas. Entre eles, o português João Almeida (DQS) é o melhor colocado, seguido pelo colega de equipe Remco Evenepoel (+1s). 

Evenepoel é estreante em grandes voltas mas já carrega o peso do favoritismo devido aos resultados incríveis que acumula

Bernal (Ineos), Simon Yates (Bike Exchange) foram os mais próximos, cerca de 20 seg atrás de Almeida. A crono de hoje foi curta para grandes diferenças, mas já mostra quem tem chances de se defender melhor na última etapa em Milão que também será em CRI (Contrarrelógio individual).

Este foi apenas o começo, ainda tem muito Giro pela frente e tudo pode acontecer. Amanhã, um dia para os sprinters brilharem.


Allan Almeida é bom das ideias. É fã de ciclismo e de Nova Iguaçu. Pai do Bernardo, não perde um BBB.

Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →


Hastags da prova: #Giro#Giro104 #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Onde assistir o Giro d’Italia →


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram