Uma queda do líder Primoz Roglic (Jumbo Visma) no início da prova, seguido de um problema mecânico, fizeram o ciclista esloveno perder a Camisa Amarela e a Paris-Nice na última etapa da competição.

Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe) e a sua equipe aceleraram nos últimos 15 quilômetros e conseguiram tirar os 52 segundos que o separavam da vitória. Esta era até então a maior diferença dos últimos em 25 anos da competição. Schachmann, vencedor da corrida no ano passado, confirmou assim o seu segundo título. Primoz Roglic tentou desesperadamente diminuir a diferença e voltar para o grupo, mas não foi suficiente. Roglic venceu 3 das 8 etapas da Paris-Nice e perde a prova na última etapa, ficando de fora inclusive do #Top1o.

A tragédia na última etapa da competição fez lembrar a prova de contra relógio do Tour de France do ano passado, onde ele também acabou perdendo a chance de conquistar o seu primeiro Grand Tour para Tadej Pogacar (UEA) na última etapa. O conquista de um GT acabou acontecendo na Vuelta da Espanha meses depois.

No resultado da etapa e com um sprint final, Magnus Cort (EF Education-Nippo) venceu com Christophe Laporte (Cofidis) em segundo e Pierre Latour (Total Direct Énergie) fechou o pódio.

Sábado quem vem tem Milan-Sanremo. Prepare-se

Acompanhe o #RACEDAY da corrida #PARISNICE ETAPA 8

Acompanhe o #RACEDAY abaixo e fique sempre ligado aqui no BikeBlz.
Tempo-real de tudo de mais importante que aconteceu na corrida.

 

 

 


Primoz Roglic vence a Etapa Rainha

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo Visma) venceu a sua terceira etapa na Paris-Nice e já é o virtual campeão da prova. Amanhã acontece a última etapa da competição com uma prova de contra-relógio que deve confirmar o seu título. Com dois ataques no quilômetro final, Roglic conseguiu alcançar Gino Mader (Bahrain Victorious) quase em cima da linha e vencer a prova. É a terceira etapa de oito que Roglic vence nessa edição da Paris Nice. Gino Mader (Bahrain Victorious) ficou em segundo e Maxmillian Schachmann (Bora Hansgrohe) em terceiro. Com o resultado, Roglic aumentou assim a sua vantagem sobre Schachmann na Geral e só um desastre tira o seu título amanhã no contra-relógio final.

Confira como foi a prova acompanhando o #RACEDAY abaixo:


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 14.03.2021

Etapa 8 – Nice > Nice (110,5 km) – MÉDIA MONTANHA

Acompanhe o #RACEDAY da corrida ETAPA #7 – Etapa Rainha

Acompanhe o #RACEDAY abaixo e fique sempre ligado aqui no BikeBlz.
Tempo-real de tudo de mais importante que acontece na corrida.


Primoz Roglic vence a etapa 6 da #Paris-Nice

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo Visma) venceu a Etapa 6 da Paris-Nice com um ataque muito forte na subida final, nos últimos 500 metros. A última fuga do alemão Jonas Rutsch (EF Education) foi alcançada no último quilômetro e provocou uma chegada memorável para os esloveno que põe a mão na taça abrindo 41 segundos para Maxmilian Schachmann (Bora-Hansgrohe). No pódio da etapa, Christophe Laporte (Cofidis) e Michael Matthews (Bike Exchange), completaram o pódio. Amanhã acontece a etapa Rainha da competição. Confira como foi a prova de hoje acompanhando o #RACEDAY abaixo:


PRÓXIMA ETAPA

Etapa 7 – Nice > Valdeblore La Colmiane (119,5 km) – ALTA MONTANHA – ETAPA RAINHA

Confira como foi a corrida no #RACEDAY ETAPA #6

Acompanhe o #RACEDAY abaixo e fique sempre ligado aqui no BikeBlz.
Tempo-real de tudo de mais importante que aconteceu na corrida.


Sam Bennett vence a etapa 5 da #Paris-Nice

O irlandês Sam Bennett, camisa verde do Tour de France 2020, venceu a Etapa 5 na Paris-Nice. É a segunda vitória dele nesta edição. O ciclista da Deceuninck – Quick-Step ganhou no sprint após mais um excelente trabalho do trem da equipe que é especialista nesse tipo de vitória. Em segundo lugar, o francês Nacer Bouhanni, dando o primeiro pódio da Arkea-Samsic na temporada e o alemão Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe) em terceiro. Na 2ª Etapa do Tirreno Adriano, a equipe Deceuninck – Quick-Step também ganhou com o Campeão do Mundo, Julian Alaphilippe. Na entrevista, Sam Bennett disse que o objetivo é Sanremo.

Primoz Roglic (Jumbo-Visma) continua na liderança da prova.

Sexta, 12.03.2021

Etapa 6 – Brignoles > Biot (202,5 km) – MÉDIA MONTANHA

Confira como foi a corrida no #RACEDAY ETAPA #5

Acompanhe o #RACEDAY abaixo e fique sempre ligado aqui no BikeBlz.
Tempo-real de tudo de mais importante que aconteceu na corrida.

A 5ª Etapa que não deve trazer grandes novidades na Geral. A etapa deve privilegiar os velocistas e a Jumbo-Visma irá trabalhar bem para controlar a etapa e proteger o capitão Roglic.

Quinta, 11.03.2021

Etapa 5 – Vienne > Bollène (200km) – PLANA


Roglic vence a 4ª Etapa da Paris-Nice e assume a camisa amarela

Primoz Roglic venceu hoje a chegada ao alto em Chiroubles pela 4ª Etapa da Paris-Nice com um ataque matador a 3km do final, assumindo a camisa amarela e a liderança da prova. Maxmillian Schachmann (Bora-Hansgrohe) chegou em segundo e Guillaume Martin (Cofidis) fechou o pódio.

Confira como foi a corrida no #RACEDAY ETAPA #4

Acompanhe o #RACEDAY abaixo e fique sempre ligado aqui no BikeBlz.
Tempo-real de tudo de mais importante que aconteceu na corrida.

https://twitter.com/wcsbike/status/1369669182078476289?s=20

 

 

 

 

 


Quarta, 10.03.2021

Etapa 4 – Chalon-sur-Saône > Chiroubles (187,5 km) – MÉDIA MONTANHA


O suíço Stephan Bissegger (EF Education) surpreende e vence o ITT da #ParisNice

O contra-relógio válido pela 3ª Etapa da Paris-Nice terminou há pouco com a surpreende vitória do suíço Stefan Bissegger (EF Education), desbancando favoritos para a prova como Roglic (Jumbo-Visma), Remí Cavagna (Quickstep) e Rohan Dennis (Ineos), completando o percurso de 14,4km em 17’34”.

Bissegger, de apenas 22 anos, já havia chegado em 2º lugar no contra-relógio do UAE Tour, que teve a vitória do campeão mundial na modalidade, Filippo Ganna (Ineos). O ciclista suíço assume a liderança da prova e larga amanhã vestindo a camisa de amarela em uma etapa de média montanha.

Confira como foi a corrida no #RACEDAY ETAPA #3

Acompanhe o #RACEDAY abaixo e fique sempre ligado aqui no BikeBlz.
Tempo-real de tudo de mais importante que aconteceu na corrida.

Terça, 09.03.2021

Etapa 3 – Gien > Gien (14,4 km) – CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL


Vitória do holandês Cees Bol (DSM) na 2ª etapa da #ParisNice. Primeira vitória na temporada para a nova equipe DSM.

No sprint intermediário, teve a vitória de André Greipel (Israel Start-Up Nation). A prova foi relativamente calma, mas também marcada por um trecho de vento cruzado (70km) e também muitas quedas.

O campeão neozelandês George Bennett (Jumbo–Visma) bateu forte com a cabeça mas seguiu na prova. O francês Alexis Vullermoz, da Total Direct Energie não teve a mesma sorte e teve que abandonar a corrida com a clavícula quebrada.

Com um quilômetro para a chegada, um novo acidente tirou Pascal Ackermann (Bora) do sprint final que a acabou sendo vencido pelo holandês Cees Bol (DSM) , seguido Mads Pedersen (Trek-Segafredo) e Michael Matthews (Bike Exchange).

Na Classificação Geral, a ordem se inverte. Michael Matthews (Bike Exchange) com o auxílio da bonificação pelo 2º lugar no sprint intermediário, assume a camisa amarela, até então de Sam Bennett (Quickstep). Mads Pedersen (Trek) está em segundo e Bennett (Quickstep), terceiro.

ACOMPANHE NO #RACEDAY abaixo como foi o desenrolar da corrida.

Seg 8.03.2021

Etapa 2 – Oinville-sur-Montcient > Amilly (188 km) – PLANA

Sam Bennett vence a Etapa 1

O camisa verde do Tour de France e vencedor de duas etapas do UAE Tour no mês passado no deserto, o ciclista da Deceuninck-QuickStep, Sam Bennett (30) ganhou mais uma em um belo sprint hoje na #ParisNice. O melhor do ano até aqui! Tempo perfeito de um trem que se não foi perfeito, conseguiu largar o campeão irlandês há poucos metros da linha de chegada.

Destaque ainda para o trem de Arnaud Demare (Groupama) que parecia perfeito, mas o francês acabou saltando um pouco antes do tempo. Mads Pedersen (Trek-Segafredo) e Michael Matthews (Team Bike Exchange) também chegaram muito bem no sprint. Uma queda dentro do quilômetro final, tumultuou um pouco a chegada, mas confirmou a boa forma e o instinto de velocista de Sam Bennett para cruzar sozinho na frente.

A notícia triste ficou por conta do abandono de Richie Porte (Ineos) em função de uma queda. O australiano vinha de ótima performance. Terceiro no Tour de France do ano passado, ele havia ganho o Santos Tour Down Under em janeiro, batendo inclusive o melhor tempo e se tornando o rei do Willunga Hill, na Austrália.

A Paris-Nice continua amanhã com a Etapa 2. Siga tudo aqui no BikeBlz:

Domingo, 07.03.2021

Etapa 1 – Saint-Cyr-Lécole > Saint-Cyr-Lécole (166 km) – PLANA


Sobre a corrida

A Paris-Nice 2021 começa neste domingo (7), após ter sua edição 2020 abreviada pela pandemia de coronavírus quando a sua última etapa foi cancelada, após já a retirada de várias equipes antes e durante a corrida e sendo o último evento esportivo na França, antes que os eventos em massa fossem cancelados devido à pandemia COVID-19. 

Em 2020, o alemão Maximilian Schachmann venceu a classificação geral (GC) após a sétima etapa. O belga Tiesj Benoot foi o segundo, o colombiano Sergio Higuita o terceiro.

Pódio 2020: Maximilian Schachmann (1º), Tiesj Benoot (2º), Sergio Higuita (3º)

Melhores momentos da 7ª e última etapa da edição 2020

A Corrida do Sol – História

A Paris – Nice acontece na França desde 1933. É uma corrida de etapas ao longo de oito dias, começando com um prólogo na região de Paris e termina com uma etapa final em Nice ou no Col d’Èze com uma linda vista para a cidade.

O evento é apelidado de The Race to the Sun ou ‘A Corrida do Sol’, uma vez que ocorre na primeira quinzena de março, começando em condições frias do fim do inverno na capital francesa até atingir o sol de primavera na Côte d’Azur.

Uma das corridas mais icônicas do ciclismo, a Paris – Nice faz parte do UCI World Tour e é organizado pela ASO, que também administra a maioria das outras corridas do French World Tour, principalmente os carros-chefe do ciclismo: o Tour de France e o Paris-Roubaix.

Vencedores

Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Miguel Indurain e Alberto Contador já venceram esta corrida. O piloto de maior sucesso é o irlandês Sean Kelly, que conquistou sete vitórias consecutivas na década de 1980.

O uso obrigatório do capacete nas competições começou na Paris-Nice

Durante a edição de 2003, o piloto cazaque Andrey Kivilev morreu como resultado de um ferimento na cabeça sofrido em um acidente. Sua morte levou a UCI a obrigar o uso de capacetes em todas as competições de ciclismo, exceto na última parte de uma corrida com chegada em aclive. A regra foi alterada posteriormente para exigir capacetes em todos os momentos.

Foto capa: ALAIN JOCARD Credit: AFP


Paris-Nice – Percurso 2021

Domingo, 07.03.2021

Etapa 1 – Saint-Cyr-Lécole > Saint-Cyr-Lécole (166 km) – PLANA

Segunda, 08.03.2021

Etapa 2 – Oinville-sur-Montcient > Amilly (188 km) – PLANA

Terça, 09.03.2021

Etapa 3 – Gien > Gien (14,4 km) – CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL

Quarta, 10.03.2021

Etapa 4 – Chalon-sur-Saône > Chiroubles (187,5 km) – MÉDIA MONTANHA

Quinta, 11.03.2021

Etapa 5 – Vienne > Bollène (200km) – PLANA

Sexta, 12.03.2021

Etapa 6 – Brignoles > Biot (202,5 km) – MÉDIA MONTANHA

Sábado, 13.03.2021

Etapa 7 – Nice > Valdeblore La Colmiane (119,5 km) – ALTA MONTANHA – ETAPA RAINHA

Domingo, 14.03.2021

Etapa 8 – Nice > Nice (110,5 km) – MÉDIA MONTANHA

Times

Hastags da prova: #ParisNice, #BikeBlz


Onde assistir

Embora ainda não esteja na programação, deve estar disponível no aplicativo ESPN. Também no GCN Race Pass (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano) ou no Tiz Cycling.


Horário local: 15:00h / Brasília 11:00h


Start list

Nomes confirmados na prova: Primoz Roglic, Tao Geoghegan Hart, Maximilian Schachmann, David Gaudu, Arnaud Demare, Sam Bennett, Michael Matthews, John Degenkolb, Giacomo Nizzolo, Nacer Bouhanni, Jasper Philipsen, Pascal Ackermann, Sonny Colbrelli e Christophe Laporte, George Bennett, Steven Kruisjwijk, Jai Hindley, Ion Izagirre e Laurens de Plus, dentre outros.

Confira o Startlist completo aqui


Velogames

O Velogames está de volta pela primeira vez no ano! E começa agora neste final de semana com a Strade Bianche e a Paris-Nice. Anote o código da Liga BikeBlz e participe no Fantasy Game do ciclismo: #88568367.

*Da pra montar equipe também para as Clássicas. Serão 35 provas, começando pela @StradeBianche


Acompanhe as corridas no BikeBlz e assine o Patreon para ajudar na produção do canal

 

Instagram