A equipe SD Worx completou seu dominante Tour de France Femmes avec Zwift 2023 com um triunfo absoluto. Marlen Reusser garantiu a vitória de etapa no ITT final de Pau, à frente de Demi Vollering, 2ª do dia, mas vencedora do Maillot Jaune depois de conquistar o Tourmalet no sábado, e Lotte Kopecky, cujas atuações também lhe renderam o segundo lugar na Classificação Geral! Kasia Niewiadoma (Canyon//Sram) teve um desempenho forte, mas terminou em 3º devido aos segundos registados no ITT. A escaladora polonesa conquista a Camisa de Bolinhas, enquanto Kopecky ganha a Camisa Verde em cima de sua conquista no GC. Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT) é a Melhor Jovem ciclista e Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck) foi eleita a Super Combativa da corrida.

Entre as primeiros titulares, a Campeã Mundial Sub-23 ITT, Vittoria Guazzini (FDJ-Suez) estabeleceu desde logo uma forte referência: 30’36’’ para percorrer os 22,6km a uma velocidade média de 44,3km/h. Anna Henderson (Jumbo Visma) foi 3” mais rápida no ponto intermediário (km 12,1), mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Guazzini até o final e acabou caindo 15” na linha.

Vittoria Guazzini estabeleceu um belo tempo inicial de partida

Brown e Reusser aumentam a aposta

A intensidade aumentou com as largadas da Campeã Australiana do ITT Grace Brown (FDJ-Suez), medalha de prata no Mundial do ano passado, e da Campeã Europeia do ITT Marlen Reusser (SD Worx), medalha de bronze no Mundial. Brown foi 35” mais rápida que sua companheira de equipe Guazzini após 12,1 km…mas Reusser começou ainda mais forte, já colocando 27” entre ela e a Campeã Australiana!

Brown acabou por superar a referência de Guazzini em 40”…mas Reusser chegou ao fim com uma média de 51,8km/h nos últimos 10,5km para construir a mesma diferença para Brown e marcar um tempo de 29’15” (46,3km/ h).

Demi chega em segunda no ITT e vence o Tour de France Femmes

Kopecky supera Niewiadoma pela menor margem

As 10 primeiras ciclistas da GC começaram seu esforço. Demi Vollering (SD Worx) foi a última a sair da rampa, mas foi a melhor das candidatas ao GC no primeiro ponto intermédio, apenas 12’’ atrás de Reusser, enquanto Kopecky (+30’’) ameaçou Van Vleuten (+1’01’’). Niewiadoma fez um arranque forte (+31’’).

No final, Vollering selou a vitória na geral com um 2º lugar no ITT (+10’’). Kopecky (+37’’) faz 1-2-3 para SD Worx… E Niewiadoma acabou por cair 1’22’’. Kopecky passou por ela na Classificação Geral devido aos segundos registrados no ITT (27 centésimos de segundo para Kopecky contra 48 para Niewiadoma).

Ainda não tive tempo de perceber. Ontem cheguei ao hotel às 23h30, fizemos uma massagem bem rápida, tomamos banho e fomos dormir. Mas aí, não consegui dormir, pensei nas coisas e eu percebi um pouco… Esta manhã, eu estava um pouco relaxada demais quando acordei e então me lembrei que ainda tinha o objetivo de fazer um bom contra-relógio. Ontem, concentrei-me apenas no meu próprio esforço e, quando Annemiek [van Vleuten] cruzou a linha, fiquei feliz com a diferença. Não queria que ela estivesse muito perto antes do contra-relógio, não sabia se conseguiria fazer um bom contra-relógio. É incrível o que fizemos esta semana. Tivemos muitos altos, também alguns baixos, e mostramos o quanto nossa equipe é forte e o quanto estamos motivadas para tirar o melhor de cada dia, para lutar pelas vitórias. Nós nos tornamos mais fortes. Adoro ver isso e acho bom para o mundo ver que você pode conquistar tudo com boas pessoas ao seu redor. Isso me inspira muito.” – Demi Vollering

As Camisas finais no Tour de France Femmes

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023#BikeBlz


Velogames

O Tour de France Femmes contou com mais de 140 participantes e este foi o resultado final da nossa Liga BikeBlz > #372551612


Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram