Jasper Philipsen (Alpecin–Deceuninck) venceu a Etapa 3 para Bayonne em uma finalização rápida à frente de Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e Caleb Ewan (Lotto–Dstny). É a terceira vitória na etapa do Tour de France e a 30ª vitória na carreira para o Belga de 25 anos, bem como a quinta vitória no Tour de France para Alpecin-Deceuninck. Adam Yates (UAE) manteve a liderança Geral.

Powless e Pichon na frente

A largada da etapa 3 foi dada para 174 ciclsitas. O Rei das Montanhas Neilson Powless (EF Education-EasyPost) foi o primeiro a entrar em ação. Ele foi acompanhado na frente logo após a bandeirada por Laurent Pichon (Arkea-Samsic). Powless somou pontos à sua conta na competição de Rei das Montanhas em Trabakua (km 13,8) e Millol (37,8) para garantir matematicamente a Camisa de Bolinhas pelo menos até o Tour chegar aos Pirineus na etapa 5. Um intervalo de tempo de 3 minutos foi registrado após 30km de corrida. 37,2 km foram percorridos pela dupla líder na primeira hora de corrida. Antes do sprint intermediário em Deba (km 65,8), o vencedor da etapa 2, Victor Lafay (Cofidis) escapou do pelotão para marcar 15 pontos atrás de Pichon e Powless para defender sua Camisa Verde.

Laurent Pichon e Neilson Powless fizeram a fuga do dia

Pichon primeiro na França

No km 112, depois de ter superado as quatro subidas categorizadas na primeira posição, Powless sentou-se e deixou Pichon sozinho na liderança. Pichon entrou na França com uma vantagem de dois minutos sobre o pelotão e 60 km restantes. Foi a 40” e quinze quilómetros depois que as equipes dos velocistas entraram em ação. Depois de 156 km na liderança, Pichon foi alcançado com 37 km restantes. Nenhuma fuga ocorreu no final, com as equipes dos velocistas estabelecendo um ritmo alto e as equipes da GC garantindo que seu capitão permanecesse bem posicionado.

O Tour se despede do País Basco

Van der Poel lança Philipsen

Intermarché-Circus-Wanty abriu caminho para Biniam Girmay vencer sua primeira etapa do Tour de France, mas a obra-prima em termos de liderança foi feita por Mathieu van der Poel ao serviço de Jasper Philipsen, que começou o Tour de France 2023 da mesma maneira ele terminou 2022. Depois de vencer sua segunda etapa na Champs-Elysées no ano passado, ele conquistou o primeiro sprint este ano, ultrapassando na linha Phil Bauhaus, que participa do Tour de France pela primeira vez. Caleb Ewan completou o pódio. Adam Yates manteve o Maillot Jaune.

Adam Yates segue de Amarelo

Foi um final tenso, mas este é o Tour de France: não há presentes para ninguém, todos vão all-in. Posso estar muito feliz com o desempenho da minha equipe, grande liderança com Jonas e Mathieu. Estou realmente feliz por ter mantido a linha de chegada. É incrível ter Mathieu van der Poel como líder. Se ele tivesse espaço para ir, com certeza ele tem velocidade para lutar pela vitória. Foi uma final complicada, com aquela curva perto da linha de chegada, e peguei o caminho mais curto até o final. O primeiro sprint é o mais nervoso, pois todos estão revigorados e motivados. Havia muito estresse com 70m para terminar. Todos lutando pela vitória. Vamos tentar buscar mais uma vitória nas próximas etapas, já amanhã. Estou super feliz por vencer o primeiro sprint.” – Jasper Philipsen

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 04.07.2023

ETAPA 4

DAX > NOGARO
181,8 km / Média montanha (1781 m)

O palco está montado para uma revanche entre os velocistas, mas o terreno montanhoso dos Gers também pode servir para um pequeno grupo separatista. A cooperação deles terá que ser total para segurar o pelotão, enquanto a chegada no circuito automobilístico de Nogaro proporcionará ao vencedor da etapa um sucesso com um sabor raro. Os velocistas do pelotão certamente vão querer bater de frente na reta final de 800 metros.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram